Prefeito participa da abertura do I Encontro Nordestino Iclei sobre desenvolvimento sustentável

Nesta segunda-feira

Prefeito participa da abertura do I Encontro Nordestino Iclei sobre desenvolvimento sustentável

13/06/2022 | 12:27 | 16

O prefeito Cícero Lucena participou da abertura do I Encontro Nordestino Iclei, na manhã desta segunda (13), no auditório do Shopping Sebrae. O Encontro tem como tema “Eletromobilidade para o Desenvolvimento Sustentável” e é promovido pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) Municipal e Iclei. A partir da tarde desta segunda até a quarta-feira (15) o evento passa a ser realizado no Hotel Verde Green, em Manaíra. A atividade é exclusiva para gestores públicos, profissionais e pesquisadores da área ambiental.

imagem13-06-2022-15-06-18

O prefeito Cícero Lucena destacou a importância de João Pessoa ser a segunda cidade signatária do Iclei. “Isso demonstra o compromisso e responsabilidade da gestão com o meio ambiente. É preciso que cada um faça a sua parte, para que possamos evitar que as mudanças climáticas tragam danos à vida. É fundamental que o poder público, a iniciativa privada e os cidadãos deem todos a sua contribuição”, concluiu.

Pela manhã, além do prefeito Cícero Lucena, fizeram falas de abertura Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do Iclei América do Sul, Samanta Della Bella, superintendente da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco, e o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de João Pessoa, Welison Silveira. O secretário da Capital paraibana destacou as principais ações da política ambiental da cidade. “Nós trabalhamos para que o cidadão que mora em João Pessoa possa ter qualidade de vida. Se quem mora aqui pode desfrutar de uma cidade ambientalmente saudável, quem nos visita também terá essa possibilidade”, falou.

imagem13-06-2022-15-06-19 imagem13-06-2022-15-06-20 imagem13-06-2022-15-06-20

Carlos André Cavalcanti, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco, falou sobre Conformidade Climática, destacando as ações de sustentabilidade desenvolvidas no estado vizinho.

A palestra magna de abertura do evento foi proferida pelo matemático Sergio Margulis. Ele é pesquisador sênior associado do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), do Instituto Clima e Sociedade e da WayCarbon, que falou sobre “O Impacto da Mudança Climática no Nordeste”, com destaque para as consequências do consumo de energia, desmatamento, círculo do CO₂ e a diferença de temperatura média global, entre 1850 e 2020.

imagem13-06-2022-15-06-21

Na tarde desta segunda-feira o Programa João Pessoa Sustentável será apresentado para os participantes do evento pelo secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira e pelos técnicos da Prefeitura responsáveis pelo programa. No fim da tarde, os participantes debatem sobre A Importância da Articulação Intergovernamental para Ação Climática nos Municípios Nordestinos, com representantes de governos locais brasileiros e seus parceiros (instituições universitárias, setor privado, organizações do terceiro setor) e convidados em geral.

Na terça-feira (14), o evento vai promover discussões sobre Soluções Inovadoras para Centros Urbanos: os desafios logísticos e do transporte público, Promoção da Biodiversidade para a Adaptação e a Resiliência de Municípios Nordestinos, Gestão Urbana e Biodiversidade, Unidades de Conservação no Nordeste e Municipalização do Licenciamento Ambiental. Na quarta-feira (15) os participantes farão uma visita técnica na Praia do Seixas, com o objetivo de divulgar uma das atividades turísticas sustentáveis realizadas em João Pessoa, incentivando a conservação do patrimônio natural e cultural da cidade.

O Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade – é uma rede global com mais de 2.500 governos locais e regionais, comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. Atua em mais de 125 países, contribuindo com as políticas de sustentabilidade, impulsionando ações para redução das emissões de carbono, sempre respeitando a natureza, de maneira equitativa, resiliente e circular. A rede Iclei e a equipe de especialistas trabalham junto aos associados, partilhando conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças em prol da sustentabilidade urbana.

  • Texto: Jô Vital Edição: Katiana Ramos Fotografia: Kleide Teixeira e Sérgio Lucena

  • Secretarias

    joao-pessoa-sustentavel semam

  • Tags

    Cícero Lucena desenvolvimento sustentável I Encontro Nordestino Iclei ICLEI semam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.