INSULTADOS E ESPANCADOS: Radicais hinduístas atacam 40 peregrinos católicos que iam a santuário mariano

INSULTADOS E ESPANCADOS: Radicais hinduístas atacam 40 peregrinos católicos que iam a santuário mariano

25/08/2019 às 19:30 Vista: 59 Vez(es)

O grupo de católicos foi atacado por radicais hinduístas quando se dirigia para o Santuário mariano em Velankanni. A devoção mariana no local teve início quando marinheiros portugueses foram salvos de uma tempestade em alto mar e construíram uma igreja dedicada à Nossa Senhora da Boa Saúde.

Firme condenação da Igreja local

Segundo a Agência Fides, a Igreja local expressou firme condenação pelo episódio ocorrido em 18 de agosto.

Os peregrinos vinham do vizinho Estado de Karnataka e foram atacados por um grupo chamado “Hindu Munnani”, que os acusava de fazer proselitismo.

O bispo Devadass Ambrose Mariadoss, à frente da Diocese de Thanjavur, expressou perplexidade e condenou o ocorrido, pedindo a intervenção das autoridades responsáveis.

O prelado explicou à Agência Fides que a peregrinação é um evento anual realizado há séculos. “Essa ação dos radicais hinduístas foi completamente insensata e gratuita”.

Liberdade religiosa em risco

“Os cidadãos indianos são livres para praticar sua religião de acordo com as disposições constitucionais indianas. Mas essa liberdade passou a ser restringida nos últimos tempos, como mostra o incidente”, observou o bispo.

O padre L. Sahayaraj, vice-secretário do Conselho Episcopal de Tamil Nadu, disse à Fides que “a polícia deve agir com rigor contra os responsáveis pela violência”.

Presas seis pessoas

Após o incidente, os peregrinos apresentaram uma denúncia ao superintendente da polícia que prendeu seis pessoas relacionadas às agressões. Outros 200 fiéis, então, reuniram-se na mesma área e acompanharam a caminhada em direção a Velankanni, demonstrando sua fé e devoção a Maria.

A peregrinação mariana de Velankanni

Velankanni é um famoso centro de peregrinação mariana na Diocese de Thanjavur, no sul da Índia, onde milhões de devotos visitam a Basílica todos os anos.

A história do lugar remonta ao século 16, quando a Virgem Maria apareceu para um menino portador de deficiência. Mais tarde, em 1597, uma nova aparição em Sundram, desta vez a um vendedor de leite.

Naqueles mesmos anos, alguns marinheiros portugueses que navegavam de Macau para o Sri Lanka depararam-se com uma terrível tempestade na Baía de Bengala e rezaram à Virgem Maria, prometendo construir uma igreja em sua homenagem caso fossem salvos.

Os marinheiros portugueses desembarcaram em segurança na área, dando início à devoção a Nossa Senhora da Boa Saúde, venerada em Velankanni.

Um dos santuários católicos mais importantes da Índia

O Santuário católico é considerado um dos locais de peregrinação mais importantes da Índia. As celebrações da festa da Virgem são realizadas de 29 de agosto e 8 de setembro de cada ano e reúnem milhares de peregrinos. (Agência Fides)

O post INSULTADOS E ESPANCADOS: Radicais hinduístas atacam 40 peregrinos católicos que iam a santuário mariano apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

VIA: Polêmica Paraíba

Deixe seu comentário