Professoras do Ensino Infantil da Rede Municipal de CG participam de formação

Professoras do Ensino Infantil da Rede Municipal de CG participam de formação

07/07/2016 às 15:00 Vista: 86 Vez(es)

Com o objetivo de perceber que a diversidade cultural forma o cidadão e o identifica como ser único numa sociedade plural a partir da adoção de práticas de inclusão e respeito à diversidade humana em suas várias manifestações culturais, de classe social, de crenças, de gênero, de etnia ou outras características individuais e sociais, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande, promoveu nesta quinta-feira (7), na sala 2 do CTE, mais uma formação do III Eixo Temático, para os professores do Ensino Infantil da Rede.

O tema do III Eixo Temático é: Diversidade Cultural: Conhecendo nosso povo, nossas raízes, nossa história. Na sociedade atual tem-se discutido sobre a necessidade de valorização do patrimônio sociocultural e respeito à diversidade, reconhecendo como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia.

Nas escolas devem-se favorecer a construção de conhecimentos que valorizem a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações.

Nesta perspectiva, a SEDUC trabalha no sentido de que o educador tem que favorecer a reflexão crítica acerca dos preconceitos raciais que se encontram presentes nas instituições educacionais e na sociedade como um todo, uma vez que a partir da Lei nº 10.639, é obrigatório o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira em todas as escolas de Ensino Fundamental.

Foto: Codecom/CG

Foto: Codecom/CG

Faz-se necessário reconhecer a existências do racismo no Brasil e a necessidade de valorização e respeito aos negros e à cultura africana. Além da cultura africana, deve-se estimular o conhecimento e o respeito acerca do modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças culturais entre eles.

Tem-se que mostrar aos alunos que a cultura popular brasileira é plural, que o povo brasileiro é o resultado de uma diversidade de sons, de cores, de normas, de valores quem ao se misturarem, resultou no Brasil que é acima de tudo, sincrético, miscigenado, com seu tempo e sua história.

VIA: Paraiba Online

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