Edvan Alexandre fala sobre crescimento da importância de decisões tomadas no judiciário: ‘o poder judiciário assumiu a agenda nacional’

Edvan Alexandre fala sobre crescimento da importância de decisões tomadas no judiciário: ‘o poder judiciário assumiu a agenda nacional’

12/07/2018 às 00:00 Vista: 49 Vez(es)

O jornalista Gutemberg Cardoso reuniu no programa Master News da noite desta quarta-feira(11) os especialistas em direito: Rita de Cássia, Carlos Sarmento, Edvan Alexandre e Pedro Sabino. Durante o debate eles discutiram os principais temas que vem chamando a atenção na semana como os casos mais recentes de embates entre os membros do judiciário nacional e a maior publicização do que vem ocorrendo nas instâncias da justiça brasileiras, os efeitos positivos e negativos desta maior publicidade.

Os membros da bancada iniciaram o debate discutindo a publicidade que é feita de todos os momentos decisivos para o país. Para Edvan Alexandre isso se compreenderia porque o poder judiciário tornou-se protagonista diante da opinião popular, ”o poder judiciário assumiu a agenda nacional, antes você via os grandes temas serem debatidos no plenário ou pelo executivo”. Ele afirmou que o poder judiciário assumiu o ônus e o bônus de um papel de decidir acerca de temas polêmicos que o poder legislativo passou para ele.

Em seguida foi tratado se esta omissão por parte do poder legislativo que deixaria a missão de tratar sobre casos mais polêmicos a cabo do poder judiciário seria uma fuga da responsabilidade. Carlos Sarmento afirmou que o poder executivo e o poder legislativo estariam levando ao poder judiciário temas que deveriam ser tratados por eles, deixando o terceiro poder na obrigatoriedade de tratar sobre assuntos mais espinhosos. Mas segundo ele isso teria sido bom para o judiciário pois teria aproximado os olhares da população média em relação ao judiciário.

Rita de Cássia por sua vez falou se com essa maior exposição do poder judiciário o exercício da função por parte de todos os envolvidos com esta área ganharia mais responsabilidade, cobranças e força. Segundo ela o judiciário seria sempre muito cobrado independente da instância em que se passa o caso, comparando com uma passagem sua recente por Portugal ela afirmou que no país europeu nada que é tratado nos tribunais é exposto para o povo assim como ocorre no Brasil. Segundo ela a exposição como se dá em nosso país faz com que o debate se aproxime não apenas dos profissionais do ramo, mas da população comum. Acerca disso tudo Pedro Sabino afirmou que estas mudanças que viriam ocorrendo no Brasil seriam favoráveis para o fortalecimento do processo democrático no Brasil. Assista ao debate completo no vídeo abaixo:

Master News

Ao vivo: #MasterNews.

Gepostet von TVMaster am Mittwoch, 11. Juli 2018

O post Edvan Alexandre fala sobre crescimento da importância de decisões tomadas no judiciário: ‘o poder judiciário assumiu a agenda nacional’ apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

VIA: Polêmica Paraíba

Deixe seu comentário