Água dos açudes paraibanos dá para encher açude de Boqueirão, diz especialista

Água dos açudes paraibanos dá para encher açude de Boqueirão, diz especialista

22/10/2016 às 14:30 Vista: 280 Vez(es)

foto: Paraíbaonline

O especialista em Recursos Hídricos e funcionário aposentado da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba(Aesa), Isnaldo Cândido, falou que em 20 anos que trabalhou na Aesa nunca viu uma situação tão crítica dos mananciais paraibanos.

Segundo dados da Aesa, dos 126 açudes monitorados na Paraíba, apenas 38 estão com mais de 20% da sua capacidade total de armazenamento, 31 estão com menos de 20% do volume e 58 mananciais estão com menos de 5% do total de água.

– Dos 126 açudes que a Aesa monitora, a nossa capacidade armazenada seria de 3 bilhões e 800 milhões. Nós só estamos com 511 milhões e isso representa, em todo Estado, 11, 6% de sua capacidade. É uma situação preocupante, difícil, quem mais sente os impactos é a zona rural, as pessoas que não têm água. Se Boqueirão estivesse cheio, ele representa um volume armazenado de 411 milhões. Em todo Estado hoje, nós só temos 511 milhões. A água armazenada hoje nos açudes monitorados da Aesa dava para encher o Açude Epitácio Pessoa- lamentou.

O especialista diz que a responsabilidade não pode ser colocada apenas para Deus e destaca que a parte técnica das instituições responsáveis tem que ser objetiva.

– A nossa classe política tem que se unir! Ou vai no objetivo comum ou não adianta querer seu o pai da criança. Vamos cuidar da criança que é o açude, o monitoramento, é a gestão – concluiu.

As informações foram veiculadas na Rádio Campina FM.

VIA: Paraiba Online

Deixe seu comentário