ZERO83

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Exposição Rio Carnaval, no MAR, vai eternizar a folia carioca como obra de arte – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

As obras de Vik Muniz e Leonardo Ramadinha – Reprodução

A exposição Rio Carnaval será aberta ao público nesta quarta-feira (21/02), no Museu de Arte do Rio (MAR), no Centro. A mostra gratuita ocupará o térreo e o quinto andar do espaço. Os ambientes vão receber cabine de projeção, oitenta telas medindo 1,50m x 2m e 80cm x 1m e outras três de proporções agigantadas, de 5m x 5m. A seleção do material foi feita a partir de mais de 800 fotos e muitas horas de imagens em vídeo.

A exposição faz parte da programação voltada à Cúpula do G20, que em novembro reunirá na cidade representantes das maiores economias do mundo. O Rio também sedia amanhã um encontro de chanceleres do grupo.

O projeto bilíngue Livro Arte foi o ponto de partida para essa que é a primeira grande exposição na cidade sobre o carnaval. Participaram da iniciativa os fotógrafos Fábio Ghivelder, João Farkas, Igor Souto e Leonardo Ramadinha, além do artista plástico Vik Muniz. As imagens selecionadas foram captadas no desfile das escolas de samba do Grupo Especial de 2022, na Marquês de Sapucaí, o primeiro feito presencialmente pós-covid-19, em uma data alternativa, em abril.

A exposição, que tem curadoria do cenógrafo, arquiteto e artista Gringo Cardia e do historiador e escritor Luiz Antônio Simas, reverencia profissionais que não aparecem normalmente na mídia, como ferreiros, bordadeiras, iluminadores, aderecistas e costureiras.

A mostra fica em cartaz até 19 de maio.

– Apresentar a cidade maravilhosa pelo olhar de grandes fotógrafos foi a inspiração. Escolher iniciar pelo maior evento de cultura popular conhecido mundialmente, o carnaval, foi pelo tamanho e a dimensão dessa arte que vai nos permitir viajar o mundo apresentando o Rio e atraindo mais turistas – explica a secretária municipal de Turismo, Daniela Maia.

Categoria:

  • 20 de fevereiro de 2024
  • Marcações: Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro Rio Carnaval turismo

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *