Prefeitura de Campina Grande realiza II Jornada de Visibilidade e Inclusão na Educação da Pessoa com Deficiência | Prefeitura de Campina Grande – PB

Evento tem como objetivo ampliar a discussão em torno da Educação Especial na cidade

A Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Educação-Seduc, promoverá nos próximos dias 18 e 19 de julho, a II Jornada de Visibilidade e Inclusão na Educação da Pessoa com Deficiência do Município de Campina Grande.

O evento, voltado aos profissionais de Educação da Rede municipal de ensino, será sediado a partir das 18h, no Teatro Municipal Severino Cabral, localizado no centro da cidade, e contará com palestras de especialistas sobre o tema central do evento; “ A (in)visibilidade da pessoa com deficiência na pós-modernidade: legislações e o imaginário social.

A abertura do evento contará com apresentações culturais que serão realizadas por representantes do Projeto “Capoeira nas Escolas” e pela ativista Laíssa Guerreira. Na ocasião, os participantes contarão com uma palestra com o Dr. em Sociologia, Eduardo Gomes Onofre, que discutirá a temática central do evento, contextualizando questões relacionadas à inclusão da pessoa com deficiência no ensino municipal de Campina Grande.

Segundo Renata Villarim, coordenadora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal, o momento é crucial para além de discutir políticas de acessibilidade, apresentar também o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação, como modelo para outros municípios.

“A iniciativa, assim como a primeira edição, tem o objetivo de disseminar conhecimentos sobre a educação especial em Campina Grande, e nos municípios de abrangência. É a prova de que a inclusão escolar é possível a partir de formações na área, uma forma de dar suporte especializado para os nossos profissionais e garantir os direitos dos nossos estudantes à Educação de qualidade”, ponderou.

Programação – 18 de julho

Abertura – 18hApresentação Cultural – 18:30h

Hino Nacional e Hino de Campina Grande executados pelo “Projeto Capoeira nas Escolas”

Apresentação com Layssa Guerreira

-19hPalestra com Dr. Eduardo Gomes Onofre (Professor da Universidade Estadual da Paraíba -UEPB. Doutor em Sociologia da Universidade de Strasbourg -França. Líder do grupo de Estudos e pesquisas em Educação Especial na perspectiva inclusiva – GEPEEPI. Editor da Revista Educação Inclusiva – REIN)

Temática: a (in)visibilidade da pessoa com deficiência na pós-modernidade: legislações e imaginário social

Programação – 19 de julho

18hApresentação Cultural:Jessé Oliveira(cego) e Rodolfo Virgínio(cego) – Instituto dos cegos

  • Mesa dialógica:Múltiplos Olhares no Contexto da Educação Especial/InclusivaRelato de Experiência: Escola Municipal Manoel Francisco da MotaMediadora Renata Villarim

20hAtividades adaptadas para estudantes público- alvo da Educação Especial

Creche Municipal Karine da Silva:Professora: Cristina Ribeiro de Souza

Escola CEAI Dr. João Pereira de AssisFundamental I: Belízia de Paula Oliveira SilvaFundamental II: Lídia Rafaela Almeida Fernandes

Mediadora: Renata Vilarim.

Codecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.