TV Brasil e Rádio Nacional estreiam programas de Datena

Por MRNews

TV Brasil e a Rádio Nacional, veículos públicos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), apresentam neste mês de fevereiro dois lançamentos voltados ao fortalecimento do jornalismo em suas grades. As atrações serão comandadas pelo jornalista José Luiz Datena.

Na Rádio Nacional, o programa Alô Alô Brasil terá início no dia 23 com edições ao vivo de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h, em todas as emissoras da rede. Já na TV Brasil, o semanal Na Mesa com Datena terá estreia na terça-feira (24), às 21h, com análise dos principais temas da agenda nacional.

Datena é jornalista há mais de 50 anos, tendo passado pelas principais emissoras de televisão e rádio do país. Venceu duas edições do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Brasil estreia no esqui cross-country, mas não se classifica à final

Estados terão que abrir 600 mil vagas para abater dívida com União

Sua chegada à EBC integra a estratégia da empresa de valorizar o jornalismo em seus veículos, com ampliação do tempo dedicado à cobertura factual, aprofundamento de temas de interesse público e ainda uma maior integração entre rádio e televisão. A iniciativa busca também fortalecer a comunicação pública enquanto espaço de informação confiável e acessível, em diálogo direto com a pluralidade de ideias que marca a sociedade brasileira.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

O presidente da EBC, Andre Basbaum, comenta que a atividade jornalística é um dos pilares da democracia, principalmente em um cenário marcado pela disseminação de informações falsas.

“No contexto em que vivemos, de intenso ruído informacional, o jornalismo é um ativo central. Precisamos fortalecê-lo para oferecer à população informação segura, contextualizada e com capacidade de gerar reflexão. Portanto, estamos reconhecendo o papel e a importância do jornalismo ao trazê-lo ainda mais para a grade da TV Brasil e da Rádio Nacional”, diz.

Diretor Jurídico do BRB deixa cargo após caso Banco Master

Pedido de vista adia votação de relatório sobre acordo Mercosul–União

“Trazer um comunicador com a experiência e a trajetória do Datena para a comunicação pública também representa ampliar pontes com diferentes audiências do país. Os programas vão abordar os temas que fazem parte do cotidiano dos brasileiros, da política à economia, da cultura à segurança pública, sempre com responsabilidade editorial. Queremos uma TV Brasil e uma Rádio Nacional cada vez mais próximas das pessoas”, acrescenta Basbaum.

Datena afirma que é uma honra integrar a EBC e iniciar essa nova fase à frente de um programa de entrevistas, formato pelo qual tem grande apreço. Para ele, a essência de uma boa entrevista é garantir protagonismo ao convidado.

“É uma honra estar chegando à EBC. Primeiro para um programa de entrevistas, que eu adoro fazer. A arte da entrevista é dar espaço ao entrevistado. A grande estrela de uma entrevista é o entrevistado”, defende.

O comunicador também destaca sua trajetória no rádio e a importância da Rádio Nacional. Ele relembra que começou a atuar na área aos 15 anos e ressalta a tradição da emissora.

“O rádio é minha paixão, foi a minha vida. Comecei fazendo rádio com 15 anos de idade e sempre apresentei programas de rádio. A Rádio Nacional é uma das rádios mais tradicionais do país e o programa vai ser muito legal. O Brasil vai ficar representado na Rádio Nacional. Se liguem que vai ser muito bacana”, relata Datena.

Na Mesa com Datena                                                      

Na Mesa com Datena vai assumir formato de entrevistas aprofundadas e investigativas com duração e estrutura pensadas para privilegiar escuta ativa, contextualização histórica e social, e múltiplas perspectivas sobre temas centrais para a vida pública brasileira. Haverá um entrevistado por episódio, sempre uma figura relevante ao tema proposto.

A produção foi pensada para oferecer um serviço de utilidade pública que contribua para a formação da consciência crítica, amplie o acesso à informação qualificada e promova debates substantivos sobre questões de interesse permanente da sociedade. Destina‑se ao público que busca análises claras, rigorosas e aprofundadas, como gestores, pesquisadores, lideranças sociais e cidadãos em geral. 

Serão abordados temas como segurança pública, cidadania, direitos fundamentais, políticas sociais, desafios urbanos, desigualdade social, saúde, educação, mobilidade urbana, gestão pública, transparência, direitos humanos, tecnologia, meio ambiente e economia.

Participarão especialistas, autoridades, gestores públicos, pesquisadores, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil para debates plurais e comprometidos com a verdade factual, tratando cada assunto em sua complexidade e transversalidade.

Alô Alô Brasil

A atração comandada por Datena na Rádio Nacional será inspirada nos principais programas informativos matinais do rádio brasileiro, referência em agilidade, credibilidade e prestação de serviço aos ouvintes. A produção vai apostar em uma cobertura dinâmica dos fatos que impactam o cotidiano da população.

Serão veiculadas informações em tempo real, análise dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo, comentários diretos, entrevistas e prestação de serviço, mantendo linguagem clara e acessível. O objetivo é oferecer ao ouvinte um panorama completo do início do dia, reforçando o papel da Rádio Nacional como referência em jornalismo público, plural e de alcance nacional.

A estreia de Datena na Rádio Nacional ganha ainda mais significado por acontecer no ano em que a emissora celebra nove décadas de existência.

O próprio nome da atração foi criado como homenagem à frase que marcou sua inauguração, em 12 de setembro de 1936, às 21 horas, quando o locutor Celso Guimarães anunciou: “Alô, Alô Brasil! Aqui fala a Rádio Nacional do Rio de Janeiro!”. Na sequência, ecoaram os acordes da canção Luar do Sertão, dando início a uma trajetória que atravessa gerações e acompanha com protagonismo a história da radiodifusão brasileira.

Serviço

Alô Alô Brasil – Estreia segunda-feira (23), às 8h, na Rádio Nacional
Na Mesa com Datena – Estreia terça-feira (24), às 21h, na TV Brasil
 

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone.

O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS.

Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

>> TV Brasil na internet e nas redes sociais

Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play – http://tvbrasilplay.com.br

>> Rádio Nacional na internet e nas redes sociais

Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Threads: https://www.threads.com/@radionacionalbr
Streaming: https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro

>> WhatsApp Nacional

– Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
– Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
– Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568
– Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966

>> Saiba como sintonizar a Rádio Nacional

Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz
Celular – App Rádios EBC para Android e iOS

Cidadania abre processo seletivo para analista de ações sociais com salário de até R$ 5,5 mil

A SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), em parceria com a SAD (Secretaria de Estado de Administração), abriu processo seletivo simplificado para a contratação temporária de 14 profissionais de nível superior para atuação em programas, projetos e unidades vinculadas à Pasta. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (10).

As oportunidades são para os cargos de Analista de Ações Sociais – Psicólogo (10 vagas), Analista de Ações Sociais – Assistente Social (3 vagas) e Analista de Ações Sociais – Psicopedagogo (1 vaga). A remuneração bruta é de R$ 5.532,47, com carga horária de 30 ou 40 horas semanais, conforme a função.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no período de 10 a 18 de fevereiro de 2026, por meio do site www.econcursoms.ms.gov.br. O processo seletivo será composto por três etapas: inscrição, avaliação curricular e entrevista, com caráter eliminatório e classificatório.

O edital prevê ainda reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD), pessoas negras e indígenas, conforme a legislação estadual vigente, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a equidade e a inclusão no serviço público. Os profissionais selecionados atuarão no fortalecimento das políticas públicas de proteção, promoção e garantia de direitos, especialmente voltadas a mulheres, crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social.

O resultado final e a homologação do processo seletivo estão previstos para o dia 24 de março de 2026. Todas as informações, cronograma completo e regras do certame estão disponíveis no Diário Oficial Eletrônico e no portal do E-Concurso MS.

Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania
Foto: Matheus Carvalho/SEC/Arquivo

Publicado em Sem categoria

Modernização fortalece atuação do Canil da GCM de Sorocaba – Agência de Notícias



10 de fevereiro de 2026

17:12

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)

 

 

A equipe do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba deu mais um passo na modernização de seus recursos operacionais. O setor conta com novos equipamentos e materiais destinados ao adestramento de cães, recentemente adquiridos, e amplia a capacidade técnica e operacional da equipe.

Entre os itens adquiridos estão macacão de mordida (bite suit), protetor de braço, peitoral de condução, guia de condução, manga profissional, almofada de mordida, além de outros acessórios específicos para treinamento tático e controle operacional. Todos são da marca Bianco Suits, referência na área de adestramento e proteção.

Os investimentos foram viabilizados por meio de emenda parlamentar de 2025, do vereador Luis Santos, no valor de R$ 20 mil. A apresentação dos novos materiais ocorreu na última sexta-feira (6), durante visita do também presidente da Câmara Municipal à sede do Canil, que opera junto à base da GCM no bairro Wanel Ville, na Zona Oeste da cidade.

O ato contou com a participação do secretário de Segurança Urbana (Sesu), João Alberto Corrêa Maia; do comandante-geral da GCM, Davi Dutra, e de equipes do Canil da Corporação. Na ocasião, os agentes do Canil realizaram demonstração prática da atuação dos cães em abordagem policial, guarda e proteção, evidenciando a eficiência dos novos materiais e o alto nível de preparo da equipe.

“A atuação do Canil da GCM é considerada de extrema importância para a segurança pública, unindo eficiência operacional e proximidade com a comunidade”, apontou o secretário da Sesu. Criado oficialmente pela Lei nº 11.680/2018, o Canil da GCM de Sorocaba é um braço estratégico da corporação, atuando tanto em operações policiais quanto em ações sociais e terapêuticas, com impacto positivo direto junto à população.

Atualmente, o Canil da GCM de Sorocaba conta com quatro cães operacionais, especializados em guarda, proteção e faro de drogas: Thor e Apollo, da raça Pastor Belga Malinois, e Koda e King, da raça Pastor Alemão. Além do trabalho operacional, a unidade desenvolve ações de Cinoterapia, com os cães Buddy (8 anos) e Luke (1 ano), da raça Golden Retriever, voltadas ao acolhimento emocional em escolas, instituições e projetos sociais.

“Geralmente, eles são selecionados por suas características de personalidade, sendo requisitos fundamentais: coragem, inteligência, obediência, equilíbrio, capacidade de farejar e capacidade de adaptar-se a ambientes e situações diversas. Os cães moram no próprio Canil da GCM, onde são muito bem cuidados e tratados, diariamente”, comenta Davi Dutra.

O treinamento dos cães é feito junto ao seu condutor, no turno de trabalho do GCM, e dura em torno de duas horas. Ele inicia ainda filhotes, a partir dos três meses, com socialização e ambientação e, gradativamente, evolui com obediência, faro, guarda e proteção ou cinoterapia (cão terapeuta), dependendo da aptidão de cada cão para a função que vai desempenhar.

Anualmente, os cães passam por consulta veterinária e são vacinados, sendo que em caso de necessidade emergencial ou identificando sintomas de doença, eles são levados para atendimento de imediato. Os tratamentos são seguidos conforme protocolo indicado pelo médico veterinário. Em média, os cães são aposentados com oito anos de trabalho, podendo ser antes também, caso o desempenho de sua função esteja prejudicado devido à doença ou condição debilitante.

Curiosidades sobre os cães do Canil da GCM

– Cães policiais não viciam em drogas: os animais têm contato apenas com o odor das substâncias, associado a brincadeiras e recompensas, sem qualquer risco de dependência.

– Olfato altamente sensível: o faro de um cão policial pode ser até 100 mil vezes mais sensível que o do ser humano, permitindo localizar substâncias mesmo bem ocultas.

– Treinamento baseado em brincadeiras: o trabalho é realizado com reforço positivo, tornando as atividades estimulantes e prazerosas para os cães.

– Cada cão tem uma vocação: avaliações comportamentais definem se o animal será destinado ao trabalho operacional ou à Cinoterapia.

– Cães também cuidam de pessoas: na Cinoterapia, os cães auxiliam na redução da ansiedade, no estímulo emocional e no fortalecimento de vínculos, especialmente de crianças e idosos.

Publicado em Sem categoria

Pesquisa do Procon-JP levanta preços de hospedagens em hotéis e pousadas da Orla

O pessoense que deseja dá um tempo da própria casa e aproveitar os dias de Carnaval se hospedando em um hotel ou pousada da Orla da Capital, deve consultar a pesquisa do Procon de João Pessoa e atentar para os preços na modalidade que mais lhe convém. O levantamento de preços não é comparativo e os valores nos estabelecimentos consideram os vários tipos de serviços oferecidos. Confira aqui a pesquisa de preços.

O menor preço para a diária em quarto de casal ficou com o Solmar Hotel (Cabo Branco), R$ 160,00, que oferece recepção 24 horas (com entrada às 14h e saída às 12h), café da manhã, quarto com tv, ar-condicionado e frigobar, piscina; academia; serviço de quarto e internet. O local aceita animais.

Já o maior preço para quarto de casal foi encontrado a R$ 1.611,75 no Oceania Atlântico Hotel (Jardim Oceania), que oferece recepção 24 horas (com entrada às 15h e saída às 12h), café da manhã, apartamento de luxo (30m2), vista parcial do mar, cama queen size, ar-condicionado, frigobar, cofre, tv a cabo, smart tv 50, secador de cabelo, estacionamento gratuito, piscina, spa bem-estar, academia bem-estar, serviço de quarto, disponibilidade/internet e permite animais

Solteiro – Para apartamento destinado a solteiros, o menor preço da diária foi encontrado no Solmar Hotel (Cabo Branco), R$ 130,00, com recepção 24h (com entrada às 14h e saída às 12h), café da manhã, quarto com tv, ar-condicionado e frigobar, piscina; academia; serviço de quarto; internet e aceita animais.

A pesquisa encontrou o quarto solteiro mais caro no Oceania Atlântico Hotel (Jardim Oceania), R$ 1.155,00, com apartamento superior (26m2), vista da avenida, cama queen size, ar-condicionado, frigobar, cofre, tv a cabo smart tv, secador de cabelo, estacionamento gratuito, recepção 24 horas (entrada às 15h e saída às 12h), café da manhã, piscina, spa bem-estar, academia bem-estar, serviço de quarto, disponibilidade/internet e aceita animais

Duplo – No quarto duplo, o menor preço foi encontrado no Solmar Hotel (Cabo Branco), R$ 160,00, com recepção 24 horas (com entrada às 14h e saída ás 12h), café da manhã, quarto com tv, ar-condicionado e frigobar, piscina; academia; serviço de quarto; internet e aceita animais.

Já o maior preço da diária para quarto duplo foi encontrado a R$ 1.611,00 no Oceania Atlântico Hotel (Jardim Oceania), oferecendo recepção 24 horas (com entrada às 15h e saída às 12h), café da manhã, apartamento de luxo (30m2), vista parcial do mar, cama queen size, ar-condicionado, frigobar, cofre, tv a cabo, smart tv 50, secador, estacionamento gratuito, piscina, spa bem-estar, academia bem-estar, serviço de quarto, disponibilidade/internet e aceita animais

Triplo – O Happy Hotel (Manaíra), oferece o preço mais em conta no quarto triplo, R$ 352,00, com ar-condicionado, tv, frigobar, piscina, academia bem-estar, serviço de quarto, disponibilidade/internet, além de aceitar animais.

O Oceania Atlãntico tem o apartamento triplo mais caro, R$ 1.627,50 na diária da suíte família (42m²), varanda com vista para a piscina e para o mar, cama queen size, cama de solteiro, tv de 60, estacionamento gratuito, recepção 24 horas (com entrada às 15h e saída às 12h), piscina, spa bem-estar, academia bem-estar, serviço de quarto, disponibilidade/internet, aceita animais.

Os locais – A pesquisa do Procon-JP foi realizada nos seguintes estabelecimentos: Voa Ambassador Flat, Cabo Branco Atlântico Hotel, HPlus Beach, Ibis, Littoral, Netuanah, Manaíra Beach, Nord Ondas do Atlântico, Solmar e Nord Luxxor Skyler (Cabo Branco); Hotel Costa do Atlântico, Verde Green, Pousada Verde Mar e Happy Hotel (Manaíra); Bessa Beach Hotel (Bessa); Corais de Tambaú, Nord Luxx Sapucaia, Nobile Suites Tambaú, (Tambau); e Oceania Atlântico (Jardim Oceania).

Consulte a pesquisa completa nos portais da Prefeitura de João Pessoa www.joaopessoa.pb.gov.br e do Procon-JP www.proconjoaopessoa.pb.gov.br

Publicado em Sem categoria

Agência Minas Gerais | Governo de Minas realiza cerimônia de conclusão das obras do Hospital Regional de Divinópolis

O governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões participaram, nesta terça-feira (10/2), da cerimônia de conclusão das obras do Hospital Regional de Divinópolis (HRD), no Centro-Oeste de Minas – um marco histórico para a saúde pública da região.

Projetado para atender casos de média e alta complexidade, o hospital contará com 202 leitos no total, sendo 30 de UTI adulto, dez de UTI pediátrica, dez de UTI neonatal, além de maternidade com quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), pronto atendimento, bloco cirúrgico com oito salas, ambulatório e setor de diagnóstico e terapia, com exames como tomografia, ressonância magnética, mamografia, ultrassonografia e raio-x.

“Uma felicidade muito grande estar aqui no Hospital Regional de Divinópolis e, dessa vez, para poder entregá-lo para a EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que já recebeu, há seis meses, R$ 85 milhões do Estado para equipar e colocar aqui tudo o que é necessário para o hospital funcionar”, disse o governador. 








 
 
   
   


A unidade oferecerá ainda atendimentos em obstetrícia clínica e cirúrgica, Centro de Parto Normal tipo II, Gestação de Alto Risco tipo II e especialidades como cirurgia geral, pediátrica, ortopedia, cardiologia, neurologia, urologia, clínica médica, pediatria, oftalmologia e saúde mental.

 








 
 
   
   


“Então, este é um hospital com uma vocação para alta complexidade, que visa cuidar de toda a população”, completou o vice-governador.

A macrorregião Oeste reúne 54 municípios e tem população estimada em cerca de 1,2 milhão de habitantes. O início da operação do hospital vai ampliar a oferta de atendimentos especializados, reduzir a necessidade de transferências e fortalecer a capacidade resolutiva da rede pública regional.

Retomada das obras

Paralisada desde 2016, a obra foi retomada em 2023 e concluída em dezembro de 2025. Para viabilizar a entrega da unidade, o Governo de Minas investiu cerca de R$ 134 milhões, sendo aproximadamente R$ 49 milhões na execução das obras e outros R$ 85 milhões destinado à aquisição de equipamentos, mobiliário hospitalar e adequações necessárias ao funcionamento do hospital.

Os recursos são provenientes do Acordo Judicial de Brumadinho, firmado entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública de Minas Gerais e a Vale, com foco na reparação de danos coletivos e no fortalecimento de políticas públicas estruturantes.

O Acordo Judicial visa reparar os danos coletivos e difusos decorrentes do rompimento das barragens B-I, B-IV e B-IV-A da Mina Córrego do Feijão da Vale S.A., ocorrido em 25/1 de 2019, em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.

