Zero83 - Notícias de sua cidade, da paraiba, do brasil e do mundo!!! http://zero83.com.br/ paraiba, notícias, esporte, publicidade, cidades, estado, entretenimento pt-BR JOO AZEVDO RESPONDE BOLSONARO: ?A Paraba precisa de ateno?http://zero83.com.br/noticia/jo-o-azev-do-responde-bolsonaro-a

Jair Bolsonaro e João Azevedo / Foto: colagem Polêmica Paraíba

O governador João Azevêdo (PSB) rebateu, nesta sexta-feira (19), a fala do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que em vídeo divulgado nas redes sociais aparece criticando governadores do Nordeste.  Em áudio vazado, pouco antes do início do café da manhã com jornalistas, ele teria dito que “esse governador da Paraíba é pior do que o do Maranhão”.

Por meio de nota, João condenou “toda e qualquer postura que venha a ferir os princípios básicos da unidade federativa” e ressaltou que a Paraíba e o seu povo “precisam de atenção” do Governo Federal.

Confira:

A respeito das declarações do presidente Jair Bolsonaro, quero dizer que condenamos toda e qualquer postura que venha ferir os princípios básicos da unidade federativa e as relações institucionais deles decorrentes. A Paraíba e seu povo, assim como o Maranhão e os demais estados brasileiros, existem e precisam da atenção do Governo Federal independentemente das diferenças políticas existentes. Estaremos, neste sentido, sempre dispostos a manter as bases das relações institucionais junto aos entes federativos, vigilantes à garantia de tudo aquilo a que tem direito. Pelo seu povo. E pela sua história.

João Azevedo

O post JOÃO AZEVÊDO RESPONDE BOLSONARO: ‘A Paraíba precisa de atenção’ apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Os dados que contradizem afirmao de Bolsonaro de que no h fome no Brasilhttp://zero83.com.br/noticia/os-dados-que-contradizem-afirmacao-de

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta sexta-feira (19), que não há fome no país, o presidente disse que “falar de fome no Brasil é uma grande mentira. A declaração foi dada em um encontro com jornalistas, no Palácio do Planalto, em Brasília

“Passa-se mal, não se come bem, aí eu concordo. Agora passar fome, não. Você não vê gente, mesmo pobre, pela ruas com o físico esquelético como se vê em outros países pelo mundo”, disse o presidente.

Criticado pela declaração, Bolsonaro reviu sua opinião horas depois, em outro evento, ao reconhecer que “uma pequena parte (dos brasileiros) passa fome”. Ele se irritou ao ser questionado por jornalistas se havia recuado da declaração inicial: “Se for para entrar em detalhe, em filigranas, eu vou embora. Não estou vendo nenhum magro aqui. Temos problemas alimentares no Brasil? Temos. Não é culpa minha, vem de trás.”

De fato, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que a fome ainda não foi erradicada do Brasil.

Segundo a última pesquisa do órgão sobre o tema, de 2013, 3,6% dos brasileiros têm insegurança alimentar grave. O índice correspondia a 7,2 milhões de pessoas no ano da pesquisa. Na definição do IBGE, em domicílios com insegurança alimentar grave, pode-se “passar pela privação de alimentos, podendo chegar à sua expressão mais grave, a fome”.

O IBGE não colheu dados sobre a fome no Brasil desde então. Porém, é provável que o índice tenha aumentado nos últimos anos, acompanhando o crescimento da pobreza verificado a partir de 2016.

Naquele ano, 52,8 milhões de pessoas (ou 25,7% dos brasileiros) eram consideradas pobres, número que passou para 54,8 milhões (26,5%) em 2017. Não houve medições da pobreza desde então.

Não é a primeira vez que o governo Bolsonaro causa polêmica ao se referir à fome no Brasil.

Em abril, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM), afirmou que “nós não passamos muita fome porque temos manga nas nossas cidades, nós temos um clima tropical”.

‘Passar fome no Brasil é uma grande mentira’, afirma Bolsonaro

 

 

O post Os dados que contradizem afirmação de Bolsonaro de que não há fome no Brasil apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Mais 55 presos recebem tornozeleiras para sair de presdio em Campina Grandehttp://zero83.com.br/noticia/mais-55-presos-recebem-tornozeleiras-para

Mais 55 detentos do regime semiaberto que cumprem pena no Presídio do Monte Santo, em Campina Grande, passam a utilizara a tornozeleira eletrônica nesta sexta-feira (19), na semana passada outros 60 presos já haviam recebido o equipamento. Até o fim de julho a meta é que sejam 270 detentos.

Essa medida cumpre uma portaria editada pela Vara de Execução Penal da Comarca (VEP-CG). Segundo o juiz Vladimir José Nobre, o objetivo é, gradativamente, esvaziar todo o presídio – que funciona para presos dos regime aberto e semiaberto.

“Na semana passada, 60 presos já receberam o equipamento e a previsão do término da medida é de quatro semanas. Após a conclusão dessa fase, os apenados do regime aberto também receberão a tornozeleira”, adiantou.
Segundo o juiz depois que o Presídio do Monte Santo for esvaziado, o local vai passar por uma reforma. A intenção é preparar o local para receber presos de regime fechado que hoje estão no complexo penitenciário Serrotão, tendo em vista a grande população carcerária.

Com as vagas que surgirão no Monte Santo, poderá ser implementado um projeto-piloto, que está em andamento, voltado à reinserção dos detentos por meio do trabalho na unidade prisional. A ideia é ressocializar os presos, colocando todos para trabalhar de maneira remunerada e formal, em parceria com instituições e com o Governo do Estado.

Essa iniciativa é voltada aos presos de menor periculosidade e que tenham um comprometimento maior com a execução da pena, para que possam não apenas desenvolver uma profissão, mas, também, serem introduzidos no mercado de trabalho e terem suas penas reduzidas com as atividades.
 

O post Mais 55 presos recebem tornozeleiras para sair de presídio em Campina Grande apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Mais dependente do setor privado taxa de investimentos a menor em mais de 50 anoshttp://zero83.com.br/noticia/mais-dependente-do-setor-privado-taxa-de

A taxa de investimentos no Brasil caiu para o menor nível em mais de 50 anos e, em meio ao rombo das contas públicas e colapso dos orçamentos governamentais, o ritmo de recuperação tende a ficar ainda mais dependente da participação e apetite do setor privado.

No 1º trimestre de 2019, a taxa de investimentos (também chamada de formação bruta de capital fixo – FBCF), que inclui o que se investe em máquinas e equipamentos, construção civil e inovação, recuou para 15,5% do PIB (Produto Interno Bruto), contra 15,8% no trimestre anterior. No final de 2013, antes do início da recessão, estava em 20,9%.

Levantamento do economista Manoel Pires, coordenador do Observatório de Política Fiscal do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), mostra que a taxa de investimentos públicos caiu de 4,06% em 2013 para 1,85% em 2017 (nível mais baixo já registrado no país), passando para 2,43% em 2018. Já a taxa de investimentos privados caiu nos últimos 5 anos, recuando de 16,85% em 2013 para 13,39% em 2018. Veja gráfico abaixo:

Em termos de composição do indicador, o setor privado passou a ter um peso ainda maior no total dos investimentos feitos no país, ao redor de 85%. A participação do setor público na taxa de investimentos caiu de 19,4% em 2013 para 11,8% em 2018, subindo para 15,4% em 2018. Em 2010, os governos chegaram a responder por 22% do total da FBCF. Na década de 70, chegou a passar de 40%.

Outro estudo do Ibre, dos economistas Marcel Balassiano e Juliana Trece, que utilizou uma média móvel de 4 anos, aponta que a taxa de investimento no quadriênio terminado no 1º trimestre de 2019 atingiu 15,5% do PIB, o menor nível em mais de 50 anos (mesma taxa registrada em 1967).

Os pesquisadores apontam que, no ano passado, 152 de um total de 172 países registraram uma taxa de investimento maior que a do Brasil, e que a taxa média global (26,2%) foi 10 pontos percentuais maior que a brasileira 2018.

Quando a comparação é com os países emergentes, a taxa de investimento foi mais que o dobro da do Brasil.
A reversão desse quadro é apontada como fundamental para que a economia possa reagir e se recuperar num ritmo mais robusto e, com isso, aumentar a geração de empregos.

Longo caminho para recuperar patamar pré-recessão

Diante das limitações orçamentárias e restrições impostas pela lei de teto de gastos, o governo busca atrair mais investimentos privados, sobretudo na área de infraestrutura, através de uma maior abertura da economia, em setores como o mercado de gás natural, e ampliação dos projetos de concessões e privatizações.

Apesar da perspectiva de melhora da atividade econômica e do ambiente de negócios, a partir da aprovação da reforma da Previdência, os economistas avaliam que ainda vai demorar para a taxa de investimentos recuperar o patamar pré-recessão, em razão do nível ainda elevado de incertezas e capacidade ociosa no parque industrial, além de persistentes dificuldades e entraves regulatórios para tirar do papel projetos de transferência de ativos para a iniciativa privada.

“O ano de 2019 ainda vai ser ruim para o investimento. Talvez 2020 seja um pouco melhor”, afirma Pires. “Mesmo que se aprove a reforma da Previdência, ninguém sabe muito bem quais serão os próximos passos [da política econômica]. O ponto de interrogação continua sendo a recuperação da demanda, porque tem incertezas jogando para baixo e uma perspectiva muito ruim para a expansão da capacidade produtiva. Precisa preencher esta capacidade ociosa primeiro para ter investimentos mais expressivos”.

A consultoria Tendencias estima que a taxa de investimentos ficará praticamente estável em 2019, em 15,9% do PIB, subindo para 17,5% do PIB em 2022, sustentada principalmente pelo aumento do consumo de máquinas e equipamentos e pelos impactos esperados, a partir de 2021, pelo programa federal de concessões e privatizações.

“Em nosso cenário de 10 anos, ainda não teremos recuperado a taxa de investimentos de 20,9% do PIB visto em 2013″, afirma a economista da Tendencias Alessandra Ribeiro, que projeta uma taxa de 19,9% do PIB em 2029.

Segundo a analista, o ritmo de recuperação dos investimentos nos próximos anos será ditado pela dinâmica privada, uma vez que as contas do governo só deverão voltar a registrar superávit (receitas maiores que as despesas, excetuando os gastos com pagamento de juros) a partir de 2024.

“Considerando a retomada do crescimento, os impactos iniciais da Previdência, medidas adicionais do lado do gasto público e receitas extraordinárias com concessões e privatizações, o resultado primário fica equilibrado (ou seja, zero), só em 2023”, estima a economista.

Componente construção civil puxa queda

O tombo da taxa de investimentos nos últimos anos foi puxado principalmente pelo componente de construção civil, que inclui também infraestrutura.

No período entre 2010 e 2019, todos os componentes da taxa declinaram, mas a perda em construção chegou a 3 pontos percentuais, enquanto que em máquinas e equipamentos e outros o recuo foi de 1,9 p.p. e 0,2 p.p., respectivamente, apontam Balassiano e Trece. No item “outros” estão gastos com inovação, pesquisa e desenvolvimento e outros ativos fixos.

A construção, que sempre respondeu pela maior fatia dos investimentos, vem diminuindo seu peso na taxa desde o inicio dos anos 2000. No 1º trimestre de 2019, respondeu por 47,4% da taxa de investimento, enquanto máquinas e equipamentos ficaram com 38,3%.

“À medida que os governos saíram de cena, os investimentos em construção civil sofreram um baque. Soma-se a isso a questão das grandes empreiteiras que saíram do mercado ou ficaram inviabilizadas com as investigações da Lava Jato”, observa Pires, citando também as mudanças no modelo de financiamento dos investimentos no país, com a redução da participação do BNDES, cujos desembolsos caíram em 2018 para o menor valor em 5 anos.

Amarras para recuperação

A recuperação do nível de investimento é importante tanto para garantir um crescimento mais robusto do PIB como também para melhorar a infraestrutura do país.

“Para que a economia sustente expansão do PIB da ordem de 3% ao ano ao longo do tempo é necessário que o nível de investimentos caminhe para 21% do PIB. A reativação dos investimentos ampliaria as possibilidades de crescimento da economia brasileira, com estímulo tanto sobre a demanda agregada, dado o efeito multiplicador sobre o produto e o emprego, quanto sobre a oferta, via ampliação de infraestrutura e de produtividade”, avaliou, em relatório mensal, a Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão do Senado Federal.

Para que a recuperação aconteça mais rapidamente e com bases mais sólidas, parte dos analistas defende também um maior debate sobre a recuperação da capacidade de investimentos dos governos, incluindo uma eventual flexibilização do teto de gastos, para que se abra um espaço fiscal para políticas públicas de desenvolvimento e até mesmo para a retomada e conclusão mair rápida de obras paralisadas ou projetos interrompidos.

“O crescimento do gasto público precisa ser objeto de controle, mas isto precisa incluir espaço para investimento. Claro que é necessária a emenda da emenda. Não para desoneração ou subsídio, mas gasto mesmo, contratação direta”, afirma o economista-chefe do Banco Fator, José Francisco de Lima Gonçalves.

Maia defende revisão do teto de gastos após aprovação da reforma da Previdência

Para ele, não dá para contar apenas com um avanço do investimento privado para a retomada do patamar pré-crise. ”As oportunidades para o investimento privado estão concentradas na infraestrutura e no setor de energia, ambos monopólios naturais ou assemelhados e, portanto, objeto de regulação complexa, longo prazo de maturação e com riscos econômicos elevados. Sem mitigação dos efeitos de tais traços, é ingenuidade esperar um ciclo de investimento privado, mesmo com taxa de juros baixa”, avalia.

Para Ribeiro, é possível voltar ao patamar pré-recessão mesmo com investimento público limitado, mas é preciso rever os moldes dos investimentos no país.

“Os investimentos públicos acontecem em áreas como educação, saúde, mobilidade. Para isso, teríamos que realmente mudar o modelo e trazer mais o setor privado para essas áreas. Podemos ter modelos como parceria público-privada que ainda dependeriam de certo aporte e garantia do governo, mas em casos de concessões e privatizações, não. Por isso, a gestão e a mudança de modelo é essencial para se depender cada vez menos dos governos federal, estadual ou municipal”, afirma.

Pires considera positivo uma maior abertura da economia brasileira, mas destaca as dificuldades regulatórias e políticas que envolvem qualquer projeto de desestatização. Ele lembra ainda que há áreas que nem sempre atrai o interesse de investidores.

“Tem setores que o investimento privado não entra, ou entra quando boa parte do custo do investimento já esta amortizado, para ser operador e ampliar a infraestrutura na medida em que a demanda cresce”, afirma. “Agora estão falando no mercado de gás… Em saneamento, já se tentou nos últimos anos três formas diferentes para destravar, a última foi uma medida provisória que caiu. No fim das contas, tudo que envolve assuntos federativos é supercomplexo, envolve uma gama de interesses, e leva tempo”.

Na opinião do economista, mesmo com uma maior abertura, o ideal seria perseguir uma taxa de investimento público em torno de 4% do PIB.

“Não dá para discutir investimentos públicos e privados de forma dissociada. Da mesma forma que não dá para parar de fazer o investimento público e esperar que o privado entre e ocupe todo o espaço, também não é verdadeiro que a volta do investimento público trará mais investimento privado. Se o gasto público for mal feito, não trará. É preciso abrir espaço fiscal para aumentar os investimentos dos governos, mas também é necessário melhorar a governança e debater onde investir os recursos”, diz.

O post Mais dependente do setor privado taxa de investimentos é a menor em mais de 50 anos apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
?Quem comete crime contra a vida deveria ter priso perptua?, diz me de Eliza Samudiohttp://zero83.com.br/noticia/-quem-comete-crime-contra-a-vida

Sônia de Fátima Moura, mãe da modelo Eliza Samudio, criticou nesta sexta-feira, 19, a autorização da ida do ex-goleiro Bruno para o regime semiaberto e defendeu a prisão perpétua todos os que cometem crime contra a vida no País. Desde a morta de Eliza, em 2010, ela cuida do neto, filho do ex-atleta. “Ele sabe de tudo”, diz Sônia. “E tem medo do pai fora da cadeia.”

O ex-goleiro Bruno estava no regime semiaberto, teria cometido uma falta grave quando foi visto em um bar em Varginha. Essa falta foi anulada e, agora, ele retorna para o semiaberto, o que é previsto na legislação. Como a senhora avalia isso?

Acho que todas as pessoas que cometem crimes contra a vida no Brasil deveriam ser condenadas à prisão perpétua. Até poderia dar liberdade para ele. Mas, antes, deveriam dizer: “você vai sair, só que, antes, vai dizer onde está o corpo de Eliza”.

Desde o crime, em 2010, a senhora é a responsável pelo seu neto, filho de Eliza com Bruno. Ele tem conhecimento de tudo o que aconteceu?

Ele está com 9 anos. Sabe de tudo. Sabe que a mãe está morta e que o responsável é o pai. Hoje, viu a notícia de que o pai estava saindo da prisão. Começou a chorar e tentou se esconder de mim. Fui atrás e nos abraçamos. Ele tem medo do pai fora da prisão. Falo “pai”, mas Bruno não é pai. Pai é quem cria com amor e dedicação, aquele que apoia. Outro dia me perguntou onde estava o corpo da mãe. Eu disse que não sabia.

O que a senhora acha que pode ter acontecido com o corpo de sua filha?

Já achei tantas coisas que deixei de achar. Isso a Justiça tem de dar resposta. A mim, e ao meu neto. Nos devem isso.

 

O post ‘Quem comete crime contra a vida deveria ter prisão perpétua’, diz mãe de Eliza Samudio apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
?Fui exonerado porque critiquei Moro?, diz ex-cnsul honorrio na Austrliahttp://zero83.com.br/noticia/-fui-exonerado-porque-critiquei

Ex-cônsul honorário do Brasil na região de Queensland, na Austrália, o advogado Valmor Gomes Morais afirma ter descoberto pelo Diário Oficial da União que foi exonerado do cargo, na última quinta-feira (18), menos de uma semana após de ter feito críticas ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, em seu perfil pessoal no Facebook.

Segundo Morais, a publicação em seu perfil pessoal foi alvo de críticas de apoiadores de Moro, que teriam registrado reclamações na ouvidoria do Consulado-Geral do Brasil em Sydney. Na publicação, ele dizia que os diálogos atribuídos ao então juiz federal Moro e ao procurador Deltan Dallagnol, divulgados pela imprensa brasileira desde o mês passado, não seriam aceitas em um país como a Austrália porque “não é saudável para a democracia que um juiz fale com o promotor — se quiser falar com o promotor, não seja o juiz do caso”.

“Usei aquele emoji que mostra uma pessoa com a mão na testa, sabe?”, ele diz. “Eu não julguei o Moro, só disse que não é saudável um juiz fazer isso. Inclusive eu fui um dos caras que sempre bateram palma para a Lava Jato.”

Ainda de acordo com o advogado, membros do consulado pediram, por telefone, que ele evitasse expressar opiniões pessoais. “O embaixador me ligou no começo da semana e perguntou se estava ocorrendo algo em Brisbane (capital de Queensland, onde funciona o consulado-honorário). Ele me perguntou se havia alguma movimentação estranha. Eu falei que um post que coloquei no Facebookcausou alvoroço. Ele me pediu para evitar expressar opinião. Eu apaguei o meu post sobre Moro e fiz uma nova publicação dizendo que não aceitaria pessoas me xingando no meu perfil pessoal. Não posso tolerar essas coisas, que eles expressem sua raiva em outro lugar”, diz.

Morais continua: “Isso foi na segunda-feira. Nesse meio tempo, parece que houve uma movimentação”, diz. “Aí, ontem, uma amiga me ligou e disse que havia uma publicação no Diário Oficial anunciando a minha exoneração. Não houve uma troca de e-mails, um telefonema, uma chance para que eu oferecesse o contraditório”, afirma.

“São três anos que estou nessa posição e dediquei muito além do que precisava. Estava atendendo 40 pessoas por semana, todos tinham meu telefone, sabiam que seriam atendidos mesmo sem marcar hora. Foram mais de 1.800 pessoas que puderam ser atendidas perto de casa, sem precisar voar para Sydney para serem atendidas. Do ponto de vista profissional, a gente fica frustrado. Acho que foi uma falta de respeito, principalmente com a comunidade brasileira, que é muito beneficiada pelo nosso trabalho.”

A BBC News Brasil procurou o Consulado-Geral do Brasil em Sydney. Por telefone, a representação consular afirmou que não localizou o embaixador Sergio Bath para comentar o caso.

A reportagem também entrou em contato com o Ministério de Relações Exteriores em Brasília, por telefone e e-mail.

A pasta se limitou a informar que “não comentará as declarações do Senhor Valmor Gomes Morais”. A BBC News Brasil havia perguntado qual é a posição do Itamaraty sobre o caso, se o ministério confirmava a razão da exoneração apontada pelo ex-cônsul honorário e quais são as normas da Casa para comportamento de representantes em redes sociais.

 

O post ‘Fui exonerado porque critiquei Moro’, diz ex-cônsul honorário na Austrália apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Obra de construo da rea de lazer do Uirana Tnis Clube continuam a todo vaporhttp://zero83.com.br/noticia/obra-de-construcao-da-area-de-lazer-doVia Uirauna.NET - www.uirauna.net

A construção da área de lazer do Uiraúna Tênis Clube, teve início a cinco semanas. Associados, familiares e amigos terão acesso a um espaço que contará com piscinas, bicas e bar.

A diretoria do Uiraúna Tênis Clube iniciou a entrega das carteiras dos Sócios.

A carteira do sócio será uma das formas de identificação para aquisição das vantagens na  nova Área de Lazer que está sendo construída.

De acordo com o diretor social do Uiraúna Tênis Clube, Toinho Nogueira, o processo de confecção e retirada da Carteira é simples e rápido. Ele explica que basta o sócio comparecer na sala da diretoria social na Cidade Uiraúna, no horário normal de expediente, para regularizar sua situação financeira e atualizar seu cadastro.

A diretoria conta com ajudar da sociedade, sócios, empresário e filhos ausentes na qual tem amor pelo aquele sodalício, para sim dar por finalidade a tão sonhada área de lazer. A diretoria Informa que durante a construção o clube será aberto ao publico para que possa acompanha a construção.

Conta Bancaria 

BANCO BRASIL

AGÊNCIA 1165-7

C/C 18377-6

UIRAUNA TÊNIS CLUBE

Para mais informações: (83) 99149-8710 – WhatsApp

 

Fotos da construção

 

O projeto da  área de lazer!

 

Da Redação UIRAUNA.NET 

O post Obra de construção da área de lazer do Uiraúna Tênis Clube continuam a todo vapor apareceu primeiro em Uirauna.NET.

]]>
?NO TEM QUE TER NADA PARA ELE?: Vaza udio de Bolsonaro criticando Joo Azevedo durante caf da manh com jornalistas ? VEJA VDEOhttp://zero83.com.br/noticia/-n-o-tem-que-ter-nada-para-ele

O presidente Jair Bolsonaro atacou duramente o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), durante um encontro com jornalistas nesta sexta-feira (19). Em áudio vazado, antes do início do café da manhã, ele fez uma comparação do socialista com Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão, e teceu a crítica.

“Esse governador de Paraíba é pior que o do Maranhão. Não tem que ter nada para ele”, afirmou Bolsonaro.

O presidente deu a entender que vai dificultar acordos e liberações econômicas para o estado da Paraíba.

 

O post ‘NÃO TEM QUE TER NADA PARA ELE’: Vaza áudio de Bolsonaro criticando João Azevedo durante café da manhã com jornalistas – VEJA VÍDEO apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Professor que desenvolveu a ?plula do cncer? morre aos 75 anoshttp://zero83.com.br/noticia/professor-que-desenvolveu-a-pilula-do

O criador da chamada ‘pílula do câncer’, professor aposentado do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), Gilberto Orivaldo Chierice, morreu aos 75 anos, nesta sexta-feira (19), no Hospital Instituto de Moléstias Cardiovasculares, em São José do Rio Preto (SP). A informação é do G1, o portal da TV Globo.

O professor ficou conhecido no Brasil por desenvolver a fosfoetanolamina sintética, conhecida popularmente como a “pílula do câncer” e que estaria por trás de curas de câncer no Brasil. Houve

A causa da morte não foi informada. O corpo será velado no Velório Municipal de São Carlos e sepultamento está marcado para o sábado (20), às 9h45, no cemitério Nossa Senhora do Carmo.

O post Professor que desenvolveu a ‘pílula do câncer’ morre aos 75 anos apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
PSG pode acelerar venda de Neymar para evitar sada de Mbapphttp://zero83.com.br/noticia/psg-pode-acelerar-venda-de-neymar-paraVia Uirauna.NET - www.uirauna.net

Preocupado com o interesse do Manchester City em Mbappé, o PSG quer agilizar a venda de Neymar para poder oferecer um novo contrato ao atacante francês sem violar as regras do fair-play financeiro, segundo aponta o jornal espanhol ‘El País’.

NOVA OFERTA

Ainda de acordo com a publicação, Mbappé tem vontade de ser treinado por Pep Guardiola e o City não descarta a negociação. Para segurar o craque, o PSG cogita aumentar seu salário para 50 milhões de euros (R$ 210 milhões) por temporada.

E NEYMAR?

O problema é que Neymar ganha 36 milhões de euros (R$ 151 milhões) por temporada. Para oferecer um contrato mais robusto para Mbappé, o clube parisiense teria que vender o atacante brasileiro. O PSG, além do aumento salarial, querem aumentar o vínculo de Mbappé até 2025. Atualmente o francês recebe 12 milhões de euros (R$ 50 milhões) por temporada.



COBIÇADO

A novela Neymar e PSG segue em alta. A imprensa europeia especula diversos rumores. O Barcelona ainda não desistiu e oferece 100 milhões de euros (R$ 422 milhões) e colocou a disposição seis jogadores de seu elenco para o PSG escolher dois. São eles: Dembélé, Philippe Coutinho, Rakitic, Malcom, Semedo e outro que não foi revelado.

A Juventus também entrou na briga e pode incluir o atacante Paulo Dybala para tentar convencer o PSG. Além de Juve e Barça, Manchester United e Bayern de Munique também monitoram a situação do atleta.

 

Fonte: Lance!

O post PSG pode acelerar venda de Neymar para evitar saída de Mbappé apareceu primeiro em Uirauna.NET.

]]>
Fs de Bolsonaro ameaam Adnet at em imitaes de Galvohttp://zero83.com.br/noticia/fas-de-bolsonaro-ameacam-adnet-ate-emVia Uirauna.NET - www.uirauna.net

Um dos principais humoristas da TV Globo, Marcelo Adnet ganhou destaque na emissora com o programa ‘Ta No Ar’ e, principalmente, com as imitações dos candidatos das eleições do ano passado. Em 2019, a voz do humor da emissora brilhou durante a Copa América imitando os narradores Galvão Bueno, Luiz Carlos Junior, Milton Leite e tantos outros, mas não escapou das ameaças dos ‘fãs’ do presidente Jair Bolsonaro.

– É muito estranho e acaba que qualquer coisa que eu faça tem a galera desse grupo que vem pedir explicações sobre o meu trabalho e vai lá me xingar e tal. Então acaba que são meus fãs, que me acompanham. Aonde eu vou, nem que seja pra me xingar, estão ali – disse Adnet em entrevista ao portal UOL, que ainda revelou que abriu um processo contra os perseguidores.

– Na rede social, vinha escrito com nome e sobrenome: ‘vou te dar um tiro’. É assustador, não tem nada a ver comigo, com o meu trabalho. Imitei todo o mundo. Não existe justificativa, não existe argumento. O cara pode dizer que não gosta de mim. Como envolvia a Globo, eu fui no jurídico do jornal e a gente acionou essas pessoas na Justiça. Minha intenção nunca foi processar ninguém – afirmou.

Na Copa América, Marcelo Adnet – que é torcedor declarado do Botafogo – conseguiu unir a paixão pelo futebol com o humor no projeto “Soy loco por Copa América”. O humorista, que já imitava Galvão Bueno e Luiz Carlos Júnior, estudou para imitar os outros narradores do Grupo Globo.

 

Fonte: Lance!

O post Fãs de Bolsonaro ameaçam Adnet até em imitações de Galvão apareceu primeiro em Uirauna.NET.

]]>
Mancha faz crticas aps eliminao e cita ?arrogncia? de Felipohttp://zero83.com.br/noticia/mancha-faz-criticas-apos-eliminacao-eVia Uirauna.NET - www.uirauna.net

A Mancha Alviverde, principal torcida organizada do Palmeiras, publicou na manhã desta sexta-feira um texto com críticas após a eliminação para o Internacional na Copa do Brasil. O técnico Luiz Felipe Scolari teve sua postura considerada arrogante e foi um dos citados no texto.

– “Ninguém morreu. Não tem nada. Perdemos uma competição”. Essas são as palavras e o pensamento do nosso treinador Luiz Felipe Scolari. Lamentável essa conduta. É necessário morrer para não passar vergonha? É necessário morrer para o Deyverson não jogar? É necessário morrer para não ver o Lucas Lima andando em campo? É preciso morrer para mudar a forma covarde que o time joga? – questiona a publicação.

– Felipão, estamos bem vivos e atentos à forma arrogante e prepotente que vem tratando o Palmeiras. Não pode ouvir uma crítica que já dispara “não está feliz me manda embora”. Não somos reféns de treinadores, jogadores, diretores e presidentes pois vocês passam e o torcedor fica. Atenção: se não aguenta pressão, saia. Não fique na ameaça! – acrescentou.

Depois de perder para o Internacional nos pênaltis, Felipão foi questionado se o resultado abalaria o ambiente alviverde. O técnico rebateu que nada mudaria e “ninguém morreu” por sair de uma das três competições que o clube disputa.

O texto da Mancha cita também os nomes de Dudu, que não cobrou pênalti no jogo, Lucas Lima, Deyverson, Alexandre Mattos e Maurício Galiotte. O Verdão agora tem o Campeonato Brasileiro, que lidera, e a Libertadores para jogar.

Veja abaixo a nota completa da Mancha Alviverde:

“Ninguém morreu. Não tem nada. Perdemos uma competição”.

Essas são as palavras e o pensamento do nosso treinador Luiz Felipe Scolari.

Lamentável essa conduta. É necessário morrer para não passar vergonha? É necessário morrer para o Deyverson não jogar? É necessário morrer para não ver o Lucas Lima andando em campo? É preciso morrer para mudar a forma covarde que o time joga?

Estão brincando com coisa séria, ontem um torcedor do Galo morreu do coração dentro do estádio. A paixão pelo futebol é muito mais do que alguns imaginam.

Felipão, estamos bem vivos e atentos à forma arrogante e prepotente que vem tratando o Palmeiras.  Não pode ouvir uma crítica que já dispara “não está feliz me manda embora”.

Não somos reféns de treinadores, jogadores, diretores e presidentes pois vocês passam e o torcedor fica.

Atenção: se não aguenta pressão, saia. Não fique na ameaça!

