PARAÍBA AO SOM DE JAZZ: Programa especial do Master News mostra que gênero musical tem renovado espaços

PARAÍBA AO SOM DE JAZZ: Programa especial do Master News mostra que gênero musical tem renovado espaços

06/10/2017 às 22:00 Vista: 119 Vez(es)

 

O reaquecimento do cenário musical instrumental tem trazido novidades para a Paraíba. Nessa sexta (06) o Master News trouxe quatro instrumentistas para comentar sobre o jazz em João Pessoa.

Alquimides Daera, Vasconcelos Júnior, Maestro Costinha, Dirceu Tortorello transformaram o estúdio do Master News em um requintado show de jazz.

Os músicos relembraram as influências da Orquestra Tabaraja, de Radegundes Feitosa, Sivuca e  de espaços culturais em João Pessoa, que fomentaram o cenário musical na região. Vasconcelos Júnior disse que na época uma grande leva de músicos se espelhava nesses grandes nomes e que aprendia “de olho” por não haver espaços reservados apenas para o aprendizado: “Mas hoje temos a Universidade Federal da Paraíba, que tem formado profissionais de jazz e de outras modalidades”.

Dirceu relembra que o jazz nasceu com os negros: “Eles se reuniam e criavam ali no momento. Dá a liberdade para o músico improvisar. O jazz nasce como música popular, criada na emoção”.

A gastronomia que tem tornado João Pessoa numa referência nacional também serviu de estímulo para que houvessem espaços que pediam uma “carta musical” diferenciada. Espaços como Tramonto, Porto Madero, Ipon, Tamarindo e agora o Filleto estabeleceram uma programação semanal de música aliada à alta gastronomia.

Costinha revela que os donos de restaurantes e de hotéis tem tido o faro para perceber que o público pede uma coisa diferente. Alquimedes Daera complemeta e que não só no setor privado tem incentivado os músicos, na Fundação Espaço Cultural e a Rádio Tabajara tem trazido essa pegada para o  público.

Costinha o que tá mudando a  cena musical paraibana é o bacana a música instrumental começa a respirar novamente, tem que gaver um diferionamento e se aproximem mais. acabar o preconceito e diz que o jazz não escolhe seus ouvintes por classe econômica.

E as boas notícias não param. Está sendo fomentado o Festival de Jazz & Literatura, reunindo secretaria de turismo, prefeitos, empresários do ramo hoteleiro, restaurantes e músicos. A ideia é trazer o festival para Areia e Bananeiras.

 

O post PARAÍBA AO SOM DE JAZZ: Programa especial do Master News mostra que gênero musical tem renovado espaços apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

VIA: Polêmica Paraíba

Deixe seu comentário