Três mil agentes farão segurança do desfile 7 de Setembro em Brasília

Três mil agentes farão segurança do desfile 7 de Setembro em Brasília

07/09/2016 às 07:30 Vista: 154 Vez(es)

Três mil agentes, entre militares e policiais do Distrito Federal, farão a segurança do desfile de 7 de Setembro nesta quarta-feira, que deve ser marcado por manifestações contrárias ao governo Temer. O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, nega que o Planalto tenha receio das manifestações no primeiro evento aberto de Michel Temer como presidente efetivo.

— Não há temor da parte de ninguém — declarou Padilha após reunião com Temer na tarde desta terça-feira, completando: — Para o governo, nós queremos viver um dia da pátria, de alegria, felicidade, de mostrarmos que o nosso país tem jeito sim.

O ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, também minimizou o impacto dos protestos.

— As manifestações que estão acontecendo são absolutamente legítimas, naturais, sobretudo num momento de muito radicalismo político — declarou o ministro.

Ao custo de R$ 1,1 milhão (contra R$ 830 mil em 2015), o evento terá uma homenagem aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, além das tradicionais apresentações da Esquadrilha da Fumaça e da pirâmide humana da polícia do Exército. Temer vai acompanhar a celebração em um palanque com capacidade para 150 pessoas. A organização espera um público de 20 mil pessoas.

O movimento “Grito dos Excluídos”, que se manifesta por pautas sociais desde 1995, tem concentração marcada para as 8h30m em frente ao Museu da República, em Brasília. Outras manifestações contra o governo também estão sendo convocadas, mas a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal disse que os organizadores concordaram em esperar o fim das comemorações oficiais para iniciarem seus eventos. O desfile cívico-militar começa às 9h.

Serão 1,6 mil servidores locais — policiais civis, agentes de trânsito, bombeiros e principalmente policiais militares — e 1,4 mil agentes sob responsabilidade do Exército. Os militares cuidarão da rota do desfile. Todos os manifestantes serão revistados. O governo do DF recomenda que a população só leve água, protetor solar e itens pessoais.

A Secretaria de Segurança Pública espera mais de 40 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios nesta quarta-feira — até 20 mil nas arquibancadas. A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) distribuirá cerca de 20 mil copos de água. Também farão o desfile 836 militares a pé, 90 viaturas, banda marcial com 80 músicos, 60 integrantes do Batalhão da Guarda Presidencial, 240 cavaleiros e 194 encarregados da segurança e do cerimonial.

Assim como em 2015, foram instalados muros de metal cercando as arquibancadas e grades nas calçadas. Apelidado de “muro da vergonha” no ano passado, ele acabou sendo derrubado por manifestantes que pediam a saída de Dilma Rousseff, antes mesmo do início da tramitação do processo de impeachment. O apelido voltou a ser usado quando um novo muro foi erguido na Esplanada dos Ministérios antes da votação pelo afastamento da ex-presidente na Câmara dos Deputados.

Entre as medidas de segurança adotadas para o Dia da Independência, policiais militares vão revistar o público na Rodoviária do Plano Piloto e nas áreas ao redor da Esplanada.

“Não será permitido portar objetos de vidro e/ou cortantes, fogos de artifício, hastes para bandeiras e máscaras. Também está proibido o trânsito de ciclistas nas vias de acesso durante o treinamento e o desfile, a utilização de infláveis, drones, pipas ou qualquer outro elemento não autorizado no espaço aéreo. Ninguém poderá assistir ao desfile em cima de árvores ou grades de proteção”, informa a Secretaria de Segurança.

O post Três mil agentes farão segurança do desfile 7 de Setembro em Brasília apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

VIA: Polêmica Paraíba

Deixe seu comentário