Escola Ativa movimenta alunos em tempo integral

Lucas Brito


Secretaria de Educação e Cidadania

Colaboração do estagiário Rodrigo de Almeida

As escolas municipais de ensino fundamental abrem as portas para os alunos apaixonados por esportes com o Escola Ativa.

Presente na rede há seis anos e parte da Educação Integral desde 2022, o programa acontece por meio de convênio com o IEVP (Instituto Esportivo do Vale do Paraíba) e oferta mais de 6.800 vagas em 13 modalidades esportivas.

Os estudantes do 1º ao 9º ano podem treinar, se aperfeiçoar e cuidar da saúde com a prática de exercícios físicos. A iniciativa busca ainda estimular valores e habilidades socioemocionais, como liderança, disciplina, respeito e trabalho em equipe.

Na Emefi Profª Maria Antonieta Ferreira Payar, localizada no bairro Pinheirinho dos Palmares, a turma de judô troca os uniformes pelos kimonos no contraturno.

“O judô ajuda a me concentrar mais na sala de aula, prestar atenção nos professores e me dedicar nas atividades. É uma motivação maior para vir estudar”, conta Robson Junio, aluno do 9º ano.

“Eu gosto bastante, porque a gente acaba conhecendo pessoas novas e faz bem para a mente”, acrescentou.


Robson aprende e se desenvolve com os amigos | Foto: PMSJC

A arte marcial inspira sonhos em jovens como a aluna Carla Bertoncello, de 12 anos. “Quero continuar me desenvolvendo até me tornar atleta profissional. Tivemos um medalhista joseense pelo judô nas olimpíadas este ano, espero um dia trazer essa conquista para casa”, afirma. 


Sorridente, Carla treina a arte marcial | Foto: PMSJC

Do tatame para as quadras, as meninas do futsal também agitam a escola. Para muitas, o primeiro contato com a modalidade foi no Escola Ativa.

“Nunca tinha jogado antes, comecei aqui na escola há dois anos e estou até hoje. Me divirto e aprendo muito com minhas amigas”, disse Irani Andrade, aluna do 9º ano.

“Sinto que consigo focar mais nas aulas e provas depois que entrei para o programa”, destacou.


Irani está feliz com as oportunidades que a escola oferece | Foto: PMSJC

Além de judô e futsal, os estudantes inscritos no programa podem participar de turmas de basquete, vôlei, handebol, taekwondo, xadrez, rugby, badminton, tênis de mesa, ginástica rítmica, BMX, entre outras, nas 67 escolas de ensino fundamental integral.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania