ZERO83

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Cícero Lucena entrega certificados de vencedores do Prêmio de Excelência Artesanal da Paraíba

Reconhecimento

Cícero Lucena entrega certificados de vencedores do Prêmio de Excelência Artesanal da Paraíba

19/01/2023 | 20:07 | 79

Artesãos de todo o Estado receberam um reconhecimento especial pelo seu trabalho e trajetória. São 12 profissionais vencedores do Prêmio de Excelência Artesanal da Paraíba, uma parceria da Prefeitura de João Pessoa com o Programa do Artesanato Paraibano e o Conselho Mundial de Artesanato para a América Latina. A solenidade aconteceu na tarde desta quinta-feira (19), na praça de eventos do 35° Salão do Artesanato da Paraíba, onde eles receberam certificados das mãos do prefeito Cícero Lucena, da primeira-dama Lauremília Lucena, e do vice-prefeito Leo Bezerra.

“A gestão municipal, em parceria com o Governo do Estado, tem buscado identificar talentos, especializar e qualificar essa mão de obra inclusive com intercâmbio internacional, e assim vamos conquistar cada vez mais e fortalecer a posição de João Pessoa como Cidade Criativa da Unesco na área do artesanato. Parabenizo os vencedores por terem alcançado este nível de excelência e por reforçarem nossa cultura por meio do seu trabalho”, declarou o prefeito.

O prêmio contou com cerca de 70 inscrições. Os artesãos premiados foram escolhidos por meio de votação popular e de júri técnico. São eles: Armando Adonias Dantas Filho; a dupla Cristiane Maranhão Galdino e Tereza Cristina Clemente dos Santos; Guariguazi de Lima Tavares; Ivania Moita Sá Barreto; Jerônimo Malaquias da Silva; João Batista Barreto; Jonas Emison Nogueira Gomes; José Damião de Sousa Júnior; Maria Aparecida Silva Sousa; Maria das Neves Paiva; Mayrles Emille Medeiros Sarmento; e Virgínia Bezerra Cavalcanti Dantas.

O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa, João Bosco Ferraz, destacou que o Estado é rico em talentos que ainda não são devidamente conhecidos pelo público. De acordo com a diretora de Economia Criativa da Sedest, Marianne Góes, o prêmio dá protagonismo a quem faz artesanato. “Queremos que as pessoas conheçam a história e o artesão por trás das peças e é importante coroar estes talentos”, destacou. Também participou da solenidade a coordenadora do Programa de Artesanato da Paraíba, Marielza Rodrigues.

Júnior Sousa, artesão de Cabaceiras que trabalha há 27 anos com artigos em couro, comemorou o fato de ter seu nome entre os vencedores. “Esse prêmio é de grande importância, pois valoriza o nosso trabalho. Todos os que fazem essa atividade estão de parabéns e devem se sentir premiados”, afirmou.

Maria Aparecida Silva, mais conhecida como Cida Rendeira, lida com a renda renascença há mais de 50 anos na cidade de Zabelê. “Sinto muita emoção e felicidade, pois mesmo trabalhando com isso há tanto tempo nunca fui reconhecida ou celebrada e por isso representa muita coisa”, ressaltou.

Exposição – Todos os vencedores estão em destaque no 35° Salão do Artesanato da Paraíba, em um stand exclusivo que reúne peças feitas por eles, além de painéis com uma pequena biografia sobre cada profissional. A exposição ficará disponível durante toda a programação do salão, até o próximo dia 05 de fevereiro.

  • Texto: Arthur Araújo Edição: Felipe Silveira Fotografia: Sérgio Lucena e Dayse Euzébio

  • Secretarias

    gapre sedest

  • Tags

    artesanato artesãos reconhecimento salão sedest Trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *