Zero83 - Notícias de sua cidade, da paraiba, do brasil e do mundo!!! http://zero83.com.br/ paraiba, notícias, esporte, publicidade, cidades, estado, entretenimento pt-BR Ministrio da Sade abre 128 vagas na Paraba aps sada de profissionais cubanoshttp://zero83.com.br/noticia/ministerio-da-saude-abre-128-vagas-naVia Uirauna.NET - www.uirauna.net

Com a saída dos profissionais cubanos do Mais Médicos, o Ministério da Saúde publicou nesta terça-feira (20), o edital com 128 vagas para 79 municípios e quatro para Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) da Paraíba.

Segundo a publicação, os salários chegam a R$ 11.800,00 e as inscrições iniciam nesta quarta-feira (21) até o domingo (25), pelo site do programa. Confira as vagas para cada cidade paraibana.

Em todo país, serão abertas 8.517 vagas para 2.824 municípios e 34 DSEI.

A medida do Ministério da Saúde ocorreu após Cuba anunciar a saída do programa na última quarta-feira (14). O país alegou “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” ditas por Jair Bolsonaro.

Fonte: Portal T5

O post Ministério da Saúde abre 128 vagas na Paraíba após saída de profissionais cubanos apareceu primeiro em Uirauna.NET.

]]>
Identificadas vtimas de duplo homicdio na PB 393 que liga Cajazeiras So Joo do Rio do Peixehttp://zero83.com.br/noticia/identificadas-vitimas-de-duploVia Uirauna.NET - www.uirauna.net

As vítimas do duplo homicídio que aconteceu na manhã desta terça-feira (20) na PB 393 que liga Cajazeiras à São João do Rio do Peixe foram identificadas.

Trata-se de Fábio Andrade de Araújo, de 27 anos e Alan Lênin Rocha Alves, de 24 anos . Ambos são moradores do Bairro Vila Nova de Cajazeiras.

Os jovens foram assassinados com tiros na cabeça. A autoria do crime, bem como, a motivação continua desconhecida.

Fábio Andrade de Araújo, de 27 anos

 

Alan Lênin Rocha Alves, de 24 anos

Fonte: Blog do Ângelo Lima

O post Identificadas vítimas de duplo homicídio na PB 393 que liga Cajazeiras à São João do Rio do Peixe apareceu primeiro em Uirauna.NET.

]]>
DIA DA CONSCINCIA NEGRA: Racismo no d descanso e impacta a sade e o trabalho dos negros no Brasilhttp://zero83.com.br/noticia/dia-da-consci-ncia-negra-racismo-nao“É coisa de preto”, teria dito o jornalista William Waackminutos antes de entrar no ar em uma transmissão ao vivo. A fala repercutiu como rastilho de pólvora acesa queimando o que houvesse pelo caminho. Foi afastado de sua função de apresentador no mesmo dia e incendiou a discussão sobre o racismo velado no Brasil. Enquanto jornalistas e até o ministro do Supremo Tribuna Federal (STF) Gilmar Mendes manifestaram apoio a Waack, nas redes sociais, os internautas resgatavam a memória e os feitos de grandes personalidades negras utilizando a hashtag #Écoisadepreto. Para a psicanalista Maria Lúcia da Silva, casos como esse são positivos pois descortinam o racismo e promovem o debate acerca do tema num país onde 54% da população se declara preta ou parda.

Frases como a de Waack são repetidas em diversos contextos cotidianamente e segundo pesquisas, o estresse de lidar com a discriminação terminar por afetar a saúde dos negros. Silva alerta que para lidar com situações de racismo e preconceito, as pessoas negras demandam mais energia. “Essa situação acontece desde o nascimento, o tempo todo. O racismo não dá descanso”, ressalta.

Uma das primeiras distorções que episódios de preconceitos acarretam no organismo humano é o aumento da pressão arterial. Posteriormente esse aumento de pressão causa o endurecimento da veias que pode resultar em um ataque cardíaco ou em um acidente vascular cerebral (AVC). Mas para além disso, o racismo também impacta a saúde mental. Um estudo feito por pesquisadores da Universidade do Texas mostra que pessoas que sofreram com discriminação estavam sujeitas a desenvolver alcoolismo e depressão. Co-autora do estudo, a socióloga Trenette Clark diz que a discriminação tem efeitos semelhantes à perda do emprego ou à morte de um ente querido.

É para ajudar a reduzir os efeitos do racismo que existe o Instituto Amma Psique e Negritude, no qual trabalha Maria Lúcia. Uma das frentes do Instituto é preparar profissionais para que eles entendam melhor como os sofrimentos causados pelo racismo podem impactar nas relações sociais.

Para a psicanalista Noemi Kon, organizadora do livro O racismo e o negro no Brasil: questões para a psicanálise “obviamente que essa violência causa sofrimento psíquico”. Ela ainda acrescenta que o racismo “pode fazer com que as pessoas se sintam menos qualificadas a ocupar determinados espaços na sociedade e a estabelecer relações amorosas de qualidade, por exemplo”. A obra surgiu de um episódio de racismo vivenciado em sala de aula, apontado por Maria Lúcia Silva. Para resolver a questão, Noemi propôs um curso que tratasse do racismo nessa área e o passo seguinte foi a concepção do livro.

A psicanalista entende que os debates sobre o racismo estão ganhando mais visibilidade em um período recente. Segundo ela, esse movimento é importante para a desconstrução do mito da democracia racial. O conceito criado por Gilberto Freyre no século passado, segundo ela, prejudica ainda as pessoas que enfrentam situações de racismo e lidam com maiores dificuldades em diversos campos da vida, mas que não se manifestam sobre isso. “É um discurso ideológico que faz com que diferenças individuais sejam colocadas como responsáveis por fracassos individuais”, afirma Noemi.

O negro no mercado de trabalho
O racismo está engendrado de forma estrutural na nossa sociedade, e traz consequências práticas, uma vez que os negros possuem menos oportunidades em áreas essenciais. Um levantamento feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) com dados de 2016 mostra, por exemplo, que quanto mais escolarizados os negros, maior a diferença de salário em comparação com uma pessoa não negra que tenha o mesmo nível de instrução. Os profissionais negros que não completaram o ensino médio ganhavam 92% do que recebiam os não negros com esse mesmo nível de estudo. Essa diferença cai para 85% entre os que têm ensino médio completo. Quando se tratam de trabalhadores com ensino superior, os negros ganham somente 65% do que um trabalhador não negro com a mesma formação.

Os índices de desemprego também são mais altos entre pessoas negras do que no restante da população. Durante a recessão econômica, é este grupo o mais impactado. De 2015 para 2016, a taxa de desemprego total dos negros aumentou de 14,9% para 19,4%, enquanto a dos não negros passou de 12% para 15,2%.

Rodrigo Silva de 22 anos quase engordou essa estatística quando seu contrato de estágio estava próximo do fim, mas ele conseguiu outro emprego. A posição ocupada por Rodrigo na empresa, em um cargo auxiliar também é mais comum entre pessoas negras, segundo a pesquisa realizada na região metropolitana de São Paulo. Enquanto isso, nos cargos de chefia, a presença de pessoas negras é 13,6% menor. Para Maria Lúcia da Silva, isso se dá porque o racismo “dificulta a mobilidade e permanência social em caso de prestígio ou de construção de uma carreira”. Hoje ocorre maior inserção dos negros em segmentos onde tradicionalmente os rendimentos são mais baixos (construção, trabalho autônomo e doméstico) e menor incorporação em outros, que costumam pagar salários mais altos (Indústria, alguns ramos dos Serviços, setor público e o agregado que reúne empresários e profissionais universitários autônomos, entre outros). Na média, os negros receberam 67,8% do rendimento dos não negros, em 2016.

Menos acesso à educação
Há um fosso, ainda, na comparação de acesso aos estudos. Há um evidente atraso escolar dos negros, que se perpetuou desde a abolição da escravidão, no século 19. Desde então, a falta de suporte que admitisse a diferença deixou um déficit na formação deste grupo. Na década passada, houve algum ajuste pelas políticas de cotas afirmativas. Em 2005, somente 5,5% dos jovens pretos e pardos em idade universitária frequentavam a faculdade. Esse número saltou para 12,8% em 2015, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação à população branca, contudo, a distância ainda é enorme: 26,5% dos estudantes brancos entre 18 e 24 anos estavam na univerdade em 2015.

O analfabetismo também revela a desigualdade de condições de negros e brancos. Um levantamento feito pelo movimento Todos Pela Educação em 2016, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad/IBGE), mostra que a taxa de analfabetismo é 11,2% entre os pretos; 11,1% entre os pardos; e, 5% entre os brancos.

A relação entre escravidão e desigualdade
Por ter sido o último país do ocidente a extinguir a escravidão, a relação entre o Brasil e a “instituição”, eufemismo utilizado para nomear a escravatura, ainda é intensa. Segundo o sociólogo e especialista em políticas públicas Humberto Laudares cerca de 20% da desigualdade que acontece ainda hoje em municípios brasileiros tem como fonte a escravidão.

Laudares credita esse cenário a uma falha da sociedade e do Estado brasileiro em promover igualdade de oportunidades para os cidadãos. Para efeito de comparação, os municípios que abrigaram quilombos sofrem ainda mais. “Nós testamos o efeito dos quilombos na desigualdade e encontrarmos que locais que sediaram quilombos são hoje 3% mais desiguais, são mais pobres e ainda têm um nível educacional inferior a municípios com características semelhantes”, relata. Para ele, há um caminho para reduzir o problema: “igualar as oportunidades — saúde, educação, segurança — a partir da infância”.

O post DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: Racismo não dá descanso e impacta a saúde e o trabalho dos negros no Brasil apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
?A PARABA VAI ESTAR SEMPRE EM PRIMEIRO PLANO?, dispara Trcio Pessoa ao confirmar integrao equipe de Bolsonarohttp://zero83.com.br/noticia/-a-para-ba-vai-estar-sempre-emMais um paraibano passa a integrar a equipe de transição do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). o Ex-secretário de Finanças da Paraíba, Tárcio Handel Pessoa, foi chamado para atuar na equipe econômica e o convite foi aceito, segundo ele, seu nome será oficializado com publicação no Diário Oficial da União.

Em entrevista na Rádio Arapuan, Tárcio afirmou que “eu tenho uma perspectiva de pensamento muito direcionado ao fortalecimento da estrutura econômica, ao longo de minha participação no governo da Paraíba pautei meu trabalho na qualidade fiscal, melhoria da gestão publica, para otimizar o resultado gerado pelo governo”.

Tárcio afirmou que “a Paraíba vai estar sempre em primeiro plano” no seu trabalho na equipe de transição do novo governo, que tomará posse em primeiro de janeiro. O chamamento para Tárcio é para atuar junto a nova equipe econômica liderada pelo futuro ministro Paulo Guedes.

Sobre sua experiência, Pessoa ressaltou que “após a saída do governo, há cerca de dois anos, eu me dediquei aos assuntos econômicos e fiscais, fiz mestrado nesta área e tenho focado minha atuação acadêmica e profissional nisso”, finalizou.

 

O post ‘A PARAÍBA VAI ESTAR SEMPRE EM PRIMEIRO PLANO’, dispara Tárcio Pessoa ao confirmar integração à equipe de Bolsonaro apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Trump vira objeto para limpar vasos sanitrios e vendas disparamhttp://zero83.com.br/noticia/trump-vira-objeto-para-limpar-vasos

Quando se admira um artista, líder político, religioso ou social, é normal que se faça camisas, chaveiros e outros adereços para homenagear o ídolo. Mas e quando você é crítico ferrenho desta pessoa? Um neozelandês agora vende na internet piaçabas, objetos usados para lavar vasos sanitários, com a caricatura do presidente norte-americano Donald Trump. Detentor de críticos por todo o mundo, o presidente agora está presente nos banheiros de consumidores de diversos países, visto que as vendas do produto dispararam.

Com o anúncio “Trump até parece ter alguma utilidade ao esfregar o vaso sanitário”, o item está à venda na plataforma Etsy e é entregue a várias nações. Com menos vendas do que o presidente dos Estados Unidos, mas também desejado para limpar privadas por aí, está o líder norte-coreano Kim Jong-Un, que também ganhou uma caricatura para piaçaba e está sendo vendido no mesmo site.

O post Trump vira objeto para limpar vasos sanitários e vendas disparam apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Andr Marques posta antes e depois aps perder 70kg e diz: ?Estava no fundo do poo?http://zero83.com.br/noticia/andre-marques-posta-antes-e-depois-apos

Cinco anos após se submeter a uma cirurgia bariátrica e eliminar 70 kg, André Marques resolveu fazer um desabafo nas redes sociais postando uma foto do antes e depois do procedimento acompanhando de um textão. O apresentador de 39 anos abriu o coração e admitiu que teve medo de morrer na cirurgia e que antes de emagrecer chegou a ficar no “fundo do poço”.

“No dia 19/11/2013 eu entrava para fazer uma cirurgia que mudaria minha vida.Tinha muito medo de morrer nela. Ouvi do meu médico que era mais fácil eu morrer de doenças associadas à obesidade do que da cirurgia. Foi uma decisão difícil, entrei, chorei… amarelei, desisti e depois tomei coragem e lá fui eu. Se passaram cinco anos. Muita coisa mudou, a maioria para melhor. Faço exames sempre e os resultados são ótimos, até e em alguns que é meio comum as taxas terem alguma alteração no caso dos bariátricos, as minhas são excelente. Obrigado, papai do céu e a todos envolvidos nessa caminhada. Ouvi muita coisa contra, gente falando que eu ia morrer, gente que depois dizia que operando é mole, cadê a força de vontade… esses comentários me irritavam no início, mas depois passou. Guardei e dei atenção apenas as milhares de mensagens que recebi de apoio, de pessoas que operaram por minha causa e estavam felizes. Isso que valeu e vale mais”, contou ele.

O apresentador do “The voice kids” e “É de casa” seguiu o post falando dos benefícios que a cirurgia trouxe para a vida dele e fez uma alerta para as pessoas não julgarem quem precisa recorrer à cirurgia.

“Com quatro meses, minha diabetes adquirida tinha desaparecido, uma alegria, pois eu já estava enxergando muito mal! Não faço apologia à cirurgia, não. Falo só o que ela fez para mim. No meu caso, foi ótimo. Só me trouxe benefícios. Não julguem, não impliquem, não façam pouco caso de quem precisou recorrer a ela. Adoraria ter perdido meus 70 quilos com reeducação ou dieta e tal…. Não consegui e estava no fundo do poço, mas eu sei que no fundo de cada poço tem mola! E de lá sai, da maneira que consegui”.

André contou que precisou se “reeducar na marra” e que enfrentou o efeito sanfona, mesmo após ter perdido 70 kg.

“Fui obrigado a me reeducar na marra. Hoje, como de tudo, tudo mesmo, em menor quantidade, demora a adaptação, ainda aprendo coisas, diariamente. Depois que perdi esses 70 quilos, estabilizei, depois engordei um pouco, emagreci um pouco, engordei novamente e emagreci novamente, assim vou levando. É uma luta diária, a cirurgia não é a cura da obesidade, mas um método bem eficaz!”

Ele ainda aproveitou para negar que tenha feito abdominoplastia: “Me perguntam se fiz abdominoplastia para tirar pele, não, não fiz. Fiquei com muito pouca pele. Não foi preciso. Se precisar um dia, faço sem o menor problema. Falaria como sempre falei sobre isso e da minha vida com isso. Me fez bem! Maior que meus 70 quilos OFF é a minha saúde, minha alegria e meu amor que só crescem! Obrigado a todos que diretamente e indiretamente torceram por mim! Amém”.

O post André Marques posta antes e depois após perder 70kg e diz: ‘Estava no fundo do poço’ apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
VEJA VDEO: Wilson Filho acredita que nome de Adriano Galdino frente da ALPB est ?credenciado?http://zero83.com.br/noticia/veja-v-deo-wilson-filho-acredita-que

Adriano Galdino se credenciou. A avaliação direta é do deputado estadual eleito, Wilson Filho (PTB), sobre a sucessão da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba.

“Adriano tomou a decisão mais acertada ao entregar nas mãos do governador Ricardo Coutinho, pelo líder que é, a condução desse processo. Adriano se credenciou com esse gesto”, destacou Wilson.

O ainda deputado federal não revelou seu voto, mas deixou bem clara de quem é sua simpatia.

O post VEJA VÍDEO: Wilson Filho acredita que nome de Adriano Galdino à frente da ALPB está ‘credenciado’ apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Adolescente estuprada durante trs dias na Paraba e polcia prende trs suspeitoshttp://zero83.com.br/noticia/adolescente-e-estuprada-durante-tresVia Uirauna.NET - www.uirauna.net

Três homens foram presos, na manhã dessa segunda-feira (19), suspeitos de estuprar uma adolescente de 17 anos durante três dias na cidade de Sapé, no Brejo paraibano.

De acordo com a Polícia Civil, a jovem saiu de casa na última sexta-feira (16) para encontrar um homem em Guarabira. Segundo a vítima, a relação sexual forçada ocorreu com mais dois outros amigos do suspeito.

Após a denúncia do desaparecimento feita pela família, a adolescente foi encontrada no domingo (18), sozinha em uma pousada na cidade de Mari, na Zona da Mata, informou o delegado Fred Magalhães.

Em depoimento na delegacia, apenas um homem afirma ter mantido relação sexual com a jovem. Os outros dois detidos negam as acusações.

A adolescente recebeu atendimento médico e realizou exames para comprovação da denúncia. A Polícia Civil do município investiga o caso.

Fonte: Portal T5

O post Adolescente é estuprada durante três dias na Paraíba e polícia prende três suspeitos apareceu primeiro em Uirauna.NET.

]]>
Pessoas com necessidades auditivas recebem rteses da Prefeitura de Patoshttp://zero83.com.br/noticia/pessoas-com-necessidades-auditivasA Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (20), no auditório do SAMU, a entrega de 60 aparelhos auditivos para pessoas cadastradas no Centro Especializado em Reabilitação-CER e no programa de Órteses e Próteses, desde o ano de 2015.

