Brasileiro está um pouco mais seguro com as instituições, mas tem leve queda na confiança em pessoas

Brasileiro está um pouco mais seguro com as instituições, mas tem leve queda na confiança em pessoas

15/08/2016 às 07:00 Vista: 87 Vez(es)

s

Brasileiro anda ressabiado

O brasileiro está confiando um pouco mais nas instituições, mas, em compensação, tem confiado um pouco menos em pessoas e grupos sociais. Pelo menos é o que diz o Índice de Confiança Social, realizado todos os anos pelo IBOPE Inteligência.

Em um ranking de 0 a 100, o brasileiro apresenta “alguma confiança” em pessoas e grupos sociais, com 66, frente aos 67 que tinha registrado no ano passado. Por outro lado, ainda que haja alguma melhora, o índice para instituições está em 46, frente aos 45 do ano passado.

O corpo de bombeiros é a instituição que o brasileiro mais confia, com 83 – melhora de dois pontos em relação a 2015. O ranking ainda confirma a insegurança do brasileiro com o Sistema Público de Saúde, o menos confiável, com 34.

Há de se notar que a Igreja sofreu o maior golpe na simpatia popular, ainda que se mantenha “confiável” na opinião pública. Em 2015, tinha 71; este ano, já apresenta 67.

Agora, se tratando de pessoas e grupos sociais, o brasileiro continua confiando na sua família, com 86. Mas, quando o assunto for outros brasileiros, a confiança despenca: 54 pontos no ranking.

VIA: Radar on-line

Deixe seu comentário