Infectologista tranquiliza população sobre agulhadas no São João: ”apenas uma brincadeira de mau gosto”

Infectologista tranquiliza população sobre agulhadas no São João: ”apenas uma brincadeira de mau gosto”

13/06/2018 às 20:00 Vista: 32 Vez(es)

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou no programa Master News desta quarta-feira(13) a infectologista Alda Lúcia. Durante a entrevista Alda falou sobre os casos de ataques com agulhas que vem sendo relatados no São João de Campina Grande neste ano de 2018 e que estaria assustando muitas pessoas e as levando a evitar a festividade.

Segundo a médica, o risco de contaminação mesmo em hospitais onde os profissionais estariam expostos a material biológico com alto poder infectante seria baixíssimo devido a característica do HIV de não ser um vírus muito resistente fora do ambiente que lhe é propício. ”Na minha opinião é uma brincadeira maldosa de péssimo gosto, mas o risco é muito baixo”.

Alda afirmou que as pessoas que estariam disseminando tais ataques seriam na realidade pessoas mal intencionadas em busca de visibilidade. Ela também explicou como se dá o tratamento preventivo em caso de risco de infecção por HIV: ”basicamente são medicamentos anti-retrovirais para HIV, porque a Hepatite B na realidade já possui uma vacina que a pelo menos 30 anos se recebe após o nascimento e os outros tipos de Hepatite se fazem necessários exames prévios”.

Questionada se seria necessário algum tipo de receio em relação a este tipo de ataque a médica garantiu que a população paraibana pode ir ao São João de Campina sem medo, pois na realidade a disseminação do medo seria o real objetivo de quem vem praticando os ataques e espalhando as histórias sobre os casos. ”Sabemos que o risco é baixíssimo e se o paciente fizer o tratamento corretamente esse risco torna-se inexistente”.

 

O post Infectologista tranquiliza população sobre agulhadas no São João: ”apenas uma brincadeira de mau gosto” apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

VIA: Polêmica Paraíba

Deixe seu comentário