Zero83 - Notícias de sua cidade, da paraiba, do brasil e do mundo!!! http://zero83.com.br/ paraiba, notícias, esporte, publicidade, cidades, estado, entretenimento pt-BR Gaby Lima e Jhonson Sousa deixam de integrar a banda Bonde do Brasilhttp://zero83.com.br/noticia/gaby-lima-e-jhonson-sousa-deixam-deVia Uirauna.NET - www.uirauna.net

A cantora Gaby Lima e o cantor Jhonson Sousa deixam de integrar a banda Bonde do Brasil. O anúncio se deu através de uma nota em uma rede social da banda uiraunense.

Ainda segundo a nota, os cantores cumprem agenda de shows até 31 de outubro com a banda.

Da Redação – UIRAUNA.NET

O post Gaby Lima e Jhonson Sousa deixam de integrar a banda Bonde do Brasil apareceu primeiro em Uirauna.NET.

]]>
Bolsonaro aposta no Nordeste para roubar votos do PThttp://zero83.com.br/noticia/bolsonaro-aposta-no-nordeste-para-roubar

Nos celulares dos aliados de Jair Bolsonaro (PSL) pululam vídeos de manifestações de apoio ao presidenciável em cidades do Nordeste: adesivaços, panfletagem, carreatas. Essa região do Brasil virou o novo objeto de desejo da campanha do capitão reformado do Exército, que acredita que uma possível vitória no primeiro turno passa por roubar votos dos adversários, especialmente do PT.

Nas próximas semanas, os filhos de Bolsonaro, os deputados Eduardo e Flávio, e outros aliados devem começar a colocar destinos nordestinos em seus roteiros de campanha. Em reunião nesta terça-feira (18), em São Paulo, eles se encontraram com uma produtora contratada pelo PSL e gravaram vídeos destinados a eleitores de estados como a Bahia.

“A surpresa virá do Nordeste. Essa falácia [do PT] dizer ‘o Nordeste é nosso’ porque fizeram um chiqueiro, trataram todo mundo como carneiro e porco, deram Bolsa Família e [dizem] ‘o povo é idiota’. Vocês vão ver como mudou essa nação com as redes sociais, que pode mostrar com clareza quem é quem. O Brasil vai presenciar a eleição no primeiro turno com a surpresa do Nordeste”, diz o senador Magno Malta (PR-ES), que foi cogitado para a vaga de vice de Bolsonaro e é um dos aliados mais próximos do candidato.

Luciano Bivar, fundador do PSL e apoiador da candidatura, mostra orgulhoso o vídeo de uma carreata pró-Bolsonaro da qual ele participou no sábado (15) em Garanhuns (PE), terra onde nasceu o ex-presidente Lula (PT). Sobre um caminhão de som, ele diz que o brasileiro quer se livrar “do socialismo e do comunismo”.

Julian Lemos, vice-presidente do PSL, mostra outro vídeo, gravado em João Pessoa, na Paraíba. O conteúdo é semelhante: uma longa fila de carros, bandeiras verde e amarelas e gritos de “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”.

O deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), coordenador da campanha, diz não acreditar em levantamentos de institutos de pesquisa. Ele afirma que se guia “por faro”, falando com pessoas na rua e com aliados nos diferentes estados. Ele passou a última semana conversando por telefone com correligionários do Nordeste e crava que Bolsonaro já tem o apoio necessário na Bahia para ganhar no primeiro turno.

“Tenho escritórios de advocacia por todo o Nordeste: Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Salvador. Em todos os lugares eu percebo um apoio muito forte nas ruas”, completa o advogado Antonio de Rueda, parte do núcleo forte bolsonarista.

Para todos eles, a grande influência do PT na região faz com que eleitores de Bolsonaro tenham medo de manifestarem sua opção pelo candidato publicamente. Haveria, assim, uma grande massa de votos nordestinos “escondidos” para o candidato do PSL, que se revelariam somente no dia da eleição.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (20) mostra Bolsonaro com 28% das intenções de voto, seguido por Fernando Haddad (PT), com 16%, Ciro Gomes (PDT), 13%, Geraldo Alckmin (PSDB), 9%, e Marina Silva (Rede), 7%.

O Nordeste é a região em que Bolsonaro tem seu pior desempenho, atrás de Haddad (26%) e empatado com Ciro Gomes, com 17% das intenções de voto. É a única na qual ele não lidera.

No Sul, no Sudeste e no Centro Oeste, o candidato abre larga vantagem sobre os demais. No Sul, conta com 37% das intenções contra 10% de Haddad e Álvaro Dias (Pode). No Sudeste, tem 30% ante 13% do petista. No Centro Oeste, alcança 36%, o triplo em relação ao ex-prefeito de São Paulo.

Além de investir forças no Nordeste, os bolsonaristas têm outra estratégia complementar para tentar resolver a eleição no dia 7 de outubro e evitar o segundo turno: apelar ao voto útil. O plano passa a ser, então, convencer eleitores de Álvaro Dias, Henrique Meirelles (MDB), João Amôedo (Novo) ou Alckmin de que são a única alternativa viável para evitar a volta do PT à Presidência. Os discursos nesse sentido já começaram a ser feitos.

“Os eleitores deles já perceberam a importância de dar um voto no primeiro turno em Bolsonaro para evitar que a gente volte a ter qualquer risco do câncer chamado PT voltar a comandar o país. Estamos a um Amoêdo de ganhar a eleição no primeiro turno, tenho certeza”, diz Flávio Bolsonaro, candidato ao Senado no Rio. “A facada no meu pai fez com que as pessoas adiantassem a escolha delas. O eleitor costuma deixar para escolher mais em cima da hora.”

“Só não digo que estamos a um Alckmin de vencer porque ele é muito ‘pequenininho’, quase não tem voto”, completa, provocando gargalhadas nos aliados presentes. Com informações da Folhapress.

O post Bolsonaro aposta no Nordeste para roubar votos do PT apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Presos por crimes eleitorais na Regio Metropolitana sero levados para a sede da PF no dia do pleitohttp://zero83.com.br/noticia/presos-por-crimes-eleitorais-na-regiao

Quem cometer crimes eleitorais na área de abrangência das cinco Zonas Eleitorais de João Pessoa e demais zonas dos municípios da Região Metropolitana como Santa Rita, Bayeux e Cabedelo , será levado à sede da Polícia Federal, em Cabedelo, no dia das eleições, em 7 de outubro. É o que ficou definido após reunião dos juízes dessas Zonas Eleitorais da Capital, chefes de Cartórios e representantes das Forças de Segurança, para tratar sobre a logística e segurança das Eleições de outubro.

De acordo com o juiz eleitoral Manoel Abrantes, na sede da PF haverá sete delegados responsáveis por fazer os inquéritos e os termos circunstanciados de ocorrência (TCO). “Nos pleitos anteriores, reservava-se o Ronaldão, mas não tinha essa demanda tão grande. E na Polícia Federal tem um ambiente tranquilo, que comporta uma quantidade muito boa de pessoas, e vão atender à Região Metropolitana”, disse Manoel Abrantes. Segundo ele, a PF ficará em alguns pontos, como João Pessoa, Campina Grande, Itaporanga e Patos, e os demais municípios que não façam parte da Região Metropolitana serão atendidos por delegados de Polícia Civil.

Também ficou proibida a utilização pelos ficais de candidatos e partidos políticos, vestimentas, adereços e acessórios padronizados, a exemplo de cores partidárias, pastas, botons, adesivos e broches. A regulamentação de vestimentas para os fiscais, a atuação dos ficais nas seções eleitorais, bem como o policiamento militar para os locais de votação foram alguns dos temas debatidos pelos magistrados.

Outros pontos foram, a proibição de aglomeração nos locais de votação, e a permissão de apenas de um fiscal, por partido e coligação, nas seções eleitorais.

Para exercerem suas atividades, os ficais de partidos e coligações deverão se apresentar aos presidentes das mesas receptoras de voto munidos de portaria emitidas por representantes respectivos, legalmente autorizados, devendo estar identificados por crachá, onde conste apenas o nome e a sigla do partido político ou coligação a que sirvam.

Já os policiais militares deverão se apresentar aos locais de votação no sábado, dia 06 de outubro, para realizarem a segurança das urnas.

O post Presos por crimes eleitorais na Região Metropolitana serão levados para a sede da PF no dia do pleito apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Falta gua em treze localidades da Grande Joo Pessoa nesta sexta, saiba quaishttp://zero83.com.br/noticia/falta-agua-em-treze-localidades-da

Vai faltar água em treze localidades da Grande João Pessoa nesta sexta-feira (20), segundo alertou a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). A razão é que o órgão vai executar obras no subsistema de recalque e no reservatório de distribuição R-17, localizado no bairro do Alto do Mateus, em João Pessoa.


A intervenção é necessária para melhoria no abastecimento da região, segundo a Cagepa, mas vai afetar regiões de João Pessoa e Bayeux.
O abastecimento de água vai ser interrompido, das 8h às 21h da sexta-feira, nos conjuntos Ivan Bichara, Juracy Palhano, Motoristas e Luís Fernandes, em João Pessoa; e Centro, Jardim São Severino, Sesi, São Bento, Manguinhos, São Vicente, Brasília, Baralho e Imaculada, em Bayeux.,

Mais informações sobre os serviços executados pela Cagepa podem ser obtidas gratuitamente pelo telefone 115, que também atende ligações de celular.

O post Falta água em treze localidades da Grande João Pessoa nesta sexta, saiba quais apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Paraba vai pagar a maior tarifa para utilizar a gua da Transposio do Rio So Franciscohttp://zero83.com.br/noticia/paraiba-vai-pagar-a-maior-tarifa-para

Uma resolução da Agência Nacional de Águas (ANA) definiu as tarifas para o serviço de utilização das águas do Rio São Francisco que são transportadas através da Transposição. O estado da Paraíba é o que irá pagar a maior taxa, estipulada em R$ 154.022.388,64, de forma proporcional ao período compreendido entre o início da operação comercial da transposição e o final do ano.

A tarifa deve ser cobrada aos estados que estão recebendo a água pelo Eixo Leste da Transposição e começará a ser cobrada quando for assinado o contrato com a operadora comercial, quando só a partir disso, é iniciada a operação comercial. Esta tarifa foi definida em relação ao ano de 2018. Uma tarifa diferente deve ser aprovada pela ANA para o ano de 2019.

O montante a ser pago pelo estado de Pernambuco é estipulado em R$ 24,7 milhões. O custo total de operação para prover os serviços de adução de água bruta da transposição em 2018 será de R$ 290,7 milhões, incluindo possíveis inadimplências, perdas de água e garantias para execução do serviço.

Os demais R$ 112 milhões deverão ser custeados pela União, por meio do Ministério da Integração Nacional. Este valor se refere aos custos fixos referentes às parcelas das vazões ainda não disponibilizadas aos Estados em todo o Eixo Norte e em parte do Eixo Leste.

De acordo com João Fernandes, diretor presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) ainda não existe a certeza de quando o contrato será assinado e a operação comercial será iniciada. Os técnicos estão estudando a questão que deve voltar a ser discutida após as eleições.

João Fernandes ainda afirmou em entrevista ao ClickPB que “a tarifa de segurança hídrica adicional deverá ser rateada entre os paraibanos que utilizam a água”, para cobrir os gastos.

O valor definido para a cobrança da Operadora Federal, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), foi de R$ 0,801/m³ para a tarifa de consumo e R$ 0,244 para a tarifa de disponibilidade.

A tarifa de consumo é cobrada proporcionalmente ao volume de água efetivamente retirado pelas operadoras estaduais nos pontos de entrega. O valor visa a cobrir os custos variáveis do empreendimento, como a energia elétrica utilizada para o bombeamento e a taxa de administração do PISF.

