Secretaria da Educação realiza formação de estagiários da rede municipal de ensino de Sorocaba – Agência de Notícias
28 de julho de 2025
18:46
Por: Rose Campos
Fotos: Divulgação
Antes do retorno às aulas para o segundo semestre, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), realizou a formação dos estagiários da rede municipal de Sorocaba – 2025
A formação aconteceu no período de 14 a 25 de julho e contemplou 381 estagiários, que atuam nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e escolas do Ensino Fundamental, sendo a maioria alocada neste último segmento.
Neste ano, a formação abordou os seguintes temas:
Projeto “Envolver para (Des)envolver”
• Bem-Estar Emocional
Palestrante: Thaís Nobre – Professora da Rede Municipal e pedagoga
• Ética Profissional em Sala de Aula
Palestrante: Taís Klarosk – Professora PEB I e pedagoga
• Atendimento aos Estudantes com Necessidades Específicas
Palestrante: Michele Loriano – Gestora de Desenvolvimento Pedagógico da Sedu
• O Papel do Estagiário no Processo de Alfabetização
Palestrante: Mestre Rogério Bernardo – Supervisor de Ensino da Rede Municipal e profissional da Educação
• Letramento Matemático
Palestrante: Mestre Luis Gustavo Marcondes – Supervisor de Ensino da Rede Municipal
A formação tem como objetivo proporcionar aprendizagens significativas aos futuros educadores, contribuindo tanto para sua atuação nas escolas quanto para seu desenvolvimento pessoal e profissional. O projeto “Envolver para Desenvolver” propõe uma abordagem formativa que vai além da simples inserção no ambiente de trabalho: busca formar profissionais reflexivos, éticos e comprometidos com a qualidade da educação. A intenção é criar condições para que os estagiários se tornem sujeitos ativos no processo educativo, desenvolvendo competências, senso crítico e responsabilidade social.
“Proporcionar essa formação para nossos estagiários é uma etapa muito importante da sua atuação profissional e contribui para a elevação da qualidade tanto da qualificação profissional, bem como do ensino futuramente aplicado por eles em sala de aula”, conclui o secretário da Educação, Clayton Lustosa.