O evento contou com as presenças do prefeito interino, Bonifácio Rocha (PPS), do secretário de saúde, Davi Nunes, da diretora do Centro Especializado em Reabilitação, Rejane Batista Soares, além de beneficiários, vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada.

A dona de casa, Rosana Mamede, mãe do pequeno Lázaro Mamede Bernardo, de 3 anos de idade, conta que depois que o filho passou a usar o aparelho auditivo a vida dele mudou. “Ele era agressivo e depois que começou a usar os aparelhos auditivos ele ficou tranquilo, ele hoje tem os aplicativos de bateria de teclado no celular já fazendo o uso desses instrumentos e a coordenação motora dele melhorou cem por cento”, contou Rosana.

A coordenadora do CER, Rejane Batista Soares, disse que, antes dos aparelhos, muitos dos beneficiados não conseguiam mais se socializar, até no ambiente familiar. “A importância desses aparelhos é a qualidade de vida por que muitos deles nem se socizlizavam mais com a família, com os amigos, na escola. A gente têm duas crianças que, realmente, nem queriam sair de casa pelo fato de não escutar, de ficar estresssado de não conseguir conversar com seus pais”, concluiu Rejane.

Para o prefeito interino, Bonifácio Rocha, a entrega desses aparelhos é mais gratificante do que a construção de uma grande obra. “Hoje a gente se sente muito gratificado em entregar a essas pessoas para terem uma melhor qualidade de vida. Eu me sinto muito mais realizado do que construir um prédio do tamanho do mundo por que a gente sabe que um aparelho desse vai melhorar a qualidade de vida e vai direto ao benefício da pessoa”, comentou Bonifácio.

Já o secretário de Saúde, Davi Nunes,   informou que o objetivo da sua gestão é promover a qualidade de vida das pessoas. “A gente tenta num ato como esse que, aparentemente não é uma coisa tão grande, mas o relato que eu ouvi de uma mãe aqui, quebra todo e qualquer paradigma do que a gente imagina o que seja saúde. Então, nós estamos aqui, exatamente, pra isso: nosso papel vai ser, o de ouvir a comunidade, de ouvir os profissionais, tratando da promoção à saúde, da qualidade de vida, e o dano instalado nós vamos cuidar dele de forma que às pessoas possam ter sua saúde restaurada”,

O CER - Centro Especializado em Reabilitação, onde também funciona o setor de Órteses e Próteses, do Município de Patos, fica localizado à Rua Vidal de Negreiros, 299, Jardim Califórnia.

Coordecom

]]>
Senac promove atividade sociocultural com alunos do Jovem Aprendizhttp://zero83.com.br/noticia/senac-promove-atividade-sociocultural-com

O projeto interdisciplinar de Elevação da Escolaridade 2018 foi desenvolvido com o tema Se Liga Nessa!, uma iniciativa com o objetivo de aprofundar a reflexão sobre a literatura infanto-juvenil e estimular a produção literária. A ação pedagógica organizada pelo Senac acontece nesta terça-feira, 20, a partir das 13h, no Auditório da Estação Ciência Cultura e Artes, em João Pessoa.

A programação conta com apresentações artísticas de teatro e dança dos alunos da Escola Sesc Dom Ulrico e sorteios da Coletânea Literária desenvolvida pelo projeto. O trabalho conta com a participação de 852 alunos de diversas unidades: Centros de Educação Profissional (CEP) de Campina Grande e CEP de Cajazeiras; Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria (ESGH); Escola Senac Dom Ulrico (ESDU); e Unidade Móvel (UM).

Reconhecido nacionalmente por sua qualidade, o Programa de Aprendizagem – Jovem Aprendiz do Senac possibilita o ingresso ao mercado de trabalho através de capacitação profissional. Para informações sobre cursos e demais serviços, o telefone para contato é (83) 3214-2330.

O post Senac promove atividade sociocultural com alunos do Jovem Aprendiz apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Populao de Bayeux se revolta e promove confuso na Cmara para pedir eleies diretas ? VEJA VDEOShttp://zero83.com.br/noticia/populacao-de-bayeux-se-revolta-e

A sessão da aprovação de Projeto de Emenda à Constituição (PEC) que altera a lei Orgânica do município e possibilita eleições diretas para a escolha de um novo prefeito em caso de vacância no cargo terminou em confusão nessa terça (20).

Os vereadores de Bayeux deveriam decidir se acatam ou não o projeto, que é de autoria da vereadora Luciene Fofinho (PSB).

Parlamentares de oposição prometem obstruir a apreciação da Lei Orçamentária Anual para pressionar a aprovação da emenda.

Moradores e lideranças políticas do município estiveram na Câmara e o encontro não foi pacífico. Foi necessária a intervenção de seguranças. Mesmo assim vidraças foram vandalizadas e algumas brigas tiveram que ser contidas.

O post População de Bayeux se revolta e promove confusão na Câmara para pedir eleições diretas – VEJA VÍDEOS apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Ricardo Barbosa pede desculpas a Gervsio Maia por ataques aps arquivamento de PEChttp://zero83.com.br/noticia/ricardo-barbosa-pede-desculpas-aAutor da Proposta de Emenda Constitucional que provocou racha na base governamental e conflito com o governador Ricardo Coutinho, o deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para pedir desculpas e destacar interferências na Casa. A PEC em questão proíbe reeleição e eleição antecipada para Mesa Diretora.

Acusado de descumprir o regimento interno na aprovação da PEC, Barbosa afirmou que não houve qualquer quebra e garantiu que a análise da proposta seguiu os mesmos trâmites utilizados em votações anteriores. “Me acusaram publicamente, inclusive autoridades da envergadura do governador Ricardo Coutinho”, lembrou.

Barbosa descartou ir à Justiça contra o engavetamento da PEC, após requerimento contestando a legalidade da sua aprovação, mas acusou o líder do governo, Hervázio Bezerra, de promover ataques públicos a ele. “E trouxe outras vozes que nem dizem respeito a este Poder para igualmente fazê-lo, por mais legitimidade que tivessem, mas nós não ferimos em nenhum momento a legalidade”, disse.

Ele disse esperar que a votação da redação final da PEC seja colocada em pauta pelo presidente Gervásio Maia. “E que não se continue rasgando, como está sendo feito pelo presidente ao tirar de ordem do dia, ao acatar um requerimento falido, com três assinaturas contra 27 votos em plenário”, disse.

No pronunciamento ele pediu desculpas a Gervásio Maia pelos ataques feitos após o presidente acatar recurso contestando a votação.

O post Ricardo Barbosa pede desculpas a Gervásio Maia por ataques após arquivamento de PEC apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Marido a batia para que ela bancasse luxos dele: ?Levei 12 anos para conseguir pagar dvida que meu marido fez em meu nome?http://zero83.com.br/noticia/marido-a-batia-para-que-ela-bancasseBBC

 

Quando deu à luz seu primeiro filho, pouco antes de completar 29 anos, Annie* estava casada havia oito anos, coordenava 19 funcionários e ganhava mais do que o marido.

Ele às vezes era grosseiro e agressivo quando o casal estava na companhia de outras pessoas – mesmo assim, a esposa sempre “ficou do lado dele”, a ponto de se afastar de sua própria família.

Quando o bebê nasceu, entretanto, a relação mudou – ela foi despedida enquanto estava em licença-maternidade e ele recebeu uma promoção e um aumento de salário.

Ele costumava pagar a hipoteca da casa, localizada perto de Reading, a 65 km de Londres, mas Annie era responsável por praticamente todo o resto. Após a demissão, ela aceitou um emprego de meio expediente, com salário mais baixo, mas o companheiro se recusou a dividir o pagamento da babá ou a aumentar o valor que dava para as despesas domésticas.

Depois que seus outros dois filhos nasceram, em um intervalo de quatro anos, ela tinha dificuldades para quitar as contas e comprar comida, roupas, sapatos e outros produtos essenciais.

Logo a situação se tornou ainda pior: ele começou a pagar as faturas de seu cartão de crédito, que incluíam itens de luxo, com o dinheiro destinado para as despesas da casa.

A história de Annie é típica de um padrão de comportamento controlador conhecido como abuso financeiro, dizem ativistas.

Nicola Sharp-Jeffs, diretora da ONG britânica Surviving Economic Abuse, descreve esse padrão como “uma forma quase invisível de violência doméstica”.

Sharp-Jeffs explica que, nessas situações, as vítimas se sentem incapazes de deixar seus parceiros abusivos, mesmo quando há agressão física. Ela quer que o governo do Reino Unido avance com os planos de incluir esse tipo de violência em uma nova definição legal de abuso doméstico.

“Nós tínhamos a conta dele, a minha conta e uma conta para as despesas conjuntas”, diz Annie.

“Ele comprava coisas nos cartões de crédito e, obviamente, quanto mais ele gastava…mais o valor do débito automático aumentava. Então eu tinha que colocar mais dinheiro.”

O resultado, diz, foi que o marido “tinha muito dinheiro”, porque seus gastos com motos, equipamentos fotográficos de ponta e roupas de grife, eram todos retirados da conta conjunta.

“Enquanto isso, eu acordava todo domingo de manhã e levava as crianças para comprar calças de vinte centavos em uma feira de usados.”

‘Tão isolada… tão controlada’

O marido de Annie se tornava cada vez mais violento – no final do casamento, ele batia nela todos os dias.

“Assim que tive meu primeiro filho, ele começou a me bater.”

Ela diz que o marido se sentiu culpado depois da primeira agressão, chorou e a presentou com flores, prometendo que nunca faria aquilo de novo.

“Não é como se alguém entrasse na sua vida um dia e batesse em você. Eles vão te trabalhando devagar para que você aguente ser agredida”, diz.

“Eu estava tão isolada…você está tão controlada naquele momento.”

BBC
Ela diz que o ex-marido a agredia física e psicologicamenteImagem: BBC

Annie começou a trabalhar em tempo integral para levar mais dinheiro para casa, mas o valor não suficiente.

“Eu ainda não tinha dinheiro para pagar pelo estilo de vida dele ou por comida para todos nós, então consegui um emprego noturno de limpeza.”

Durante cinco anos, ela trabalhou 60 horas por semana, dormindo apenas quatro ou cinco horas por noite.

Depois do expediente, colocava as crianças na cama e às 21h seguia para o outro trabalho, terminando o turno à uma da manhã e começando tudo de novo às 6h, porque o marido não gostava que as crianças o acordassem.

Além disso, o companheiro insistia em ter um jantar só para ele todas as noites. Pago e preparado por Annie, os pratos deveriam estar em uma bandeja quando ele chegasse em casa.

Falhas nesse sistema resultavam em surras.

“Agora isso me dá vergonha, pensar que eu realmente cheguei a esse estado.”

Sapatos velhos

Ele a culpava pelos problemas financeiros do casal, acusando-a de ser incapaz de administrar o próprio dinheiro, fazendo-a se sentir culpada até por substituir um par de sapatos que estava estragado.

O banco encorajou-a a fazer um empréstimo para quitar um saldo negativo de 7,5 mil libras (R$ 36 mil, na cotação atual) na conta conjunta, mas a dívida voltou a crescer pouco tempo depois.

Ela fez outro empréstimo e, desta vez, o banco cancelou o serviço de “overdraft“, que permite que o correntista gaste mesmo quando não tem dinheiro na conta – ou seja, que a conta vá ficando cada vez mais negativa até que entrem recursos suficientes para cobrir o saldo.

Sem essa alternativa, as despesas do marido rapidamente esvaziaram a conta conjunta, o que fez o banco recorrer à conta de Annie e, quando essa também ficou vazia, retirar fundos da conta do marido, o que o deixou furioso.

Um dia, o casal se encontrou no centro da cidade durante a hora do almoço para discutir a situação. Foi quando ele deu um soco no rosto de Annie.

“Fugi para voltar ao trabalho e ele disse: ‘você pode correr, mas vou acabar o serviço quando chegar em casa.'”

Mais tarde, Annie teve um colapso nervoso durante uma reunião e seu chefe a chamou para conversar e lhe entregou o número de um abrigo para mulheres.

“Peguei as crianças na escola e dirigi – e foi isso.”

Ela ficou no abrigo durante seis semanas antes de voltar para casa, depois que o marido foi persuadido a sair.

Ela teve que obter uma liminar e um botão do pânico para impedi-lo de se aproximar da casa, gritar com ela e atacar seus amigos.

A família ficou “instantaneamente” melhor quando o ex-marido e seus gastos descontrolados foram embora, conta a mulher.

No total, depois que as contas de todos os cartões de crédito, cartões de loja e débitos automáticos chegaram, Annie ficou com dívidas de cerca de 58 mil libras (R$ 279 mil, na cotação atual).

Ela também assumiu a hipoteca, determinada a manter sua casa.

O banco tentou reaver o imóvel, mas ela ganhou em apelação e eles cancelaram as 8 mil libras (R$ 38 mil, na cotação atual) que ela devia.

Em 2017, Annie finalmente quitou as dívidas – 12 anos após o término do casamento – e está quase acabando de pagar a hipoteca.

A casa está vazia e em más condições, mas pelo menos é dela, diz.

Para pessoas em situações semelhantes, a britânica diz que é importante se fazer algumas perguntas: “As coisas são igualitárias entre o casal? Seu companheiro gasta dinheiro em luxos enquanto você fica de bolsos vazios? Você pode falar livremente sobre finanças sem ninguém ficar nervoso em casa?”

Como voluntária do Surviving Economic Abuse, ela agora percebe que tal violência foi um fator chave para ficar no relacionamento por tanto tempo.

“Eu não tinha dinheiro algum. Eu não podia fazer crédito aparecer do nada”, ressalta.

Ela afirma que odiava o marido e que não estava com ele por amor.

“Eu estava vazia, mas havia alguma parte de mim que sabia que o que ele estava fazendo era errado e que eu tinha que fugir.”

*Foi usado um pseudônimo para proteger a identidade da entrevistada.

O post Marido a batia para que ela bancasse luxos dele: ‘Levei 12 anos para conseguir pagar dívida que meu marido fez em meu nome’ apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Escola sem Partido entra em pauta novamente e relatrio deve ser votado hoje (20)http://zero83.com.br/noticia/escola-sem-partido-entra-em-pautaApós adiamentos, Comissão Especial da Câmara dos Deputados prevê votar substitutivo às 14h30

Após adiamentos sucessivos, o projeto de lei Escola sem Partido (PL 7180/14) entra novamente na pauta da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, às 14h30. A reunião acontece no plenário 5 e prevê a votação do documento, apresentado pelo deputado Flavinho (PSC-SC), chamado de substitutivo – nome dado ao texto que altera significativamente a proposta original. Com a aprovação, estará prevista a afixação de cartazes, nas salas de aula, com seis “deveres” do professor (confira abaixo).

O texto do PL está disponível na Câmara dos Deputados e prevê a alteração de parte do artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) – a Lei 9.394, de 1996. A nova redação, específica para o inciso XIII, prevê o “respeito às convicções do aluno, de seus pais ou responsáveis, tendo os valores de ordem familiar precedência sobre a educação escolar nos aspectos relacionados à educação moral, sexual e religiosa, vedada a transversalidade ou técnicas subliminares no ensino desses temas”.

A justificativa apresentada pelo autor, o Deputado Federal Erivelton Santana (PATRI-BA), defende a “opinião de que a escola, o currículo escolar e o trabalho pedagógico realizado pelos professores em sala de aula não devem entrar no campo das convicções pessoais e valores familiares dos alunos da educação básica”.

Em contrapartida, é importante refletir sobre a contribuição das instituições de ensino para a formação crítica dos alunos. “O papel social da escola, e sobretudo do professor, é fundamental para transformação do indivíduo, para ajudá-lo a ser livre, autônomo e crítico, capaz de intervir de forma consciente na sociedade”, destaca a docente em Filosofia e Sociologia, Fernanda Moutinho da Silva. O objetivo do professor em sala de aula não é “ferir” a liberdade individual e as “convicções” do aluno, complementa a docente, mas contribuir de forma ampla para reflexões críticas e solidárias sobre a realidade.

As mudanças na LDB podem refletir na educação básica – com impactos diretos sobre discussões em sala de aula, adoção de livros didáticos e paradidáticos –, nos critérios de avaliação do ensino superior, avaliação de ingresso na carreira de docente, entre outros.

Liberdade de ensino e aprendizagem

O tema é polêmico uma vez que pode gerar interferência na liberdade de ensino e aprendizagem, previstas expressamente na Constituição Federal de 1988. De acordo com o artigo 206, inciso II, o ensino será ministrado com base em princípios como “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber”.

A garantia assegurada pela Constituição Federal e pela LDB é fundamental para o desenvolvimento intelectual dos jovens, para a prática docente e, principalmente, para o respeito à pluralidade e igualdade. “A educação escolar deve prezar pela evolução abrangente do aluno. Defender as próprias ‘convicções’ de maneira acrítica e unilateral (sobretudo no aspecto político e social), sem considerar o universo amplo do saber, bem como o respeito e a preocupação com o coletivo, é resignar-se à uma condição social crônica desigual do nosso país”, pontua Moutinho. A redação está igualmente reproduzida no artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Cartazes com “deveres” do professor

Entre os “deveres” do professor que devem constar nos cartazes afixados em sala de aula está a vedação de “persuadir” os alunos em relação a posicionamentos políticos, partidários ou ideológicos. Os professores também estariam proibidos de estimular o engajamento em manifestações e deveriam reservar a educação moral para a família, a partir das respectivas convicções. Confira abaixo:

  1. Não se aproveitará da audiência cativa dos alunos, com o objetivo de cooptá-los para nenhuma corrente política, ideológica ou partidária;
  2. Não favorecerá, nem prejudicará os alunos em razão de suas convicções políticas, ideológicas, morais ou religiosas;
  3. Não fará propaganda político-partidária em sala de aula, nem incitará os alunos a participar de manifestações, atos públicos e passeatas;
  4. Ao tratar de questões políticas, socioculturais e econômicas, apresentará aos alunos, de forma justa, as principais versões, teorias, opiniões e perspectivas concorrentes a respeito;
  5. Respeitará o direito dos pais a que seus filhos recebam a educação moral que esteja de acordo com suas próprias convicções;
  6. Não permitirá que os direitos assegurados nos itens anteriores sejam violados pela ação de terceiros, dentro da sala de aula.

O post Escola sem Partido entra em pauta novamente e relatório deve ser votado hoje (20) apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Silvio Santos alfineta Mara Maravilha: ?Ningum suporta?http://zero83.com.br/noticia/silvio-santos-alfineta-mara-maravilha

Que Silvio Santos não tem filtro, todo mundo sabe. O apresentador e dono do SBT resolveu falar algumas verdades sobre a geladeira dada em Mara Maravilha durante o quadro ‘Levanta-te’ do Programa Silvio Santos do último domingo (18), após polêmicas nos programas do canal.

“No Programa do Ratinho tem aquela moça que ninguém suporta, a Mara Maravilha. É um caso que não sei por que até hoje ela está aqui nesta empresa. Da mesma forma como auditório quer que eu mande embora o Ratinho, vocês querem ver só? O que faz com a Mara Maravilha?”, perguntou, diante da resposta da plateia: “Manda embora!”

“Tenho que me inteirar da vontade das minhas colegas e tomar providências”, complementou. No ‘Jogo dos 3 Pontinhos’, Silvio falou diretamente com a apresentadora: “Escuta, Mara Maravilha, você foi expulsa dos programas aqui do SBT por qual razão? O diretor artístico chamou você e falou: ‘Está expulsa porque se mete em tudo!’ Você quer ser a dona do programa, falar mais que seus colegas, mandar mais do que seus colegas.” Carlinhos Aguiar, Flor, Lívia Andrade e Helen Ganzarolli confirmaram o comportamento da colega.

O post Silvio Santos alfineta Mara Maravilha: ‘Ninguém suporta’ apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Aps fim de noivado, Ariana Grande posa beijando garotahttp://zero83.com.br/noticia/apos-fim-de-noivado-ariana-grande-posa

Ariana Grande, 25, repercutiu nas redes sociais ao postar uma foto beijando uma mulher nesta segunda (19). A garota é Courtney Chipolone, uma das melhores amigas da cantora e figura frequente nos vídeos e fotos de Grande.

“Mas ela é minha prima de primeiro grau”, escreveu a artista. A legenda faz referência a um diálogo do filme “Meninas Malvadas” (2004), no qual a personagem de Amanda Seyfried beija seu primo e se justifica a uma amiga dizendo que ele é seu primo de primeiro grau.

Chipolone também replicou a foto em suas contas pessoais com a sequência da citação: “Então você tem seus primos, e daí você tem seus primos de primeiro grau, e então você tem seus primos de segundo grau”, escreveu.

A cantora também deu dicas da referência postando nos stories da rede social imagens do filme mescladas com as do vídeo de “thank u, next”, hit que fala sobre seus ex-namorados e com o qual está desde então no topo das paradas.

“Não me diga que essa é a Ari”, brincou uma fã, em referência à letra da nova canção, na qual a cantora diz ter encontrado outra pessoa com este nome. “Temos discussões melhores/ Sei que eles dizem que eu sigo em frente muito rapidamente/ Mas essa irá durar/ O nome dela é Ari/ E eu sou muito boa com isso”, diz a letra, falando sobre amar a si mesmo.

A canção menciona, por exemplo, o comediante Pete Davidson, com o qual a cantora rompeu um noivado em outubro, após a notícia da morte do rapper Mac Miller, ex-namorado de Grande.

Em menos de duas horas de sua publicação, a foto já contabilizava mais de 1,5 milhão de curtidas e 14 mil comentários somente no Instagram. Muitos fãs perguntaram se a cantora é lésbica ou bissexual, outros comentam explicando a legenda.

Grande já havia gerado comoção após publicar uma foto com um novo corte de cabelo, mais curto do que o habitual rabo de cavalo. Mesmo assim, ela não deixou de usar as madeixas longas, confundindo seus seguidores.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

‘yeah but she’s my FIRST cousin’ @courtneychipolone @lexie1225

Uma publicação compartilhada por Ariana Grande (@arianagrande) em

O post Após fim de noivado, Ariana Grande posa beijando garota apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Joo no ser marionete de Ricardo no governo do Estado ? PorNonato Guedeshttp://zero83.com.br/noticia/joao-nao-sera-marionete-de-ricardo-noTenho ouvido em rodas políticas, em João Pessoa, o vaticínio de que o governador eleito da Paraíba, João Azevedo, será uma espécie de “marionete” do governador Ricardo Coutinho que está se despedindo do Palácio da Redenção após oito anos de expediente. Os comentários são embasados no raciocínio de que Azevedo deve sua eleição, de forma decisiva, a Ricardo, uma vez que nunca havia disputado cargo eletivo nem possuía sinais de empatia com o eleitorado, portando-se eminentemente como um técnico que cumpria missões no planejamento de obras de infraestrutura para o Estado e na execução dessas obras de impacto.

Quem assim se expressa quer insinuar, de forma sub-reptícia, que João Azevedo não tem autonomia de voo e, logo, seria visceralmente dependente das ordens de comando de Ricardo Coutinho, um político que se revelou vocacionado para o Executivo, tanto na prefeitura municipal de João Pessoa, que é uma vitrine, como no governo do Estado, que vem empalmando pela segunda vez. Não endosso esse “achismo” acerca do que pode vir a ser a administração de Azevedo nem concordo com a suposição de que o governador eleito é, digamos assim, desequipado para exercer a administração pública.

Ora, João Azevedo tem sido partícipe do êxito das ações administrativas que Ricardo Coutinho fez deslanchar, quer na prefeitura da Capital, quer, sobretudo, no governo do Estado. Talvez poucos como ele, além do governador Ricardo Coutinho, conheçam a estrutura da máquina administrativa paraibana e tenham se enfronhado na avaliação dos gargalos que emperram uma eficiência maior e uma produtividade mais salutar do aparelho governamental. Além do mais, João é antenado com a conjuntura nacional, sabendo discernir, perfeitamente, a quantas anda a relação custo-benefício de qualquer obra planejada ou cogitada e, no reverso da medalha, as disponibilidades de Estados como a Paraíba para fazer frente aos desafios que virão.

Quando se afirma que o governo João Azevedo será um governo de continuidade, a referência é subliminar e até ilustrativa no sentido de realçar a identidade e o entrosamento entre ele e Ricardo Coutinho quanto a prioridades da prestação serviço público à população paraibana. Ninguém mais qualificado do que Azevedo para dizer com segurança o que é supérfluo e o que é essencial. Essa característica já é um alvissareiro ponto de partida para a concepção realista da administração, descartando-se, por inúteis, promessas ou propostas mirabolantes que, não raro, resultam em fiasco e fazem administradores pagarem “mico” perante a opinião pública.

Claro que João Azevedo procurará manter o melhor relacionamento possível com Ricardo Coutinho, não deixando de consultá-lo sobre algumas questões, especificamente sobre realizações pendentes ou em andamento, para se atualizar sobre o próprio ritmo que a gestão deve ter. Isto não significa subordinação, dependência ou digam lá o que quiserem. De sua parte, Ricardo Coutinho terá que ter a humildade de compreender que a cadeira do poder já lhe pertencerá e que o ocupante de plantão, ungido pelo voto popular, tem toda a legitimidade para fazer coisas a seu talante, inclusive, alterar rotas traçadas para se ajustar aos novos ventos. Repito o que disse no meu livro “A Fala do Poder”: governantes, em geral, são reféns, isto sim, das conjunturas, que podem ser madrastas ou adversas ou francamente generosas. É com a conjuntura e não com obsessão referente a Ricardo que Azevedo medirá a régua e o compasso do período que vai enfeixar.

O post João não será marionete de Ricardo no governo do Estado – Por Nonato Guedes apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Edital para o Mais Mdicos tem 128 vagas em 79 municpios na PBhttp://zero83.com.br/noticia/edital-para-o-mais-medicos-tem-128-vagas
O novo edital do Ministério da Saúde para contratação profissionais para o ‘Mais Médicos’, publicado nesta terça-feira (20), no Diário Oficial da União, oferece 128 vagas em 79 cidades da Paraíba.

Quatro das vagas são destinadas para Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

Podem concorrer as vagas abertas com a saída dos médicos cubanos brasileiros e estrangeiros que tenham registros no CRM do Brasil.

As vagas, abertas para substituir médicos cubanos, que começaram a deixar os municípios na semana passada.

Os profissionais selecionados receberão salário de R$ 11.865,60 por 36 meses, com possibilidade de prorrogação. As atividades dos médicos incluem oito horas acadêmicas teóricas e 32 em unidades básicas de saúde.

Como há vagas em áreas distantes, será repassada ajuda de custo para o médico que solicitar. Além do requerimento, o profissional deverá anexar comprovantes de residência no local.

Confira  vagas por municípios

O post Edital para o Mais Médicos tem 128 vagas em 79 municípios na PB apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Aparncia de Lula comove juzes, que discutem priso domiciliarhttp://zero83.com.br/noticia/aparencia-de-lula-comove-juizes-que

A aparência envelhecida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria impressionado alguns juízes de tribunais superiores em Brasília. Segundo apurado pela jornalista Mônica Bergamo, do jornal ‘Folha de S. Paulo’, a possibilidade de insistir na prisão domiciliar do petista voltou a ser discutida em gabinetes.

Preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde abril, após ser condenado em segunda instância, no âmbito da Lava Jato, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o ex-presidente prestou depoimento à Justiça na última quarta-feira (14).

O texto salienta que, mesmo tendo voltado à pauta, a ideia da concessão de uma prisão domiciliar ao petista ainda é considerada remota. O pedido foi aventado há alguns meses, mas foi temporariamento arquivado após a alteração da composição das turmas do Supremo Tribunal Federal (STF).

O post Aparência de Lula comove juízes, que discutem prisão domiciliar apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>
Careca, atriz de ?A Barraca do Beijo? sofre preconceito durante voo: ?Droga de cncer?http://zero83.com.br/noticia/careca-atriz-de-a-barraca-do-beijo

A atriz Joey King, 19, de sucessos como “A Barraca do Beijo” e “Invocação do Mal”, usou suas redes sociais para contar que sofreu preconceito, durante um voo, por estar careca. “Por que as pessoas são estúpidas às vezes?”, questionou a jovem em sua conta no Twitter.

Segundo a artista, um homem, que estava sentado ao seu lado no avião, tirou uma foto sua sem pedir permissão, como se ela não fosse perceber, e enviou para a mulher, afirmando que estava ao lado de uma garota com câncer e que estava com “medo de pegar a doença”.

“Eu li a mensagem por cima do ombro dele e dizia: ‘Uma garota careca do meu lado, com a droga de um câncer, tossiu e eu não quero ser contaminado’… Você está de brincadeira?”, postou Joey no Twitter neste domingo (19).

A atriz raspou a cabeça no mês passado para fazer a série “The Act”, da plataforma Hulu, que contará histórias de crimes reais. Joey vai interpretar Gypsy Rose Blanchard, que matou a mãe, Dee Dee (que será vivida por Patricia Arquette), após ser forçada a viver por anos como uma pessoa doente, apesar de ser saudável.

http://

Visualizar esta foto no Instagram.

Voting tastes as good as it feels 😉 #IVoted #didyou

Uma publicação compartilhada por Joey King (@joeyking) em

http://

Visualizar esta foto no Instagram.

The Kissing Booth is now streaming on Netflix worldwide!! If you’ve seen it, let me know what you think. Thank you for all your love so far 💋 #thekissingbooth

Uma publicação compartilhada por Joey King (@joeyking) em

 

O post Careca, atriz de ‘A Barraca do Beijo’ sofre preconceito durante voo: ‘Droga de câncer’ apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

]]>