Congresso Jurídico das FIP enfatiza tema da corrupção e abre espaço para participação efetiva dos acadêmicos de Direito. Escute

Congresso Jurídico das FIP enfatiza tema da corrupção e abre espaço para participação efetiva dos acadêmicos de Direito. Escute

08/11/2018 às 21:30 Vista: 24 Vez(es)

Uirassu Medeiros, representante do Ministério Público da cidade de Patos, falou à imprensa local sobre o tema da corrupção, que inclusive foi debatido durante o Congresso Jurídico das Faculdades Integradas de Patos (FIP) nesta quinta-feira (08).

Ele iniciou dizendo que o tema já virou rotina na vida dos brasileiros, promovendo várias discussões fora do âmbito acadêmico.

Sobre o famoso “jeitinho brasileiro”, Uirassu comentou que existe certa confusão do senso comum sobre o que é corrupção no âmbito jurídico e sobre o que pode se chamar de jeitinho brasileiro, já que este último está mais ligado aos desvios morais e éticos do cidadão.

Indagado para opinar sobre o maior desafio atualmente para se combater a corrupção no Brasil, ele considerou que a dificuldade maior é modificar a mentalidade da população de uma forma geral, sobretudo das pessoas que integram as instituições mais importantes do país.

Coordenador das FIP enfatiza participação de acadêmicos de Direito

Já o coordenador do curso de Direito das FIP, Dr. André Gomes, comentou que o tema da corrupção tem sim ligação com alguns atos incorretos do brasileiro, a exemplo de furar filas, comprar um cd ou dvd piratas, falsificar documentos, entre outras práticas ainda mais sérias e que fogem do que seria o ideal para um cidadão correto.

No tocante à participação dos alunos do curso de Direito, o coordenador disse que esses têm total liberdade para elaborar trabalhos científicos e também apresentá-los durante o evento, além de opinarem sobre a temática debatida.

Ouça mais detalhes nas entrevistas que seguem abaixo.


Matéria por Patosonline.com

 

VIA: Patos Online

Deixe seu comentário