Hospitais Regionais

A entrega da unidade integra o conjunto de investimentos do Governo de Minas na retomada dos hospitais regionais, ampliando o acesso da população a serviços especializados e consolidando uma rede mais eficiente e integrada de atenção à saúde.

Com investimentos de quase R$ 1 bilhão para a conclusão de cinco hospitais regionais estratégicos, o estado já entregou as unidades de Teófilo Otoni e agora de Divinópolis. Já os hospitais de Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares e Sete Lagoas têm previsão de conclusão até o fim de 2026.

Juntas, as cinco unidades de saúde vão ofertar mais de 1.100 leitos e beneficiar diretamente mais de 4,2 milhões de mineiros.

Doação à UFSJ

A unidade de Divinópolis vai integrar a rede de hospitais universitários gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), após a sanção da lei que autorizou a doação do imóvel ao Campus Centro-Oeste da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), no dia 12/1. A medida visa fortalecer a assistência em saúde e a formação profissional na região.

Atualmente, o processo está em trâmites cartorários para formalização definitiva da doação. A previsão é de que a abertura da unidade ocorra de forma escalonada pela EBSERH, nos próximos meses, conforme a instalação dos equipamentos, organização dos fluxos assistenciais e preparação interna dos setores.

Publicado em Sem categoria

AVISO DE DISPENSA Nº. 04/2026 – CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA EVENTUAL LOCAÇÃO DE MOBILIÁRIO (MESAS E CADEIRAS) E AQUISIÇÃO DE GELO E CAIXAS TÉRMICAS, VISANDO ATENDER AOS EVENTOS E DEMANDAS DAS DIVERSAS SECRETARIAS DO MUNICÍPIO DE BONITO/MS – Prefeitura Municipal de Bonito

PROCESSO: 10/2026 – DISPENSA: 04/2026

FUNDAMENTO LEGAL : ART. Nº 75, INCISO II da Lei 14.133/2021

O Município de Bonito, Estado de Mato Grosso Do Sul, em conformidade com Art. 75, inciso II da Lei Federal n.º 14.133/2021, torna público aos interessados que a administração municipal pretende realizar a CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA EVENTUAL LOCAÇÃO DE MOBILIÁRIO (MESAS E CADEIRAS) E AQUISIÇÃO DE GELO E CAIXAS TÉRMICAS, VISANDO ATENDER AOS EVENTOS E DEMANDAS DAS DIVERSAS SECRETARIAS DO MUNICÍPIO DE BONITO/MS, podendo eventuais interessados apresentarem Proposta de Preços e documentos no prazo de 3 (três) dias úteis, a contar desta Publicação, oportunidade em que a administração escolherá a mais vantajosa.

Limite para apresentação da proposta de preços e dos documentos: 13 de fevereiro de 2026.

Critério de julgamento: MENOR VALOR POR ITEM

Endereço para entrega da proposta de preços e dos documentos: Setor de licitações da Prefeitura Municipal de Bonito, Estado de Mato Grosso do Sul, sito a Rua Coronel Pilad Rebuá n° 1.780, Centro – CEP – 79.290-00, em dias úteis no horário de 07h até 13h ou pelo E-mail: [email protected] até 23:59h.

O Termo de Referência e anexos (modelo de proposta e modelo de declarações) estão disponíveis no Site Oficial do Município através do link https://www.bonito.ms.gov.br/category/licitacoes-e-contratos/ e no PNCP – Portal Nacional de Contratação Pública através do link https://pncp.gov.br/app/editais?q=&status=recebendo_proposta&pagina=1

Segue abaixo a relação de documentos a ser enviada junto com a proposta de preços (que deve estar completamente preenchida e assinada).

a) ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor;

b) cópia de documento oficial de identificação pessoal do representante apto;

c) Inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);

d) Certidão expedida conjuntamente pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que comprove a regularidade fiscal do licitante referente a todos os créditos tributários federais e à Dívida Ativa da União (DAU) por elas administrados;

e) Prova de regularidade com a Fazenda Estadual (Certidão Negativa de Débitos, ou Positiva com efeito de Negativa de Tributos Estaduais), emitido pelo órgão competente, da localidade de domicilio ou sede da empresa do proponente ou apresentação da Certidão de não contribuinte, que comprove a regularidade de débitos tributários referentes ao Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação – ICMS, quando o objeto se referir a aquisição;

f) Prova de regularidade com a Fazenda Municipal (Certidão Negativa de Débitos, ou Positiva com efeito de Negativa de Tributos Municipais), emitido pelo órgão competente, da localidade de domicílio ou sede da empresa do proponente ou apresentação da Certidão de não contribuinte, na forma da Lei, que comprove a regularidade de débitos tributários referentes ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN, quando o objeto se referir a serviços ou obras de engenharia;

g) regularidade relativa à Seguridade Social e ao FGTS, que demonstre cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei;

h) regularidade perante a Justiça do Trabalho;

i) o cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal, mediante Declaração (de Menor) devidamente assinada pelo representante legal da empresa.

j) o cumprimento do disposto no inciso XVI do art. 92 da Lei Federal 14.133/2021, mediante Declaração (de habilitação) devidamente assinada pelo representante legal da empresa.

Outras informações poderão ser obtidas através do email: [email protected]

Bonito-MS, 10 de fevereiro de 2026.

Assinado na Autorização

Elcio da Silva Casanova

Secretário Municipal de Administração e Finanças.

Publicado em Sem categoria

STJ afasta cautelarmente ministro acusado de importunação sexual

Por MRNews

O plenário do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira (10) pelo afastamento cautelar do ministro Marco Aurélio Buzzi, de 68 anos de idade, acusado de importunação sexual por uma jovem de 18 anos. 

“O afastamento é cautelar, temporário e excepcional”, informou o STJ em nota. 

“Neste período, o ministro ficará impedido de utilizar seu local de trabalho, veículo oficial e demais prerrogativas inerentes ao exercício da função”, esclarece o tribunal. 

Três Graças, Arminda leva surra após flagra de traição e fica com marcas no rosto

Flip anuncia Orides Fontela como autora homenageada deste ano

Buzzi é investigado por sindicância aberta pelo STJ para apurar o caso. A investigação tem como relatores três ministros homens: Antonio Carlos Ferreira, Francisco Falcão e Raul Araújo, escolhidos por sorteio. Foi no âmbito desse processo que o ministro foi afastado de suas funções. 

O plenário estabeleceu o prazo de 10 de março para a conclusão da sindicância, que pode resultar em penalidades como suspensão ou aposentadoria compulsória. 

O afastamento cautelar foi decidido depois de o próprio ministro ter pedido licença de 90 dias por motivos médicos. Ele apresentou um atestado assinado por uma psiquiatra. Buzzi também enviou uma mensagem a seus colegas em que defende sua inocência. 

Segundo informado pelo STJ, a decisão foi tomada por unanimidade pelos 27 dos 33 ministros que participaram da sessão extraordinária na manhã desta terça-feira. A votação, contudo, foi secreta, realizada a portas fechadas. 

Operação internacional apreende 1,3 t de cocaína em alto mar

Ferramenta promove educação financeira a famílias no CadÚnico

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Denúncias

Na segunda-feira (9), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) confirmou o recebimento de uma segunda denúncia de importunação sexual contra Buzzi.

A primeira, recebida na semana passada, é de uma jovem de 18 anos, filha de um casal de amigos do ministro, que o acusa de tentar agarrá-la durante um banho de mar.

O episódio teria ocorrido no mês passado, quando o ministro, a jovem e seus pais passavam férias em Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina. A mulher prestou depoimento à Polícia Civil e ao CNJ. 