Temos o direito de cobrar quem quer que seja.
Se o Dudu ganha um milhão e não tem culhão para bater pênalti, será cobrado!
Se o Lucas Lima não quer jogar e ficar só enganando, será cobrado!
Se o Deyverson limitado continuar jogando, será cobrado.
Se continuarmos sendo eliminados em mata-mata e jogando de forma covarde, será cobrado.

A torcida tem o direito de cobrar quem quiser… Somos passionais, sim, mas jamais teleguiados. Respeitamos o passado, mas amamos o Palmeiras acima de qualquer um.

Felipão
Dudu
Lucas Lima
Deyverson
Alexandre Mattos
Maurício Galiotte
Elenco de jogadores

Não querem cobrança? Saiam do Palmeiras!

Todos vamos morrer um dia e o Palmeiras vai continuar. Se for para morrer torcendo, morreremos fazendo aquilo que amamos.

Se querem números dos últimos 11 mata-matas, temos 100% de NÃO aproveitamento.

Para quem tem o “elenco” mais caro do Brasil, com altos salários pagos em dia, é ou não é motivo para “morrer” de vergonha?

Diretoria Mancha Alvi Verde

 

Fonte: Lance!

O post Mancha faz críticas após eliminação e cita ‘arrogância’ de Felipão apareceu primeiro em Uirauna.NET.

]]>
Botafogo paga parte dos direitos de imagem e salrio de maio aos atletashttp://zero83.com.br/noticia/botafogo-paga-parte-dos-direitos-deVia Uirauna.NET - www.uirauna.net

O Botafogo deu um passo importante rumo a uma melhora no ambiente interno do clube. Nesta sexta-feira, a diretoria do Alvinegro pagou os salários e parte dos direitos de imagem referentes ao mês de maio aos jogadores. Desta forma, a cúpula do Glorioso, agora, está atrasada totalmente “apenas” com o mês de junho.

Nas últimas semanas, os jogadores resolveram protestar aderindo a uma greve de silêncio, não dando entrevistas para a imprensa e nem participando de ações de marketing do clube. Tal postura explicitou a desconfortável situação dentro do clube, mas a diretoria, desde então, correu atrás para quitar tais débitos. A informação foi divulgada primeiramente pelo perfil “Fogo na Rede” e confirmada pelo LANCE!.

Apesar disto, Eduardo Barroca destacou que os jogadores, em nenhum momento, abriram mão do parte esportiva, permanecendo focado aos treinos e nos trabalhos feitos pelo treinador, que elogiou a postura dos atletas na última semana, antes da partida contra o Cruzeiro.

LANCE! apurou que pessoas ligadas ao clube ajudaram a viabilizar tais valores, mas não tiraram, em nenhum momento, recursos pessoais para tal.

Com o pagamento dos valores, a ver se os jogadores vão abrir mão do protesto e voltar a participar das ações do clube. Nesta sexta-feira, o Botafogo inicia a preparação final para o duelo contra o Santos, no próximo domingo, às 11h, no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro.

Agora, a diretoria corre atrás para quitar os salários referentes ao mês de junho com os jogadores e os funcionários. Internamente, a diretoria do Botafogo não trabalha com prazos, mas espera – e corre atrás – para pagar tais débitos o mais rápido possível.

 

Fonte: Lance!

O post Botafogo paga parte dos direitos de imagem e salário de maio aos atletas apareceu primeiro em Uirauna.NET.

]]>
Pesquisa aponta que 58% reprovam atuao de Bolsonaro na educaohttp://zero83.com.br/noticia/pesquisa-aponta-que-58-reprovamVia Uirauna.NET - www.uirauna.net

Pesquisa feita em junho pela organização Todos pela Educação e pelo grupo Ideia Big Data aponta que 58% dos entrevistados reprovam e 15% aprovam a atuação do governo federal na área de educação. Para 60%, a qualidade da educação no país é ruim ou péssima e 10% a consideram regular ou boa.

Entre os que reprovam a atuação do governo na educação , 38% consideraram as condutas ruins e 20% as consideraram péssimas. Entre os que aprovam, 10% acharam que elas são boas e 5%, que são ótimas. Outros 20% consideraram as ações regulares e 7% disseram não sabem ou não responderam.

O levantamento aponta que 55% dos entrevistados acham que o Ministério da Educação não está enfrentando os problemas reais do ensino no Brasil, e 14% acham que está.

A pesquisa também revela que apenas 6% dos entrevistados consideram prioritárias as pautas que estiveram em debate nos primeiros meses de gestão do governo Bolsonaro , como filmar professor em sala de aula, evitar “doutrinação”, focar em educação domiciliar e ampliar as escolas militares.

A maioria (52%) apontou que a prioridade do governo deveria ser ampliar vagas em creches, combater o analfabetismo e melhorar o salário e o trabalho dos professores.

O levantamento tem abrangência nacional e margem de erro de 3,15 pontos percentuais para mais ou para menos. As perguntas foram aplicadas via telefone fixo ou celular. O nível de confiança é de 95%.

 

Com informações do G1

 

O post Pesquisa aponta que 58% reprovam atuação de Bolsonaro na educação apareceu primeiro em Uirauna.NET.

]]>
Grupo terrorista tem plano para matar famlia Bolsonaro e ministros, diz revistahttp://zero83.com.br/noticia/grupo-terrorista-tem-plano-para-matarVia Uirauna.NET - www.uirauna.net

Uma reportagem da revista Veja revelou, nesta sexta-feira (19), que um grupo terrorista internacional teria o plano de matar o presidente Jair Bolsonaro, sua família e pelo menos dois ministros. Em entrevista, um dos líderes da Sociedade Secreta Silvestre (SSS) garantiu que a ideia é real e começou a ser colocada em prática desde o momento em que Bolsonaro foi eleito.

Por meio da deep web, a Veja entrevistou um dos líderes do grupo terrorista, conhecido como Sociedade Secreta Silvestre (SSS), um braço da organização internacional Individualistas que Tendem ao Selvagem (ITS). “A finalidade máxima seriam disparos contra Bolsonaro ou sua família, seus filhos, sua esposa”, diz o líder, que se identifica como “Anhangá”.

De acordo o suposto terrorista, um plano para matar o presidente durante a cerimônia de posse quase foi colocado em prática. “Foi um público considerável, e facilmente poderíamos nos misturar e executar este ataque, mas o risco era enorme, e era previsível um ataque, então seria suicida”, contou.

