Serviços de Saúde realizam atendimentos durante Festival de Quadrilhas

Assistência

Serviços de Saúde realizam atendimentos durante Festival de Quadrilhas

17/06/2022 | 11:30 | 9

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) garantiu assistência em saúde à população pessoense que esteve prestigiando o Festival de Quadrilhas, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. De 12 a 16 de junho foram realizados 533 testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aplicadas 517 doses de vacinas e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP) realizou 45 atendimentos.

imagem17-06-2022-14-06-22D R T .R J 15855 Ivomar Gomes Pereira.

“Nossas equipes se fizeram presentes todos os dias do Festival de Quadrilhas com o objetivo de promover saúde e prevenção a toda população. Esses eventos são de extrema relevância, pois além de levar cultura e lazer também nos proporcionar levar o cuidado para cada vez mais perto das pessoas”, destacou Raquel Moraes, diretora de Vigilância em Saúde.

Complementando a assistência, as equipes de saúde também realizaram orientações em saúde com distribuição de preservativos masculinos e femininos. Os testes rápidos ofertados detectavam doenças como HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Já as vacinas ofertadas eram preventivas contra a Hepatite B, Covid-19 e Influenza.

Vacinação – Das 517 doses aplicadas, durante todos os dias do Festival de Quadrilhas, 43 foram de Hepatite B, 78 de Influenza e 396 de Covid-19. Na quinta-feira (16), o ponto instalado no Festival foi o único realizando vacinação na Capital. Neste dia foram realizadas 137 doses, sendo 90 da vacina contra a Covid, 37 do imunizante que previne contra a Influenza e, ainda, 10 doses contra a Hepatite B.

imagem17-06-2022-14-06-23 imagem17-06-2022-14-06-24

Samu Do total de atendimentos realizados pelo Samu a maioria foi de casos clínicos e cinco foram em decorrência de traumas. Um total de 43 pessoas foram atendidas no local e liberadas, mas o Serviço precisou realizar duas remoções, encaminhando os pacientes para unidades de saúde para atendimento mais completo.

Do público atendido, 64% eram mulheres e a faixa etária que mais recebeu assistência foi de 10 a 20 anos. A maioria dos atendimentos foi em decorrência de mal estar, mas o serviço também prestou assistência para casos de síncope, hipertensão, crise de ansiedade, corte contuso, desmaio, cefaléia, crise convulsiva e dor epigástrica.

  • Texto: Rebeka Paiva Edição: Andrea Alves Fotografia: Ivomar Gomes e Divulgação

  • Secretarias

    sms saude

  • Tags

    assistência atendimentos festival de quadrilhas população samu saúde testes rápidos vacinação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.