Onças pardas estão adaptadas ao recinto do Parque Arruda Câmara

Meio ambiente

Onças pardas estão adaptadas ao recinto do Parque Arruda Câmara

24/05/2022 | 07:00 | 47

imagem24-05-2022-10-05-53

As duas recém-chegadas onças pardas (puma concolor), fêmeas, já estão adaptadas ao recinto do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) e em companhia de Petruccio, antigo morador do local. Vindas do zoológico de Uberaba, em Minas Gerais, as onças foram disponibilizadas à Bica através do Instituto Estadual de Florestas (IEF/MG) para fazer parte do plantel do zoo, que dispunha de apenas um macho dessa espécie, e por possuir espaço adequado para três animais.

Segundo Thiago Nery, chefe do setor de zoológico da Bica, por terem hábitos solitários na natureza, as onças pardas não vivem em bandos, portanto, foi necessário elas ficarem em local reservado e passarem primeiro por um trabalho de aproximação, através das grades, ainda na área de cambeamento do recinto, com o macho Petruccio, que já vivia no zoológico, para, só depois, começarem a conviver no mesmo ambiente.

“Os dois felinos chegaram ao Parque no final de março. A gente tem que ter um pouco mais de cautela para não ter risco de brigas entre eles, aí foi feito da forma mais tranquila possível para os animais e, por fim, a gente poder soltar os três na área do recinto e fazer essa aproximação entre eles e a adaptação ao público”, comentou Thiago Nery.

O diretor do Parque Arruda Câmara, Rodrigo Fagundes, destaca que é importante o visitante também participar da boa acolhida aos animais. “Temos regras que visam o bem-estar dos animais, como a não permissão de barulhos em toda extensão do Parque, tanto para não incomodar os animais nos recintos, com os de vida livre do local, mas todos são bem-vindos para conhecer de perto esses animais”, destacou.

imagem24-05-2022-10-05-53 imagem24-05-2022-10-05-54 imagem24-05-2022-10-05-56

  • Texto: Patrícia Cantisani Edição: Felipe Silveira Fotografia: Assessoria

  • Secretarias

    semam

  • Tags

    arruda câmara bica onça parda parque zoobotânico zoológico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.