ZERO83

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Agência Minas Gerais | Estado conclui obras de melhorias e revitalização no Presídio de Vespasiano

O Presídio de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está de cara nova. Ao longo dos últimos meses, a unidade passou por uma reestruturação que envolveu desde reformas nas redes hidráulica e elétrica, até melhorias nas condições de alojamentos. 

E, para acompanhar de perto a vistoria de entrega das obras, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Rogério Greco, acompanhado do diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Leonardo Badaró, esteve presente na unidade, conferindo as melhorias implementadas.

Tiago Ciccarini / Sejusp


Sob a fiscalização do engenheiro Lucas de Paula, da Diretoria de Infraestrutura da Sejusp, a transformação, iniciada em novembro de 2022 e concluída em janeiro de 2024, promete um ambiente mais digno e seguro para servidores e detentos. O investimento foi de R$ 1,5 milhão.

Melhorias

A reforma do Presídio de Vespasiano abrangeu intervenções estratégicas: revitalização da rede hidráulica e de esgoto; renovação da parte elétrica; pintura das esquadrias metálicas, paredes e chão do pavilhão e pátio de sol; adaptação de um espaço no Salão Família destinado para uma nova cela de triagem, com banheiro e rede elétrica revitalizada; instalação de alambrados e portões de passagens na área externa aos pavilhões; e revitalização de um dos banheiros da ala administrativa.

Letícia Oliveira, diretora do Presídio de Vespasiano, destacou a importância dessas melhorias na gestão da unidade. “Estas intervenções foram cruciais para criar um ambiente mais seguro e adequado, beneficiando tanto os detentos quanto os profissionais que atuam aqui”, avaliou.

Para o diretor geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Leonardo Badaró, a obra representa o esforço do Governo de Minas, por meio da Sejusp e do Depen-MG, para atender a todas as necessidades e exigências legais para o bom funcionamento das unidades prisionais.

Criação de vagas 

Durante a vistoria dessa terça-feira (27/2), o secretário Rogério Greco ressaltou que a obra na unidade é mais uma das muitas que o Estado tem feito no Sistema Prisional. “Elas significam um cumprimento de pena mais humanizado, cumprindo as determinações da Lei de Execução Penal”.

Além das entregas de novas unidades (Ubá, Frutal e Itaúna), diversas instalações já passaram por intervenções nos últimos meses. O Governo de Minas destinou R$ 74 milhões para a reforma de unidades prisionais prioritárias e, com este recurso, dezenas de unidades estão passando por obras de melhoria. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *