Prefeitura de Campina Grande garante aluguel social para famílias que estão acolhidas na cozinha comunitária do Distrito dos Mecânicos | Prefeitura Municipal de Campina Grande

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), garantiu o aluguel social para as famílias que estão acolhidas desde o último sábado, 28 de maio, na cozinha comunitária do Distrito dos Mecânicos. Esta quarta-feira, 01 de junho, é o quinto dia em que as ações estão sendo implementadas com o objetivo de garantir abrigo e segurança para 60 pessoas cadastradas, entre adultos e crianças, acolhidas no local.

imagem01-06-2022-17-06-18 imagem01-06-2022-17-06-19 imagem01-06-2022-17-06-20 imagem01-06-2022-17-06-22 imagem01-06-2022-17-06-23

Segundo o secretário municipal Valker Neves (Semas), foi realizado um acordo com as famílias que optaram pelo aluguel social. Os líderes (pessoas da comunidade, escolhidas em comum acordo), já estão à frente das negociações e, em parceria com outros integrantes, buscam imóveis para alugar no próprio bairro ou áreas próximas. Para isso, cada família está recebendo o encaminhamento necessário para conseguir a moradia.

Campanhas de Arrecadação

A Prefeitura também está promovendo uma campanha para arrecadação de roupas e agasalhos. E nesta semana será lançada uma nova campanha, para arrecadar móveis e eletrodomésticos que serão levados às famílias. Também está sendo feito o levantamento para organizar as doações, conforme a demanda específica de cada caso.

Francinaldo Gutemberg, 55 anos, é uma das pessoas alojadas na cozinha comunitária. Ele conta que está recebendo toda a assistência, assim como as demais famílias. “Desde o sábado estamos recebendo toda assistência e cuidados por parte das equipes da Prefeitura. Estamos recebendo alimentos, roupas, colchões e, tenho certeza, que logo estaremos em uma casa e bem mais sossegado”, disse Francinaldo.

Recreação

Desde a última segunda-feira, 30, todas as 26 crianças e adolescentes, acolhidas na cozinha comunitária, estão recebendo atenção especial com a realização de atividades lúdicas e de recreação, promovidas pelas equipes da Semas e da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), que se revezam nos períodos da manhã e tarde.

Próximos passos

“Estamos vendo a possibilidade de que as famílias, caso decidam, possam retornar para suas casas, desde que o imóvel não ofereça nenhum risco. Já para quem preferir, pode optar pelo aluguel social. Para quem quiser retornar as suas casas estaremos acompanhando de perto, dando toda assistência necessária e verificando, junto com demais equipes da Prefeitura, as condições do imóvel. Também estamos providenciando as doações de alimentos, roupas e de móveis que estão sendo arrecadados através de campanhas promovidas pela Prefeitura, por meio da Semas”, declarou o secretário Valker Neves.

Codecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.