Semana do Meio Ambiente estimula criançasa ter cuidado e preservar a natureza | Prefeitura Municipal de Campina Grande

É desde criança que se aprende a ter cuidado com o planeta , e na Semana do Meio Amdiente, em Campina Grande, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente- Sesuma, incluiu na programação, o plantio de mudas, junto a escolas e creches, bem como no Bosque dos Jacarandás, (Açude Velho) e da Caatinga, bairro da Liberdade, tendo como público alvo o público infantil e alunos da rede municipal e privada da cidade.

imagem03-06-2022-19-06-12 imagem03-06-2022-19-06-13 imagem03-06-2022-19-06-14 imagem03-06-2022-19-06-15 imagem03-06-2022-19-06-16 imagem03-06-2022-19-06-18 imagem03-06-2022-19-06-19

No Colégio Autêntico, bairro da Conceição e na creche municipal Soraya Magnólia, bairro da Liberdade, o programa Minha Árvore, deu uma verdadeira aula prática de cuidado com o meio ambiente estimulando o contato livre com a terra, ensinando sobre o cuidado e a preservação. “ São mudas plantadas na terra e sementes no coração de cada uma delas para um futuro mais verde e sustentável”, comentou uma das professoras, que agradeceu a iniciativa da Sesuma.

No bosque Jacarandás, parceria da Prefeitura Municipal e TV Paraíba, uma criança, acompanhada dos pais, também fez o plantio de novas mudas, e para a engenheira ambienta, Denise Sena, “ é gratificante ver a alegria delas, e um dia, elas vão entender o bem que fizeram a natureza”.

O Programa Minha Árvore, lançado pela Prefeitura de Campina Grande, em 2014, pela Sesuma, tem o intuito de levar até as escolas um profundo conhecimento sobre as árvores, assim como também, os resultados que vêm sendo conquistados. O objetivo é promover educação ambiental como forma de subsidiar mudanças de hábitos e atitudes para uma melhor relação entre o homem e o meio ambiente.

Já foram mais de 40 mil mudas plantadas ou distribuídas com a população, todas produzidas no viveiro municipal que fica no bairro São Januário, com 78 espécie e atualmente com uma reserva de 17 mil. “ Diariamente produzimos 100 mudas, e a procura tem sido grande, por parte da população, que entendeu o objetivo da gestão municipal em ampliar nossa reserva ambiental.

Estudos técnicos ambientais afirmam que a arborização urbana é um fator primordial para a qualidade de vida dos cidadãos. Os papéis desempenhados pelas árvores são extremamente importantes, como por exemplo, a redução da poluição do ar, ameniza as altas temperaturas, embeleza a cidade com suas folhas e flores em diversas cores, além de diminuir a poluição sonora. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a quantidade mínima é de 12m² de área verde por habitante, e a ideal é de 36m², cerca de três árvores, por morador. Em outras palavras, quando mais verde a cidade, melhor qualidade de ar que se respira. Mas, também não se trata apenas de quantidade, e sim de planejamento de como e onde plantar. Compreender os benefícios que uma árvore nos traz e transmitir esse conhecimento às escolas e aos alunos, promovendo o respeito e desenvolvendo uma conscientização que além de uma teoria, busque também à pratica, são ações que devem ser almejadas.

Ao longo desses oito anos, em todas as visitas do programa às escolas, pode-se observar que as crianças se envolveram de forma surpreendente nas atividades e se sensibilizaram com a necessidade de cuidar do meio ambiente, principalmente da área existente dentro do espaço escolar. Com a prática de arborização implantada no âmbito escolar, traz grandes melhorias para o meio ambiente. É nesse contexto que ganha corpo a educação ambiental, que tem por função despertar a consciência ecológica na sociedade sensibilizando as crianças e os jovens para a compreensão da problemática ambiental e a importância da aquisição de novos comportamentos e atitudes. Portanto, com a importância do assunto, torna-se necessário a participação das escolas e da sociedade em si, com mais apoio ao programa, e, dessa forma obter muitos benefícios ambientais e socioeducativos

Para comemorar o Dia do Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal, desde o dia 31 de maio, vem desenvolvendo várias ações como palestras, debates, visitas técnicas, plantio de mudas, mesas redondas, tratando também da questão animal.

Na próxima segunda-feira(06).06, 09:00hs, tem visita técnica ao Laboratório de Técnicas Ambientais na UFCG; dia07, 09:00hs, será a vez do Jardim Botânico e Estação de Tratamento de água da UEPB; dia 08, 08:30hs, plantio de mudas no Bosque da Caatinga “ Jornalista William Moneiro”, bairro da Liberdade, seguida de reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente-Condema; e encerrando a Semana do Meio Ambiente, na quinta-feira, participação do programa Minha Árvore, no I Encontro de Ideias Renováveis, na Industria São Paulo Arpargatas, Distrito Industrial.

Codecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.