Hospital Santa Isabel utiliza musicoterapia no processo de tratamento de pacientes

UTI e enfermarias

Hospital Santa Isabel utiliza musicoterapia no processo de tratamento de pacientes

23/05/2022 | 19:30 | 175

imagem24-05-2022-05-05-23

A música tem sido uma aliada importante no processo de tratamento de pacientes internados no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), administrado pela Prefeitura de João Pessoa. Na tarde desta segunda-feira (23), mais uma edição do projeto de musicoterapia foi realizada, para alegria dos pacientes.

A iniciativa é desenvolvida por um grupo de profissionais do hospital, que leva música e orações aos pacientes internados na UTI Cardio São Francisco e em enfermarias, toda segunda-feira. “A música é um dos aspectos da arte que tem contribuído, decisivamente, no processo terapêutico e educativo dos paciente”, garante a enfermeira Grazi Ferreira, coordenadora da UTI Cardio São Francisco.

E os benefícios da musicoterapia são vários, afirma a profissional da saúde. “O uso desta ferramenta é apontado, entre outros métodos, como uma abordagem não farmacológica efetiva para o controle da dor e do estresse, por se caracterizar como um método de distração e estar entre as estratégias mais eficazes, apresentando melhoria no quadro dos pacientes internos”, ressalta Grazi Ferreira.

Ao lado de outros cinco profissionais, ela integra o grupo composto ainda por Cleber Miguel (almoxarifado); Jaliany Firmino (secretária da UTI); Davi Braz (técnico em radiologia); Patrícia Moreira (laboratório) e Antônio Euzébio (Recursos Humanos).

imagem24-05-2022-05-05-24

O trabalho sempre é feito após a visita dos familiares dos internos. “É quando os pacientes ficam emocionalmente abalados ao verem a família ir embora. Então, entramos com a musicoterapia, para aliviar a dor e acalentar”, explica Grazi.

Tanto carinho e atenção são retribuídos em depoimentos de gratidão, como fez Dona Dalva da Silva, que ficou 10 dias internada na UTI. “Deram-me muito amor. Eu tive tudo que é bom no hospital, o melhor tratamento, alimentação, medicação, cuidado e carinho. Passam amor demais”, disse a paciente.

  • Texto: Glaudenice Nunes Edição: Cristina Cavalcante Fotografia: assessoria

  • Secretarias

    sms

  • Tags

    hospital santa isabel música musicoterapia pacientes saúde SMS tratamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.