Procon-JP realiza 86 pesquisas de preços nos seis primeiros meses de 2022

Economia doméstica

Procon-JP realiza 86 pesquisas de preços nos seis primeiros meses de 2022

24/06/2022 | 15:00 | 25

O setor de pesquisas da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) já realizou 86 levantamentos de preços de produtos e serviços este ano, visitando centenas de estabelecimentos comerciais de João Pessoa, coletando e comparando valores para manter o consumidor informado e oferecendo opções de compra e de economia. O Procon-JP monitora preços de mercados como o de combustíveis (semanalmente) e de alimentos (quinzenalmente).

O segmento com o maior número de pesquisas foi o de combustíveis, com o Procon-JP visitando 24 vezes os postos da Capital nestes primeiros seis meses de 2022. De acordo com o secretário Rougger Guerra, as pesquisas de preços não indicam apenas onde o pessoense pode conseguir o produto mais barato, mas, também, ajudam a monitorar os preços de diversos mercados para evitar abusividades.

imagem24-06-2022-19-06-25 imagem24-06-2022-19-06-27

O secretário comenta que, “se tomarmos como exemplo o mercado de combustíveis, as pesquisas do Procon-JP dão subsídios ao setor de Fiscalização para inspecionar os estabelecimentos, principalmente quando do anúncio de reajuste por parte da Petrobras. Nossas inspeções aos postos tomam como base o levantamento de preço semanal dos combustíveis, que é comparativo, nos mostrando o comportamento do mercado para combater algum tipo de irregularidade nos preços”.

Os produtos – Em 2022 foram realizados levantamentos de preços para alimentos (itens da cesta básica), combustíveis, carne, hortifrutigranjeiros, gás de cozinha, material de limpeza, alimentos frios, material de construção, medicamentos, exames clínicos, testes para Covid-19, fraldas infantis, bebidas, medicamentos. ovos de páscoa, vinhos, pescados, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, flores, perfumes, milho in natura, fogos de artifícios e comidas típicas juninas.

Sazonais – Ainda segundo Rougger Guerra, o Procon-JP acompanha, além das pesquisas rotineiras, os preços dos produtos sazonais em diversas épocas como a de Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças e, ainda, das comidas típicas das festas juninas e natalinas. “Nosso objetivo é cobrir as necessidades do consumidor oferecendo a opção de onde comprar mais barato e, assim, contribuir para o equilíbrio do orçamento doméstico”.

Atendimentos do Procon-JP

Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá

Telefone para orientação e dúvidas: 0800 083 2015

Whatsapp: 83 98665-0179

Instagram: @procon_jp

  • Texto: Evanice Gomes Edição: Katiana Ramos Fotografia: Assessoria

  • Secretarias

    procon

  • Tags

    direito do consumidor pesquisa de preço procon municipal procon-jp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.