População comemora Caravana de Saúde nos Bairros para realização de exames, consultas e cirurgias

Procedimentos médicos

População comemora Caravana de Saúde nos Bairros para realização de exames, consultas e cirurgias

09/07/2022 | 18:30 | 71

“Aqui na Caravana, passei pela triagem, fiz exame de sangue e, depois, um eletrocardiograma. Vou sair daqui com o encaminhamento médico para, finalmente, resolver esse problema”, comemorou Gevaldo Carvalho Lima, que em 2012, descobriu uma hérnia umbilical que, por muito tempo, manteve-se pequena, sem incomodar. “Porém, carregando peso no meu antigo trabalho, ela começou a aumentar. Diante de qualquer esforço físico, ela incha e dói bastante”, explicou. Ele foi uma das pessoas atendidas no primeiro dia da Caravana de Saúde nos Bairros, em Mangabeira, que teve início na manhã deste sábado (9), para a realização de exames, consultas e encaminhamentos para cirurgias, com o objetivo de zerar as filas de espera na Capital.   

A iniciativa é promovida por meio de parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o Governo do Estado, a partir da união dos programas Opera João Pessoa e Opera Paraíba, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria do Estado da Saúde (SES). O projeto continua nesse domingo (10).

A oferta de serviços teve início às 8h e se estendeu até as 17h deste sábado, em estrutura montada no Centro de Educação Integrada (CEI). Ao chegar à Caravana, as pessoas passavam por um cadastramento e, em seguida, por uma triagem com uma equipe de enfermeiros e um médico. De lá, eram encaminhadas para os consultórios instalados no próprio CEI, que reúnem especialidades como odontologia, cardiologia, ortopedia, cirurgia geral, oftalmologia e cirurgia vascular.

De acordo com a secretária executiva da Saúde de João Pessoa, Janine Lucena, o objetivo da Caravana é promover um grande mutirão, a fim de zerar as filas de espera por exames e cirurgias. “Estamos recebendo aqui quem necessita de qualquer procedimento cirúrgico ou exames laboratoriais, raio X, ultrassom, mamografia e também serviços odontológicos. As cirurgias que forem necessárias serão agendadas por médicos especialistas para serem realizadas nos próximos três meses”, explicou.

Encaminhamentos – A oferta dos serviços representou um verdadeiro alívio para pacientes como o policial penal José Barbosa dos Santos Filho. Há dez anos, ele sofre com artrose no joelho direito, necessitando, desde então, de uma cirurgia para colocar uma prótese. “Tentei fazer o procedimento várias vezes, mas nunca consegui. Durante todo esse tempo, tenho controlado as dores com injeções semanais, e tomando anti-inflamatório e fazendo compressas diariamente”, contou.

Na Caravana, finalmente ele conseguiu atendimento ortopédico e o tão aguardado encaminhamento para, na próxima semana, já agendar a cirurgia. “Está chegando o momento de eu me livrar dessas dores. E isso me deixa muito feliz e realmente aliviado. É muito gratificante, não só para mim, mas para todos que vieram a esse mutirão em busca de assistência”, festejou.

Exames e consultas – O mutirão deste sábado também foi procurado por pessoas que precisavam de orientação médica, a exemplo de Terezinha Machado Lima. Recentemente, ela fez um exame de vista, que não identificou nenhuma anormalidade. “Mas sinto que estou perdendo a visão, principalmente, do olho esquerdo. Vim à Caravana atrás de uma consulta com o oftalmologista, que me atendeu muito bem e me encaminhou para um novo exame, bem mais específico e aprofundado, já na próxima semana”.

Comodidade – Além de dar celeridade aos atendimentos, a Caravana proporcionou comodidade ao oferecer vários serviços de saúde em um só lugar. A dona de casa Maria Josimar Ferreira Torres foi até lá com o filho, Jordan Ferreira, de 14 anos. Inicialmente, ambos foram atendidos pela equipe odontológica, onde fizeram profilaxia.

Em seguida, o adolescente, que tem miopia, buscou o oftalmologista, para realizar um exame de vista; enquanto a mãe, que é hipertensa, dirigiu-se ao cardiologista. “Tem três anos que sofro com pressão alta e tomo medicação. Preciso cuidar disso. Tudo o que eu e meu filho tínhamos necessidade de resolver, fizemos aqui”, destacou.

Opera JP + Opera PB – A união dos programas, que visa zerar a fila de espera para a realização de cirurgias eletivas, foi anunciada na última quinta-feira (7) pelo prefeito Cícero Lucena, em coletiva de imprensa, dentro do pacote de ações para a área da Saúde.

A parceria com o Governo do Estado, a partir da junção do Opera João Pessoa e Opera Paraíba, possibilitará o aumento da capacidade de atendimento. Serão realizados seis mil procedimentos nos próximos três meses, incluindo cirurgias, exames e consultas. As cirurgias serão realizadas no Hospital Municipal Santa Isabel, no Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma) e no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

Confira a agenda da Caravana de Saúde nos Bairros:

09 e 10/07 – 8h às 17h – Centro de Educação Integrada – bairro Mangabeira

16 e 17/07 – 8h às 17h – Escola Municipal Oscar de Castro – bairro Cruz das Armas

23 e 24/07 – 8h às 17h – Escola Municipal Duque de Caxias – bairro Costa e Silva

30 e 31/07 – 8h às 17h – Escola Municipal Dom Helder Câmara – bairro Valentina

  • Texto: Alysson Bernardo Edição: Andrea Alves Fotografia: Kleide Teixeira

  • Secretarias

    sms

  • Tags

    atendimentos Caravana de Saúde nos Bairros centro de educação integrada cirurgias comemora consultas exames covid Gorverno do Estado mangabeira opera João Pessoa opera paraíba parceria popualção procedimentos médicos saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.