Prefeitura de João Pessoa promove oficina de fotografia para artesãos

Ciclo de capacitação

Prefeitura de João Pessoa promove oficina de fotografia para artesãos

24/05/2022 | 21:00 | 41

imagem25-05-2022-01-05-41

A Prefeitura de João Pessoa realizou, na tarde desta terça-feira (24), o segundo encontro do Ciclo de Capacitação para Artesãos. Desta vez, a atividade oferecida gratuitamente aos profissionais que atuam no artesanato na cidade teve como tema fotografia, com foco na produção para as redes sociais.

O ciclo está sendo promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), por meio dos programas Eu Posso Criar e Eu Posso Aprender. A atividade desta terça, especificamente, contou com o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – onde aconteceu a oficina.

Entre os participantes, estava Erica Maria, que trabalha com peças de resina. Para ela, a internet é o principal canal de divulgação de suas produções, já que não possui um espaço físico para exposição. “Por isso, a fotografia é muito importante, para mim. E a didática da aula foi bem interessante. Vimos teoria e prática. Algumas dicas eu já aplicava, muitas outras, não. Agora que aprendi, quero empregar tudo o que não fazia”, disse.

A artesã Verônica Basílio também destacou a importância da oficina para o trabalho dela. “Por mais que tenhamos um celular de alta potência em casa, se não houver o conhecimento, não servirá de nada. E a capacitação de hoje foi uma benção. Aprendi muitas técnicas, como orientações sobre posição e iluminação. Agradeço a todos que promoveram essa aula”, contou.

imagem25-05-2022-01-05-42 imagem25-05-2022-01-05-43 imagem25-05-2022-01-05-45

Técnicas – O professor Kleber Barros, do curso de Desing da UFPB, foi o facilitador da oficina. De acordo com ele, o encontro teve o objetivo principal de compartilhar conhecimentos, dicas e práticas de fotografia utilizando o celular, para que o artesão consiga fotografar seus produtos em casa, com os recursos que tiverem disponíveis.

“As fotos nas redes sociais atraem muitos olhares e, possivelmente, vendas. Com todas as orientações dadas, espero que esses artesãos consigam fazer fotos mais elaboradas, esteticamente mais agradáveis, mais harmônicas”, destacou.

Programação – O Ciclo de Capacitação para Artesãos teve início no último dia 10, com o tema “Mídias sociais: como vender na internet”. Na próxima terça-feira (31), será a vez da oficina sobre “Identidade Visual” – que já está com inscrições esgotadas. Para julho, estão programadas capacitações em “Oratória”, “Posicionamento de marca” e “Precificação”.

  • Texto: Alysson Bernardo Edição: Cristina Cavalcante Fotografia: assessoria

  • Secretarias

    sedest

  • Tags

    artesão celular Ciclo de Capacitação para Artesãos Fotografia oficina redes sociais Sebrae sedest técnicas venda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.