Paraíba é o Estado do Nordeste que menos sofrerá com a saída dos médicos cubanos; confira gráfico

Paraíba é o Estado do Nordeste que menos sofrerá com a saída dos médicos cubanos; confira gráfico

16/11/2018 às 21:30 Vista: 41 Vez(es)

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), será o gestor do Nordeste que menos sofrerá com a escassez de médicos proporcionadas pela saída de Cuba do programa ‘Mais Médicos’. Segundo o Ministério da Saúde, os 134 médicos cubanos que atuam no Estado representam apenas 9% do total de profissionais das equipes de saúde da família.

Dos nove estados da região, a porcentagem de participação de médicos cubanos no universo da saúde pública é a menor. No Ceará e em Pernambuco, nossos estados vizinhos, o índice é quase o dobro: 18% e 17%, respectivamente. Nosso outro vizinho, o Rio Grande do Norte, tem 13% de médicos cubanos. O Estado mais dependente dos serviços dos estrangeiros é a Bahia, com 21%.

Publicidade

A porcentagem de médicos cubanos no total do ‘Mais Médicos’ também tem o menor índice na Paraíba: são 36% de médicos do total, mesmo número do Ceará. Nessa estatística, quem lidera a dependência dos profissionais cubanos é o Maranhão, com 69%.

O post Paraíba é o Estado do Nordeste que menos sofrerá com a saída dos médicos cubanos; confira gráfico apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

VIA: Polêmica Paraíba

Deixe seu comentário