O líder afirma que é homem, tem entre 20 e 30 anos e vive em Brasília. Ele também revela o motivo pelo qual a organização planeja o atentado: “Bolsonaro e sua administração tem declarado guerra ao meio ambiente.” De acordo com Anhangá , o presidente é “um estúpido populista” e há falhas em seu esquema de segurança, o que facilitaria o ataque.

O grupo, investigado por promover ataques terroristas a políticos e empresários de diversos países, também afirma ter a intenção de assassinar o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e a ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves. A organização já praticou pelo menos três atentados a bomba em Brasília.

“Pelo símbolo que ela se tornou, a cristã branca evangelizadora que prega o progresso e condena toda a ancestralidade”, afirma Anhangá sobre Damares.”Salles é um cínico, e não descansará em paz, quando menos esperar, mesmo que saia do ministério que ocupa, a vez dele chegará. Aquele sujeito já chegou a adulterar documentos para beneficiar mineradoras. Tudo o que faz e declara é antagônico ao cargo que ocupa. É um lobo cuidando de um galinheiro”, completou.

A revista ainda informa que teve acesso a um documento da Polícia Federal sobre um investigação contra o grupo. O título do relatório seria “Informações sobre Sociedade Secreta Silvestre”. Um dos casos relatados pela PF foi uma bomba deixada em uma rodoviária na capital federal.

Quando o então presidente eleito foi ameaçado, em dezembro, três suspeitos chegaram a ser presos pela Polícia Federal. De acordo com o suposto terrorista entrevistado pela Veja, no entanto, a investigação não chegou perto do grupo. Anhangá provoca: “(Eles) são incompetentes (…). Não somos meros amadores, dominamos técnicas de segurança, de engenharia, de comportamento social. (…) Discutimos internamente com membros de outros países”.

Até o momento, o presidente Jair Bolsonaro , sua família e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República ainda não se pronunciaram sobre o conteúdo da reportagem.

 

Fonte:  iG

O post Grupo terrorista tem plano para matar família Bolsonaro e ministros, diz revista apareceu primeiro em Uirauna.NET.

]]>
?Ameaas no vo nos silenciar?, diz Damares sobre ataque terroristahttp://zero83.com.br/noticia/-ameacas-nao-vao-nos-silenciarVia Uirauna.NET - www.uirauna.net

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, reagiu nesta sexta-feira (19) às ameaças de morte feitas por integrantes de uma organização terrorista. Damares disse à revista Veja que “ameaças não vão nos silenciar”.

“Nenhuma ameaça silencia nosso propósito de transformar o Brasil num lugar melhor, que respeita crianças, mulheres e idosos; que garanta o direito à vida desde a concepção; e que constrói políticas públicas com o enfoque na família”, afirmou Damares em nota.

A ministra foi ameaçada pelo grupo terrorista Sociedade Secreto Silvestre (SSS), que se auto-intitula uma organização internacional eco-extremista . À revista Veja, um dos líderes do grupo, identificado como Anhangá, disse que Damares é alvo “pelo símbolo que ela se tornou, a cristã branca evangelizadora que prega o progresso e condena toda a ancestralidade”. “O eco-extremismo é extremamente incompatível com o que prega o seu Ministério, é um choque filosófico”, completou.

A SSS é investigada por ataques terroristas e assassinatos de políticos e empresários em diversos países. No Brasil, a organização já praticou pelo menos três atentados a bomba em Brasília.

Além de Damares , também foram ameaçados o presidente, Jair Bolsonaro, e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

 

Fonte:  iG

O post “Ameaças não vão nos silenciar”, diz Damares sobre ataque terrorista apareceu primeiro em Uirauna.NET.

]]>
RETIRADA DO FGTS: novo modelo pode prejudicar financiamento de imveis, diz economista paraibanohttp://zero83.com.br/noticia/retirada-do-fgts-novo-modelo-podeA equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, decidiu apresentar ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) uma proposta que autoriza ao trabalhador fazer um saque anual de suas contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Dessa forma, o trabalhador poderia sacar um percentual do saldo de suas contas no mês de seu aniversário.

O economista Werton Oliveira alertou, nesta sexta-feira (19), que esse novo modelo a ser proposto pode ser prejudicial para a construção civil no Brasil. “Boa parte dos recursos utilizados no financiamento imobiliário, por exemplo no Minha Casa Minha Vida, vem dos recursos do FGTS, então ele pode impactar diretamente no financiamento de imóveis”, destacou.

O economista ponderou, entretanto, que se apenas uma parte desses recursos for liberada, esse impacto negativo não existirá. “Do ponto de vista de liberar uma fatia do recurso, eu acho positivo, principalmente para esse momento da economia”, pontuou.

Uso consciente

O economista Rafael Bernardino concordou que a liberação dos recursos do FGTS vai aquecer a economia, mas ressaltou que cada trabalhador deve refletir sobre em qual necessidade vai utilizar esses recursos. “A orientação é que, quem tiver dívida, que resolva as dívidas, pois dívidas tem juros e juros consome renda. A segunda providência é que se a pessoa tiver necessidade real de algum produto, que compre, e se puder poupar, melhor ainda, pois ao longo do tempo a pessoa vai precisar desse recurso no futuro”, enfatizou.

Dívidas

Mesmo tendo a possibilidade de utilizar os recursos do FGTS para abater o financiamento do imóvel, cerca de 5 mil clientes estão com mensalidades de imóveis atrasadas na Paraíba. A informação é do gerente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), João Alves. Por isso,  o banco está realizando a campanha “Você no Azul” para possibilitar a quitação de dívidas dos clientes. Se essas dívidas não forem quitadas, os endividados podem perder os imóveis.

O post RETIRADA DO FGTS: novo modelo pode prejudicar financiamento de imóveis, diz economista paraibano apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
COBRANDO A MAIS: Pedra do Reino e Lovina so autuados pelo Procon por cobrar a mais pelo ingresso onlinehttp://zero83.com.br/noticia/cobrando-a-mais-pedra-do-reino-e-lovina

As empresas que estão comercializando a venda de ingressos on-line cobrando taxa de conveniência e encarecendo o preço final do bilhete estão sendo autuadas pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. O teatro Pedra do Reino e a casa de shows Lovina foram autuados nesta sexta-feira (19) pela cobrança da taxa para apresentações em suas dependências. A fiscalização tem por base decisão da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

As autuações ao Pedra do Reino e ao Lovina se deram por responsabilidade solidária. Esses estabelecimentos também são responsáveis pela prática da irregularidade.

