REAGIR OU NÃO: Juristas debatem violência urbana e desarmamento no Master News – Veja Vídeo

REAGIR OU NÃO: Juristas debatem violência urbana e desarmamento no Master News – Veja Vídeo

16/05/2018 às 23:00 Vista: 23 Vez(es)

O jornalista Gutemberg Cardoso se reuniu na noite desta quarta-feira(16) com os juristas Daniel Macedo, Olavo Travassos, Ranier Dantas, Diego Cazé e a estudante de direito Thamara Borges para debaterem alguns temas referentes a área de segurança pública. Durante o debate os quatro discutiram alguns aspectos importantes como desarmamento civil, a efetividade de uma reação por parte de uma vítima armada durante um assalto e o modelo que o Brasil utiliza para punir e ressocializar seus criminosos.

O debate iniciou-se discutindo alguns vídeos que circularam pelas redes sociais na última semana e que teriam motivado um reaquecimento do debate sobre a defesa armada da população e se seria realmente seguro para a população que em caso de uma liberação do porte de armas reagissem durante situações de assalto. O primeiro vídeo utilizado para ilustrar o debate mostrava um caso onde o assaltante atira na vítima que não esboçou reação alguma e em seguida o vídeo onde uma mãe que é policial militar atirou em um assaltante e impediu que o crime acontecesse.

Os debatedores começaram sua participação no programa relatando eles mesmos suas experiências onde passaram por situações de assalto na cidade de João Pessoa e comentaram como reagiram durante estas situações. Os debatedores relataram que reagiram sempre de forma pacifica como é o mais indicado para a população, mas eles também relataram terem sentido-se impotentes quando os assaltantes portavam armas de fogo durante a prática criminosa.

Os membros também discutiram como o aumento da criminalidade no Brasil também seria correlacionado com o aumento da organização das facções criminosas nas cadeiras que se espalharam pelo Brasil durante as últimas décadas do século XX. O aumento das prisões teria feito com que mais pessoas ficassem juntas a criminosos de grande periculosidade e se organizassem como instituições que formam indivíduos ainda mais perigosos e que voltam a cometer crimes quando retornam a sociedade ao fim de suas penas.

Em seguida entrou em pauta a questão do desarmamento da população civil, o tema que dividiu as opiniões dos debatedores ao longo da conversa demonstrou-se bastante controverso, pois ao mesmo tempo que seria uma resposta a um desejo apresentado por grande parte da população  brasileira também poderia levar a novos problemas de segurança pública que não vivemos atualmente.

Outro aspecto apresentado durante o debate é o de que muitas das coisas que são apresentadas atualmente como soluções para o problema da violência urbana no Brasil na realidade já foram postas em prática no passado em nosso país ou em outras nações, mas não se mostraram efetivas sem o auxílio de medidas sociais que diminuíssem a desigualdade nestas nações. Assista ao vídeo com o debate completo abaixo:

Master News

Acompanhe agora o #MasterNews

Publicado por TVMaster em Quarta-feira, 16 de maio de 2018

O post REAGIR OU NÃO: Juristas debatem violência urbana e desarmamento no Master News – Veja Vídeo apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

VIA: Polêmica Paraíba

Deixe seu comentário