Já tarifa de disponibilidade de água se refere à cobrança da CODEVASF junto às operadoras estaduais para cobrir a parcela fixa dos custos decorrentes da operação do PISF, como operação e manutenção da infraestrutura, cobrança pelo uso de recursos hídricos e gastos fixos com energia elétrica, que serão cobrados independente do bombeamento de água.

O post Paraíba vai pagar a maior tarifa para utilizar a água da Transposição do Rio São Francisco apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Laudo comprova que Tatiane morreu por asfixia mecnica; advogada tinha marca de unhas no corpohttp://zero83.com.br/noticia/laudo-comprova-que-tatiane-morreu-por

O diretor do Instituto Médico Legal (IML), Paulino Pastre, confirmou que a advogada Tatian Spitzner morreu antes de cair do quarto andar do prédio em que morava, no Centro de Guarapuava, após ser asfixiada pelo marido, o professor Luis Felipe Manvailer. Os laudos apontaram, ainda, que a vítima tinha diversas marcas de lesões e escoriações, o que comprovam que houve uma luta corporal entre o casal.

O diretor explicou que todos elementos colhidos pelos profissionais do IML de Curitiba e de Guarapuava são unânimes em apontar que Tatiane sofreu uma esganadura. “Foi uma morte violenta utilizando de constrição no pescoço, o que nós chamamos de esganadura. Todo o procedimento pericial realizado confirmou unanimemente, tanto os exames complementares realizados em Curitiba, como o Exame Necroscópico feito lá em Guarapuava confirmou que a Tatiane morreu e posteriormente caiu do prédio”, afirmou.

Além disso, o Exame Toxicológico apontou alta presença de álcool no corpo da advogada, o que, de acordo com Pastre, “sugere que ela estava bastante fragilizada até para se defender no momento dos fatos ocorridos”. O diretor explicou, ainda, que o principal meio de pesquisa foi o Exame Necroscópico, que é realizado no ato de necropsia. “Este exame foi realizado muito bem pelos médicos legistas de Guarapuava, e posteriormente foram encaminhadas peças para o Exame Anato-patológico aqui do IML de Curitiba. Essa pesquisa foi bastante complexa pois implicou na descalcificação óssea, que é um procedimento um pouco demorado”, disse. Por este motivo houve a demora na entrega do laudo, já que o exame implica um processo químico.

De acordo com o diretor, a confirmação de fratura no osso hioide, localizado no pescoço, não indicava por si só a morte de Tatiane antes de cair do prédio. “O mais importante foram outros elementos na constrição da região cervical por meio de emprego, possivelmente das mãos, na esganadura. Isso imprimiu, digamos, os próprios dedos na musculatura cervical, causando edemas que é constatável ao exame”, relatou. Agora, a Justiça deve examinar o conjunto das provas apresentadas. “Isto nós temos que respeitar, é uma questão legal, mas todos os elementos que nós colhemos, de todos os profissionais que atuaram no processo, chegaram a única conclusão de que ela sofreu esganadura. Sofreu e foi a óbito por asfixia mecânica”.

Além disso, os laudos apontaram que a advogada possuía diversas escoriações e lesões com formato aparente de unha pelo corpo. “Há evidências de que houve luta entre as partes antes da fatalidade”, encerrou.

 A reportagem do Massa News entrou em contato com a defesa de Manvailer e aguarda posicionamento.

Atualização
Em nota, a defesa de Manvailer informou que “até o momento o laudo de necropsia não foi juntado aos autos, não tendo a defesa ciência de seu inteiro teor, e, por isso, não poderá se manifestar”.

A família de Tatiane também se manifestou por meio de nota, onde afirmou receber a notícia com muita tristeza. “É necessário termos acesso ao Laudo, mas sua conclusão é mais uma prova de que o acusado mente: ele a matou dentro do apartamento, submetendo-a um período prolongado de violentas agressões físicas. Não houve suicídio, mas feminicídio e fuga do criminoso”, disse.

O post Laudo comprova que Tatiane morreu por asfixia mecânica; advogada tinha marca de unhas no corpo apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
A semana em que as primeiras pedras atingiram a vidraa de Jair Bolsonarohttp://zero83.com.br/noticia/a-semana-em-que-as-primeiras-pedras

O presidenciável e deputado federal Jair Bolsonaro ainda nem assinou sua ficha de filiação ao Partido Social Liberal (PSL) e já traz três problemas para a sua futura legenda. O primeiro é o de conter a debandada de filiados. Um grupo que representava 12 dos 27 diretórios estaduais e 200 comissões municipais, além da Secretaria de Comunicação da legenda, anunciou a sua desfiliação. O segundo, o de explicar sua evolução patrimonial (e de seus três filhos parlamentares) no período em que passaram a ocupar cargos públicos. O caso foi denunciado em 23 reportagens, compartilhadas nas redes sociais por ao menos 470.000 pessoas, conforme o Monitor do Debate Político no Meio Digital. O terceiro é o de fazer a Executiva Nacional do PSL explicar um notório contrassenso: como é possível driblar o artigo 3º de seu estatuto, que expressa que o partido se considera um “forte defensor dos direitos humanos e das liberdades civis” enquanto aceita em seus quadros uma pessoa que elogia torturadores da ditadura militar e ataca a imprensa?

Pobres contra o aborto, ricos a favor das armas: as classes dividem os conservadores

“O quadro para as eleições é pior que 1989, é de uma patética mediocridade”

Conhecido como um partido de aluguel, com menos de dez segundos de tempo de TV, que recebe 5,3 milhões de reais do fundo partidário e só consegue eleger um deputado a cada eleição, o PSL passava por um processo de renovação. Nos últimos dois anos juntou em seus quadros milhares de novos filiados, que se definem como liberais nos costumes e na economia, para poder renovar o partido. Boa parte deles dissidentes do Movimento Brasil Livre (MBL). Outros, despertaram para a política após os protestos de junho de 2013. Se autodenominaram Livres. A maioria, agora, se desliga do PSL por entender que a chegada de Bolsonaro “é inteiramente incompatível com o projeto do Livres de construir no Brasil uma força partidária moderna, transparente e limpa”. A afirmação foi feita por meio de um comunicado conjunto dos participantes do grupo.

“O Bolsonaro representa a submissão do PSL a um projeto político personalista e o fim de um projeto de renovação”, declarou o cientista político Fábio Ostermann, membro do Conselho Nacional do Livres e candidato derrotado à prefeitura de Porto Alegre em 2016.

Criado em 2016, os Livres sentiram-se traídos pelo presidente do PSL, Luciano Bivar. “Estávamos reabilitando uma legenda amorfa, que era conhecida como legenda de aluguel. Criamos uma coesão, uma unidade de propósito dentro do partido, trazendo mensagem ideológica clara. A partir daí, trabalhávamos uma construção ideológica do partido, que antes não havia. Agora, vamos tomar nosso rumo”, afirmou Ostermann. Entre os que deixaram a legenda está Sergio Bivar, filho do presidente,  Luciano Bivar, suplente de deputado pelo Pernambuco e candidato derrotado na eleição presidencial de 2006.

Se para o nanico PSL a saída dos Livres pode ser uma perda, para o próprio grupo, aparentemente, foi uma vitória. “Por enquanto, nosso movimento representou um upgrade. Ele saiu fortalecido. Mostrou coerência e reconhecimento de diferentes grupos políticos”, afirmou Paulo Gontijo, empresário e presidente interino do Livres. Em tempos em que as redes sociais deverão ser fundamentais para a campanha, os Livres cresceram em uma semana o equivalente a seis. Desde o rompimento com o PSL, ganharam 6.000 novos seguidores, quando, em tempos normais, atingiam no máximo 1.000 por semana.

Até o fim do mês, conforme Gontijo, os Livres devem decidir qual será o seu rumo. A tendência é que seus candidatos agora se filiem a um grupo pequeno de partidos diferentes e possam, caso eleitos, seguirem defendendo suas bandeiras no Congresso Nacional ou nas Assembleias Legislativas. Siglas como PPS, PSDB, Rede, Podemos e Novo entraram em contato com representantes dos Livres para se solidarizar e para abrir as portas aos novos filiados.

Casa para sexo
Desde que assumiu sua pré-candidatura presidencial, Bolsonaro tem se apresentado como um político honesto, que não está envolvido em escândalos (cita frequentemente o mensalão e a Lava Jato) e ferrenho defensor da segurança pública. Mobiliza milhares de seguidores Brasil afora. Reportagens publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo e reproduzidas por parte da imprensa brasileira colocaram em dúvida a legalidade de suas declarações patrimoniais. Ele e seus três filhos que são parlamentares (um deputado federal, um deputado estadual e um vereador) possuem 13 imóveis que somam um valor de 15 milhões de reais. Vários deles com a declaração de compra em um valor inferior ao definido por impostos municipais. Além disso, Jair Bolsonaro recebia auxílio moradia da Câmara mesmo possuindo um imóvel próprio em Brasília, o que seria, no mínimo, imoral.

A enxurrada de críticas à família Bolsonaro tirou o pré-candidato presidencial do rumo. Em entrevista à Folha publicada nesta sexta-feira, ele alegou que o imóvel de Brasília era usado para fazer sexo. “Como eu estava solteiro naquela época, esse dinheiro de auxílio moradia eu usava para comer gente…”, disse o parlamentar ao jornal. À reportagem, ele também ataca os jornais brasileiros (diz que a maioria produz notícias falsas) e nega que tenha sonegado impostos, conforme afirmou em 1999 durante outra entrevista.

O reflexo dos últimos movimentos da imprensa foi a enxurrada de críticas a Bolsonaro e, certamente, uma das piores semanas para sua pré-candidatura. O Monitor do Debate Político no Meio Digital filtrou 470.000 compartilhamentos de reportagens negativas a Bolsonaro e de apenas 33.000 positivas. Uma proporção de 14 para 1.

O post A semana em que as primeiras pedras atingiram a vidraça de Jair Bolsonaro apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
CONFIRA NOME: Advogado detido por chefiar quadrilha responsvel por trfico interestadual de drogashttp://zero83.com.br/noticia/confira-nome-advogado-e-detido-por

 

A Delegacia de Repressão a Entorpecentes de João Pessoa (DRE-JP) deflagrou uma operação para investigar a atuação de uma quadrilha responsável pelo tráfico interestadual de drogas. Na manhã desta quinta-feira (20), um advogado foi detido e levado para a sede da delegacia, que fica na Central de Flagrantes, no bairro do Geisel.

De acordo com informações o advogado detido é o Leonardo Dantas Vieira dos Santos.

 

O post CONFIRA NOME: Advogado é detido por chefiar quadrilha responsável por tráfico interestadual de drogas apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Bolsonaro passa por procedimento para drenagem de lquido no abdmenhttp://zero83.com.br/noticia/bolsonaro-passa-por-procedimento-para

O candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, internado em unidade semi-intensiva, passou por um procedimento para drenagem de líquido que estava ao lado do intestino, segundo boletim médico divulgado nesta tarde pelo Hospital Israelita Albert Einstein, onde ele está sendo tratado desde o último dia 7.

Após constatar uma elevação de temperatura para 37,7ºC, os médicos fizeram uma tomografia de tórax e abdômen em Bolsonaro. Os exames mostraram “pequena coleção de líquido ao lado do intestino”, o que levou ao procedimento. Neste momento, ele está com dreno no local e evolui sem dor.

Bolsonaro continua recebendo dieta líquida por via oral com boa aceitação associada à nutrição endovenosa.

No último domingo (16), o candidato recebeu alta dos tratamentos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), quando passou a receber cuidados semi-intensivos. Ele estava na UTI desde a quarta-feira (12) da semana passada, quando foi submetido a uma cirurgia de emergência para tratar uma aderência que obstruía o intestino delgado. Antes das complicações, os médicos haviam começado a reintroduzir a alimentação por via oral.

Bolsonaro recebeu uma facada durante ato de campanha no último dia 6, em Juiz de Fora (MG). Após ter sido atendido na Santa Casa da cidade, onde chegou a passar por uma cirurgia, ele foi transferido, a pedido da família, para o Hospital Albert Einstein, na capital paulista, na manhã do dia 7.

O post Bolsonaro passa por procedimento para drenagem de líquido no abdômen apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
PRF apreende durante fiscalizao 5 mil arribas que eram levadashttp://zero83.com.br/noticia/prf-apreende-durante-fiscalizacao-5-milVia Uirauna.NET - www.uirauna.net

Dois homens foram autuados em flagrante e devem responder por crime ambiental após a apreensão de uma carga com cerca de 5 mil arribaçãs congeladas. As aves, que também são chamadas de avoantes (espécie de pomba campestre), estavam sendo transportadas em um carro. O veículo foi parado durante uma fiscalização na BR-304, em Macaíba, cidade da Grande Natal.

Os detidos disseram que a caça estava sendo levada de São Bento, na Paraíba, para a capital potiguar.

No Brasil, a caça da arribaçãs é crime ambiental, punido com multa de R$ 500 por unidade apreendida e possível pena de prisão.

Fonte: G1 – RN

O post PRF apreende durante fiscalização 5 mil arribaçãs que eram levadas apareceu primeiro em Uirauna.NET.

]]>
Padre mostra local e d detalhes do ato de vandalismo que quebrou imagens em igrejahttp://zero83.com.br/noticia/padre-mostra-local-e-da-detalhes-do-atoVia Uirauna.NET - www.uirauna.net

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Cajazeiras, foi invadida na tarde dessa quarta-feira (19). Uma pessoa que ainda não foi identificada aproveitou um momento em que a igreja estava vazia e quebrou o crucifixo que lembra a morte de Jesus e também danificou parte do sacrário.

Na manhã desta quinta-feira, fiéis foram até o local para fazer orações e todos estavam espantados com o que aconteceu dentro da igreja mais antiga de Cajazeiras.

O padre Antônio Neto, atual administrador da paróquia, contou detalhes do incidente em entrevista à TV Diário do Sertão e disse que o crime abala os fiéis.

“Esse ato de vilipêndio causou muita dor e muito espanto porque é algo que fere a nossa fé e a religiosidade de todo um povo cristão católico”, frisou o padre.

A Matriz de Nossa Senhora de Fátima é uma das poucas igrejas que fica aberta a visitação dos fiéis durante quase o dia todo, mas depois do ocorrido a paróquia deverá tomar outras atitudes.

“Infelizmente não temos sistema de segurança eletrônico, mas esperamos que a polícia consiga chegar ao culpado para que esses atos sejam evitados no futuro”, disse padre Antônio Neto.

Fonte: Diário do Sertão

O post Padre mostra local e dá detalhes do ato de vandalismo que quebrou imagens em igreja apareceu primeiro em Uirauna.NET.

]]>
Bando fortemente armado, explode carro-forte e causa pnico a populao no interior do Cearhttp://zero83.com.br/noticia/bando-fortemente-armado-explodeVia Uirauna.NET - www.uirauna.net

Uma quadrilha explodiu um carro-forte na tarde de quarta-feira (19) no limite entre as cidades de Saboeiro e Jucás, no interior do Ceará. Conforme a Polícia Militar, os criminosos usavam armas de grande poder destrutivo, como fuzis e metralhadoras, além de material explosivo. Não há relatos de pessoas feridas.

O bando fechou o fluxo de veículo na CE-284, colocando um veículo Onix parado atravessando a pista. O carro-forte colidiu com o automóvel parado e, em seguida, o bando saiu de outros veículos, rendendo os funcionários.

Segundo o policial, os criminosos portavas “dezenas de bananas de dinamite” e explodiram o veículo, após retirar os funcionários do interior do veículo. Conforme a Secretaria da Segurança Pública, o bando era formado por cerca de 10 pessoas.

A Polícia Militar informou que foi ao local e reforçou a segurança nas estradas nas proximidades de onde ocorreu o crime. Até a tarde desta quarta, ninguém havia sido preso.

Crime recorrente no local
O trecho onde ocorreu o crime não tem disponibilidade de comunicação por celular, o que dificulta a troca de informações entre os profissionais da segurança e facilita a ação dos bandidos.

Em 27 de dezembro do ano passado, um carro-forte havia sido explodido no mesmo local, em condições semelhantes. Não há confirmação se a explosão foi cometida pelos mesmos criminosos.

Fonte: Diário do Sertão

O post Bando fortemente armado, explode carro-forte e causa pânico a população no interior do Ceará apareceu primeiro em Uirauna.NET.

]]>
Policial da Paraba preso por dirigir embriagado e desacata policiais em PEhttp://zero83.com.br/noticia/policial-da-paraiba-e-preso-por-dirigirVia Uirauna.NET - www.uirauna.net

Um policial militar da Paraíba foi preso em Pernambuco por dirigir após ingerir bebida alcoólica. Ele foi capturado na segunda-feira (17), por volta das 4h20, no bairro Joana Bezerra, no Recife.

Policiais pernambucanos faziam rondas na região quando encontraram o tenente Alano Tomé de Andrade, de 39 anos. Ele fugiu em uma pick-up modelo Hilux ao perceber a chegada da equipe da PMPE. Os policiais revistaram as pessoas que estavam na Rua Cabo Eutrópio. Enquanto isso, Alano voltou com o veículo e foi ordenado a descer.

Saíram do carro ele e mais dois homens. Segundo a Polícia Militar de Pernambuco, os três estavam usando loló. Ainda de acordo com a PMPE, ao desembarcar da Hilux, o tenente “apresentava fortes sinais de embriaguez: olhos vermelhos, andar cambaliante e fala confusa.”

O relato dos policiais é de que, ao ser questionado, o tenente Alano foi agressivo com a equipe e gritou que era um oficial da PMPB e que não respondia a perguntas de soldado nenhum. “O mesmo, a todo momento, tentou diminuir o efetivo”, relata a PMPE.

Os policiais pediram reforço e chegaram ao local mais três viaturas pernambucanas e duas viaturas da Polícia Militar da Paraíba. O tenente Alano foi levado à delegacia e autuado por alcoolemia. Ele foi transferido de Pernambuco para a Companhia de Polícia Militar, em Bayeux, já na Paraíba.

Fonte: PB Hoje

O post Policial da Paraíba é preso por dirigir embriagado e desacata policiais em PE apareceu primeiro em Uirauna.NET.

]]>
Governo de Ricardo Coutinho aprovado por 59% dos paraibanoshttp://zero83.com.br/noticia/governo-de-ricardo-coutinho-e-aprovadoVia Uirauna.NET - www.uirauna.net

Uma pesquisa divulgada pelo Ibope nesta quinta-feira (20) apontou que o governo de Ricardo Coutinho (PSB) na Paraíba, que chega ao fim em 2018 após dois mandatos, é aprovado por 59% dos paraibanos. O levantamento foi contratado pelas TVs Cabo Branco e Paraíba.

O instituto entrevistou 812 eleitores com 16 anos ou mais em todas as regiões do estado, entre os dias 16 e 18 do setembro. Segundo a pesquisa, os eleitores que aprovam o governo de Ricardo consideraram a gestão como boa ou ótima. Quanto ao índice de desaprovação, é considerado baixo: apenas 13% dos entrevistados consideraram a gestão de 8 anos ruim ou péssima.

Confira o panorama completo:

+ Ótimo/bom: 59%

+ Regular: 25%

+ Ruim/péssimo: 13%

+ Não sabem avaliar: 4%

O levantamento também questionou os eleitores sobre o modo de governar de Ricardo Coutinho. 68% deles aprovaram o modelo adotado pelo gestor, enquanto, 25% dos entrevistados desaprovaram e 7% não souberam avaliar.

A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e tem 95% de nível de confiança. Ou seja, há uma probabilidade de 95% de os resultados apontados retratarem com fidelidade o panorama.

Fonte: Portal T5

O post Governo de Ricardo Coutinho é aprovado por 59% dos paraibanos apareceu primeiro em Uirauna.NET.

]]>
VEJA VDEO: ?No voto em candidato machista e homofbico?, diz Anittahttp://zero83.com.br/noticia/veja-v-deo-nao-voto-em-candidato

No olho do furacão de uma grande polêmica sobre seu posicionamento político, Anitta voltou a se posicionar no Instagram, na tarde desta quinta-feira (20). A cantora diz que grupos favoráveis a determinado candidato a presidente usa sua imagem como se ela o apoiasse. Anitta desmentiu o tal apoio e voltou a afirmar

“Eu não voto em candidato machista, eu não voto em candidato homofóbico, racista”, declarou a cantora. E continuou: “Não vou participar de jogo político”.

Há dias, a comunidade LGBT pede que a cantora diga claramente que não apoia Jair Bolsonaro. Embora ela não cite o nome do candidato do PSL, parte dos seus fãs entendem que ela é contrária às ideias dele por causa dos seus pronunciamentos recentes.

Assista:

O post VEJA VÍDEO: ‘Não voto em candidato machista e homofóbico’, diz Anitta apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Cia Lunay apresenta o espetculo Iranti e ministra dois dias de oficina de Tribal Fusion na Funesc, confirahttp://zero83.com.br/noticia/cia-lunay-apresenta-o-espetaculo-iranti 

A Cia Lunay desenvolve um estilo de dança chamado Tribal Brasil, que se configura de diferentes formas, tendo como característica principal os trânsitos e traduções de gestos e vestígios das danças populares e afro-brasileiras em fricção com a dança do ventre, indiana e flamenco.

O grupo é coordenado por Kilma Farias desde 2003. Kilma é jornalista, professora de dança do ventre e tribal, mestra em Ciências das Religiões onde desenvolveu a pesquisa “Arte de si na dança Tribal” e agora conclui a Licenciatura em dança na UFPB com a pesquisa “Processo criativo no ensino da dança tribal: entrelaçamentos entre corpo e memória”. Esta última tendo como objeto de pesquisa o espetáculo Iranti.

Além das negociações de linguagens que performam através da estética do fusion, a Cia Lunay atua como um grupo-escola, por onde as alunas da professora Kilma transitam antes de seguirem na cena cultural como artistas independentes. Sendo assim, a Cia Lunay já abraçou mais de 50 bailarinas que imprimiram suas memórias de corpo e movimento no grupo. Memórias essas que são constantemente atualizadas ao serem reconfiguradas através da dança de outros corpos, entendendo as subjetividades e afetividades também como corpo.

Nesses 15 anos, o grupo já montou 9 espetáculo, sendo dois premiados com melhor produção e melhor espetáculo em mostras estaduais, vindo a representar a Paraíba no Fenart. A Cia Lunay desenvolve o projeto Caravana Tribal Nordeste desde 2010, realizando oficinas e mostras de dança em todo Nordeste de modo itinerante. O grupo participa ativamente da cena Tribal, tendo ministrado workshops na Argentina, Peru e Estados Unidos, além de diversos Estados brasileiros.

A montagem de Iranti teve início em 2017 com pesquisas de campo, investigações de corpo, processos de leitura e experimentações. O espetáculo traça e desdobra a história mítica da Deusa Mãe em suas frações e correlações divinas através de vestígios de diversas mitologias, em especial a afrobrasileira, mas de modo fragmentado, passando pelo catolicismo popular e universo das rezadeiras. Pretende ser uma dramaturgia desprendida de narrativa que traz a dança Tribal como expressão. A memória das bailarinas vai ressignificar outros trabalhos dançados na companhia desde 2003, assim como serão levadas para a cena as descobertas pessoais de cada intérprete na busca do despertar de uma mulher mais integralizada com todas as suas possibilidades de manifestação do feminino. Para tanto, foram propostos desafios pessoais a cada uma das intérpretes em busca de estados mais equilibrados de coragem, sensualidade, misticismo e potencialidade cuidadora: faces arquetípicas do feminino que foram elencadas para a montagem.

Assim, as bailarinas buscaram atividades como escalada, canoagem, surf, trekking, skate, entre outras, numa tentativa de desenvolver a atitude guerreira. E essa experiência vivida alimenta as pesquisas de corpo das bailarinas, trazendo os estados de presença necessários para cenas de duelos e enfrentamentos, por exemplo.

Mais do que um espetáculo comemorativo dos 15 anos da Cia Lunay, Iranti propõe o empoderamento das bailarinas dentro e fora do palco, nos fazendo refletir sobre as diversas atuações e expressões do feminino nas sociedades de ontem, hoje e do amanhã.

O espetáculo foi contemplado no edital de 2017 do FMC e se estrutura em 8 cenas com duração total de 30 minutos. As apresentações acontecem dias 21, 22 e 23 de setembro, às 20h, no Teatro Paulo Pontes. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ao valor de R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia.

Uma das propostas do grupo é o compartilhamento de saberes. Assim, dias 21 e 22 de setembro, das 9h às 12h, a Cia Lunay realiza a oficina gratuita “Fundamentos do Tribal Fusion”, também no Espaço Cultural. Para participar, precisa ser maior de 18 anos ou acima de 16 anos, acompanhado de responsável.

Ficha Técnica de Iranti

Direção: Kilma Farias

Produção: Joel Martins e Jaqueline Lima

Bailarinas: Lia Jost, Gabriela Parente, Jaqueline Lima, Kilma Farias, Verônica Alves e Yolanda Cavalcante.

Violinista: Kilma Farias

Trilha sonora: João Cassiano

Identidade visual: Thiago Trappo

Iluminação: João Batista

Figurino: Jaqueline Lima

Sonoplastia: Jéssica Nascimento

O post Cia Lunay apresenta o espetáculo Iranti e ministra dois dias de oficina de Tribal Fusion na Funesc, confira apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
?Atitude desumana?, diz homem que flagrou rapaz jogando balde de gua em morador de ruahttp://zero83.com.br/noticia/-atitude-desumana-diz-homem-que

O homem que flagrou um funcionário de uma churrascaria de Itatiba (SP) jogando um balde de água em um morador de rua disse que a vítima nunca incomodou ninguém. O vídeo, que repercutiu nas redes sociais, causou indignação em moradores da cidade e internautas.

Em entrevista o homem – que preferiu ter a identidade preservada – afirmou que acompanhou toda a situação. Ele conta que estava indo trabalhar e não acreditou no que viu.

“Ele [o morador de rua] estava quieto no canto dele, não incomodava ninguém. Sequer pedia dinheiro ou comida para as pessoas, porque tem vergonha”, relata.

O caso aconteceu por volta das 9h30 do sábado (15), na Avenida Marechal Castelo Branco, no bairro Jardim Arizona.

Por telefone, o dono do estabelecimento  ele afirmou que o rapaz não é morador de rua e que todos os dias compra bebidas alcoólicas no local. Segundo ele, o homem estaria usando a calçada como banheiro e, por isso, um funcionário jogou o balde de água para limpar o chão.

O responsável por flagrar toda a ação discorda da afirmação do funcionário. “Nunca fez nada disso”, afirma indignado.

Segundo o homem responsável pelo flagrante, o funcionário da churrascaria teria ido até o local onde o morador de rua estava sentado, iniciado uma discussão e ameaçado jogar um balde de água fria no rapaz. Minutos depois, o funcionário reapareceu com um balde e o homem começou a filmar a ação.

O post ‘Atitude desumana’, diz homem que flagrou rapaz jogando balde de água em morador de rua apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Asdef diz que provar inocncia sobre acusaes de desvio de verbas, aps operao do Gaecohttp://zero83.com.br/noticia/asdef-diz-que-provara-inocencia-sobre

Na manhã desta quarta-feira (20), o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB) desarticulou um esquema de desvio de verbas destinadas a pessoas com deficiências credenciadas à Associação de Deficientes Familiares (Asdef), em João Pessoa.

Segundo o MP, além das irregularidades em processos de pagamento, os investigados se apropriavam de valores repassados às pessoas portadoras de necessidades especiais e as ameaçavam, caso denunciassem o esquema, como revelaram as vítimas em depoimento. De acordo com o delegado Allan Murilo Terruel, os valores desviados chegam a R$ 3 milhões.

A polícia chegou a cuumprir três mandados de busca e apreensão nas residências de Francisco Isidoro, presidente da Asdef, de Mércia Alves, tesoureira, e na sede da associação, no bairro de Tambauzinho, na capital.

Em nota de esclarecimento, a diretoria da Asdef se defendeu afirmando que vai buscar refutar as acusações às quais chama de “levianas”. Além disso, a associação também lamentou a “espetacularização” midiática sobre os fatos, que ainda estão sendo apurados.

Confira o comunicado na íntegra abaixo:

A diretoria da Associação de Deficientes e Familiares – ASDEF vem a público esclarecer sobre os fatos ocorridos nessa manhã do dia 19 de setembro, envolvendo a atuação da entidade em denúncias referentes ao contrato de Prestação de Serviços ao Tribunal de Justiça da Paraíba com a inclusão de mão de obras de pessoas com deficiência naquela instituição.

Ocorre que a ASDEF não foi previamente notificada para apresentar a documentação capaz de esclarecer todo este equívoco, ninguém de sua diretoria foi ouvido até o momento, e nem sequer teve acesso às razões que levaram a precoce medida cautelar de busca e apreensão cumprida hoje em sua sede.

Lamentamos, sobretudo, a espetacularização midiática que impõe sobre fatos que ainda estão sendo apurados, um julgamento unilateral e indevido, pois, como é notório a toda a comunidade paraibana, e, principalmente entre todas as pessoas com deficiência assistidas, a ASDEF é uma instituição que há 15 anos sempre atuou de forma responsável, transparente e dentro da lei.

Operação Belerofonte: Polícia Civil desarticula esquema de exploração de pessoas com deficiência, na Paraíba

 

A instituição está certa de que no momento adequado refutará a cada uma das levianas acusações, pois o bom trato aos seus usuários e empregados sem foi uma prioridade publicamente reconhecida, devendo aqueles que estão a noticiar fatos caluniosos prestarem também os seus devidos esclarecimentos a justiça.

De igual forma, a instituição não reconhece outras acusações noticiadas que estão deturpando os fatos na tentativa de criminalizar os esforços lícitos que foram adotados pela sua diretoria diante da dificuldade financeira enfrentada, priorizando acordos de natureza alimentar e trabalhista, e com o permanente esforço de honrar com todos os seus compromissos, inclusive, disponibilizando a justiça toda a documentação probatória necessária.

Por fim, a ASDEF agradece ao imenso apoio e solidariedade recebida nesse momento por seus usuários, amigos e parceiros, junto com os quais logo retomará as suas atividades, apoio e militância em favor da pessoa com deficiência e seus familiares.

A diretoria

O post Asdef diz que provará inocência sobre acusações de desvio de verbas, após operação do Gaeco apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Irmos com nomes iguais descobrem que usam o mesmo CPF e que s um tem direitos legaishttp://zero83.com.br/noticia/irmaos-com-nomes-iguais-descobrem-que

Beneditos Duarte Paiva, dois irmãos, nasceram em Groaíras, no interior cearense. O nome igual foi escolha dos pais, Helena e Marculino. O irmão mais velho nasceu em 2 de julho de 1962. O mais novo nasceu um ano depois, em 8 de junho de 1963.

A confusão começou quando o pai deles não fez o registro de nascimento do filho mais novo. Anos depois, a mãe, que não sabia do ocorrido, foi ao cartório buscar a certidão, acabou retirando a 2ª via do documento do filho mais velho. Ninguém percebeu o engano, até os dois já estarem adultos.

CPF de um é, na verdade, a 2ª via do CPF do outro. O mais novo não pode votar, porque não conseguiu fazer título de eleitor. E as dores de cabeça não pararam por aí. “Eu não posso fazer nada no meu nome, eu não existo”.

Os irmãos tentam resolver a situação desde 2013, quando deram entrada em um pedido de novo registro para o Benedito mais novo no fórum de Forquilha, cidade mais próxima de Groaíras. Mas até agora o processo está parado. Segundo a Defensoria Pública, esse tipo de situação é comum; e o principal motivo é a negligência dos pais.

O medo dos irmãos é que os processos de solicitação das aposentadorias sejam comprometidos. E é justamente na hora da aposentadoria que o problema costuma se agravar. Segundo a Defensoria, depois de o Benedito mais novo conseguir o próprio registro de nascimento, é só pedir um novo CPF. A grande dificuldade pode estar na hora de decidir quem fica com as contribuições trabalhistas.

O INSS explica que é possível fazer uma atualização cadastral e separar as contribuições de cada um, mas só depois da decisão da justiça.

O post Irmãos com nomes iguais descobrem que usam o mesmo CPF e que só um tem direitos legais apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
PF pede mais 15 dias para encerrar investigao sobre ataque a Bolsonarohttp://zero83.com.br/noticia/pf-pede-mais-15-dias-para-encerrar

A Polícia Federal pediu nesta quinta-feira (20) a prorrogação por 15 dias do prazo para a conclusão do inquérito em que é apurada a agressão à faca ao candidato presidencial Jair Bolsonaro (PSL).

Segundo divulgado pela Polícia Federal, o pedido tem o objetivo de permitir “o encerramento de diligências indispensáveis à finalização do procedimento”.

O pedido foi feito à 3ª Vara Federal de Juiz de Fora (MG), onde tramita o inquérito policial.

Bolsonaro foi esfaqueado no dia 6 deste mês, durante um ato de campanha, em Juiz de Fora. Uma veia abdominal e os dois intestinos foram atingidos. Ele passou por cirurgia na Santa Casa da cidade e foi transferido para São Paulo no dia seguinte, onde permanece internado.

O agressor, Adélio Bispo, foi preso em flagrante após o ataque.

Uma das linhas de investigação que a Polícia Federal busca esclarecer se o agressor agiu sozinho ou em parceria com outras pessoas.

“Com tais elementos probatórios a serem recolhidos nas próximas semanas, a PF [Polícia Federal] pretende avançar no sentido de caracterizar a autoria e materialidade do ato criminoso, bem como determinar as motivações do agressor e delimitar eventuais co-participações”, afirmou a Polícia Federal, em nota divulgada nesta quinta-feira.

Em depoimento à Justiça e ao ser interrogado por policiais federais que atuaram em sua prisão, Adélio Bispo admitiu ter sido o autor do atentado contra Bolsonaro. Em uma oportunidade, disse que agiu “a mando de Deus”.

O crime está sendo investigado pela Polícia Federal, que instaurará um segundo inquérito para apurar as informações coletadas até o momento, segundo o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

O candidato do PSL é o líder da última pesquisa Datafolha, com 28% das intenções de votos, seguido por Fernando Haddad (PT), com 16%, e Ciro Gomes (PDT), 13%.

Ao longo da semana passada, Bolsonaro demonstrou sinais de evolução e chegou a ser transferido da UTI para a semi-intensiva. Na noite de quarta-feira (12), no entanto, precisou passar por uma cirurgia de emergência por conta de uma obstrução no intestino, voltando à UTI.

O post PF pede mais 15 dias para encerrar investigação sobre ataque a Bolsonaro apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>