De acordo com o Procon, o ingresso, se comprado através da internet, fica com o preço mais caro em média R$ 20,00 em relação ao comprado de forma presencial nos pontos físicos de revenda. Essa cobrança de taxa de conveniência é ilegal.

“Como a sentença foi proferida em âmbito de uma ação coletiva de consumo, tem validade em todo território nacional”, esclareceu o secretário do Procon, Helton Renê.

Mais de 10 notificações foram realizadas na manhã desta sexta-feira (19), referente a todos os shows já programados para essa temporada, até o final do ano.

Venda casada 

De acordo com a decisão do STJ, a taxa de conveniência não poderá ser cobrada dos consumidores e se configura como prática de venda casada. Além do que foi decidido pelo STJ, a venda casada é uma irregularidade prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A cobrança indevida poderá acarretar entre as penalidades previstas na legislação, a aplicação de multas e a suspensão temporária do serviço.

O post COBRANDO A MAIS: Pedra do Reino e Lovina são autuados pelo Procon por cobrar a mais pelo ingresso online apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Bolsonaro diz que aguarda resposta dos EUA para indicar Eduardo Embaixadahttp://zero83.com.br/noticia/bolsonaro-diz-que-aguarda-resposta-dos

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltou a defender, nesta sexta-feira (19), a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL), o filho, para a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos. Desta vez, disse que falta uma resposta dos EUA sobre o tema e afirmou ter certeza da aprovação da indicação pelo Senado Federal.

“Eu entro em campo para ganhar o jogo, sempre. Eu acho que o Senado vai fazer uma boa sabatina e tenho certeza de que será aprovado. Agora, talvez haja 1 viés político por parte de alguns. Paciência. Eu espero que ele seja aprovado”, afirmou.

Antes de assumir o cargo, Eduardo Bolsonaro precisaria ser sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. Quatro senadores já demonstraram interesse em relatar a indicação do filho do presidente.

Para que a indicação de Eduardo seja consumada, o Planalto estaria apenas aguardando o retorno dos EUA. A minuta apresentando o nome do deputado ao governo norte-americano já teria sido enviada.

“Já deve ter mandado ali… Isso é uma praxe, tá num acordo, uma legislação de Viena. Nesse sentido temos que fazer isso daí. Duvido, acho muito difícil, ter uma negativa por parte dos Estados Unidos”, disse. Em seguida, confirmou os próximos passos: “Falta a resposta dos EUA. Uma vez havendo a resposta… o Ernesto Araújo está fora do Brasil, a gente comunica o Senado Federal para que que seja marcada a data da sua sabatina.”

Segundo ele, Eduardo será uma vitrine do Brasil nos EUA. O presidente ainda questionou se ele indicaria alguém despreparado para tal responsabilidade: “Ele vai ser nosso cartão de visita lá. Sabe da tremenda responsabilidade terá pela frente”.

O post Bolsonaro diz que aguarda resposta dos EUA para indicar Eduardo à Embaixada apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
CABEDELO: MPF recomenda ao Iphan medidas de preveno de incndio na Fortaleza de Santa Catarinahttp://zero83.com.br/noticia/cabedelo-mpf-recomenda-ao-iphan-medidas

Forte de Santa Catarina / Foto: reprodução

 

O Ministério Público Federal (MPF) em João Pessoa recomendou à Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Paraíba que execute medidas eficientes de prevenção de incêndio na Fortaleza de Santa Catarina, localizada em Cabedelo, no litoral norte do estado. As medidas recomendadas devem contemplar a correção de todas as irregularidades descritas em laudo técnico de vistoria elaborado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.

O MPF deu prazo de dez dias para o Iphan dizer se acatou ou não a recomendação e mais 30 dias para o instituto informar as medidas já executadas. Também concedeu prazo de 60 dias para o órgão de preservação do patrimônio comunicar a implementação das medidas de segurança contra incêndio.

No Laudo Técnico de Vistoria nº 1086, produzido em 2015 pelo Corpo de Bombeiros, foram registradas diversas irregularidades nas instalações da Fortaleza de Santa Catarina, caracterizando-a como “edificação de alto risco”, em razão da ausência de itens como: certificado de aprovação, anotações de responsabilidade técnica de execução (projeto de prevenção a incêndio), projeto de segurança contra incêndio, extintores de incêndio, saídas de emergência, hidrantes, sinalização e iluminação de emergência, alarme de detecção de incêndio, instalações elétricas de baixa tensão, brigadas de incêndio e planos de emergência e sistemas de proteção contra descargas atmosféricas.

Diante da situação emergencial, o Corpo de Bombeiros deu prazo de 30 dias para a adequação do imóvel às normas de segurança, “sob pena de multa, interdição e demais sanções estabelecidas pela Lei Estadual 9.625”. No entanto, vistoria do Iphan, realizada em 18 de abril de 2019 no imóvel, constatou que não foram tomadas as medidas necessárias para a correção das irregularidades encontradas pelos bombeiros em 2015, permanecendo a Fortaleza de Santa Catarina caracterizada como edificação de alto risco.

A vistoria do Iphan resultou na Nota Técnica nº 23/2019, que recomenda a contratação e execução urgente de Projeto de Segurança contra Incêndio e Pânico, a ser elaborado por profissional responsável técnico, devidamente habilitado e capacitado para a atividade, atendendo às normas de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a fim de sanar todas as irregularidades identificadas pelo Corpo de Bombeiros.

Indicada a Patrimônio Mundial – A Fortaleza de Santa Catarina é uma construção em alvenaria concluída em 1597 e tombada, desde 1938, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, estando sujeita, portanto, à especial proteção. A fortaleza compõe o bem seriado “Fortificações Brasileiras”, formado pelo conjunto de 19 fortes e fortificações brasileiros que integram lista indicativa ao título de Patrimônio Cultural Mundial da Unesco, necessitando atender a uma série de requisitos técnicos para o alcance do reconhecimento mundial.

O Ministério Público Federal acompanha o caso por meio do Inquérito Civil nº 1.24.000.002173/2018-11, instaurado com o objetivo de apurar a adequação da Fortaleza de Santa Catarina.

O post CABEDELO: MPF recomenda ao Iphan medidas de prevenção de incêndio na Fortaleza de Santa Catarina apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>