Prefeitura de Campina Grande intensifica ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes | Prefeitura Municipal de Campina Grande

No mês dedicado ao tema foram realizadas palestras, rodas de conversas e fórum de debate

No último dia 18 de maio foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para lembrar a importância da data e tornar essa discussão mais presente, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), vem realizando uma série de ações através dos vários serviços.

imagem25-05-2022-00-05-00

No último dia 17 o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), de São José da Mata, realizou palestra dentro dessa abordagem, com o tema “O segredo”. Em seguida aconteceu uma roda de conversa e produção de desenhos, conscientizando as crianças e adolescentes para uma possível identificação de abuso. As ações foram ministradas para um grupo de 22 crianças e adolescentes, além de profissionais que atuam na unidade (psicólogos e assistentes sociais).

imagem25-05-2022-00-05-01Cras – São José da Mata

A data oficial, 18 de maio, foi marcada pela realização do Fórum de Debate: Nunca será Normal! Diga Não ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O tema foi “As faces da Violência contra a Criança e Adolescente”, apresentado no Teatro Municipal Severino Cabral, com a presença de especialistas no assunto e na plateia toda a rede socioassistencial, envolvendo assistentes sociais, psicólogos, psicopedagogos e técnicos da área.

imagem25-05-2022-00-05-02Fórum de Debate – Teatro Municipal

No mesmo dia 18, o Espaço Humanitário do Refugiado Migrante, no bairro do Jeremias, que acolhe famílias indígenas, da etnia Warao, realizou uma ação enfatizando, em forma de desenhos, pontos onde as crianças e adolescentes não podem ser tocados. O objetivo era caracterizar o abuso e a exploração sexual. Na oportunidade, houve a distribuição da cartilha com informações sobre Prevenção de Violência Sexual na Infância e a distribuição de chocolates.

imagem25-05-2022-00-05-04

Na sexta-feira, 20 de maio, foi a vez do Cras da Liberdade realizar, nos períodos da manhã e tarde, uma ação de forma lúdica enfatizando o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação ocorreu na Escola Municipal Centenário, no bairro do Catolé. Além do tema abordado, houve a distribuição de brindes, com destaque para a flor símbolo da campanha 18 de maio, para as crianças e adolescentes, em forma de flores. Esse brinde foi confeccionado pela equipe que atua na unidade.

imagem25-05-2022-00-05-06Cras – Liberdade

De acordo com Magliana Leite, gerente da Criança e do Adolescente, é de suma importância, enquanto política pública de execução, abordar esse tema junto às equipes, desenvolvendo um trabalho de fomento e mobilização nos clubes de mães, escolas, igrejas e Sabs nos bairros.

imagem25-05-2022-00-05-08

“Precisamos trazer essa problemática tão complexa à tona, orientando as famílias para estarem atentas e observarem os sinais que crianças e adolescentes podem estar sofrendo algum tipo de violação, sobretudo formas de denunciar, de combater e de dar enfrentamento a essa problemática”, enfatizou a gerente.

Codecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.