Uma investigação criminal também foi aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), onde Buzzi tem prerrogativa de foro em razão do cargo. O caso é relatado pelo ministro Nunes Marques. 

Boletim Informativo – Monitoramento da Defesa Civil de Guaratinguetá – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

Em boletim atualizado nesta terça-feira, dia 10, às 10h, a Prefeitura de Guaratinguetá, por meio da Defesa Civil, informa que o nível do Rio Paraíba do Sul continua em elevação, em razão da persistência das chuvas no município e na região. No momento, o rio encontra-se na marca de 5,79 metros, com tendência de subida.

De forma preventiva, as equipes estão atuando e intensificando o monitoramento em pontos historicamente vulneráveis a alagamentos:

Avenida Martin Cabral – Santa Rita;

Rua Eufrásio Fernandes – Beira Rio;

Passarela – Jardim Primavera.

Com a elevação do Rio Paraíba, outros cursos d’água do município também apresentam alteração nos níveis. O Rio São Gonçalo encontra-se alto, porém dentro da normalidade. Já o Ribeirão dos Motas apresenta nível muito elevado, aproximando-se de 2 metros, conforme a régua instalada pela Defesa Civil no início de 2025, e segue em elevação.

A Barragem dos Motas permanece estável, com cerca de 3 metros, apresentando tendência de queda no nível da água, em virtude da diminuição das chuvas na cabeceira.

Todas as casas de bombas do município estão em pleno funcionamento, operando 24 horas por dia, e as equipes seguem mobilizadas para o monitoramento permanente.

A Defesa Civil mantém atenção especial no bairro Tamandaré, principalmente na região da Prainha, onde o nível da água já se aproxima do limite. As equipes iniciaram contato direto com os moradores dessas regiões para orientação e alertas preventivos.

Toda a rede de assistência social está em prontidão. O Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Assistência Social já estão mobilizados, com estrutura, materiais e abrigo disponíveis para atendimento emergencial, caso seja necessário o deslocamento de moradores.

Ocorrência: Até o momento, uma moradora do bairro Engenho d’Água, cuja residência foi danificada pelo rio e já estava interditada, encontra-se acolhida e recebendo suporte adequado.

A Prefeitura reforça que segue acompanhando a situação em tempo real e orienta a população a permanecer atenta aos comunicados oficiais e, em caso de emergência, acionar a Defesa Civil, 24 horas, pelo telefone (12) 3122-5130. Para situações de resgate, ligue para o Corpo de Bombeiros – 193.

Publicado em Sem categoria

Mais 27 bairros da cidade do Rio recebem ações de combate à dengue – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

As visitas dos agentes aos imóveis fazem parte da estratégia SVS na Rua. Foto: Edu Kapps/SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai intensificar nesta semana as ações de prevenção às arboviroses (dengue, zika e chikungunya) em 27 bairros das zonas Norte, Sul, Sudoeste e Oeste da cidade do Rio. No período de maior incidência das doenças causadas pelo vetor, a estratégia SVS na Rua realiza atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti no período de maior incidência das doenças causadas pelo vetor.

Nesta terça-feira (10/2), as ações se iniciam no Centro e em Quintino Bocaiúva. Na quarta-feira (11/2), na Taquara, Barra Olímpica, Barra da Tijuca e Campo Grande. Na quinta-feira (12/2), será a vez dos bairros Cidade Nova, Catete, Vila Isabel, Complexo do Alemão, Méier, Honório Gurgel, Vila Kosmos, Vista Alegre, Pavuna, Anchieta, Ricardo de Albuquerque, Acari, Coelho Neto, Madureira, Turiaçu, Padre Miguel, Santíssimo, Bangu, Paciência e Sepetiba. Por fim, na sexta-feira (13/2), Tijuca.

Durante o mês de janeiro, em 2026, 823.500 imóveis foram vistoriados para prevenção e controle do Aedes aegypti e 106.790 depósitos que poderiam servir de criadouros de mosquitos foram tratados ou eliminados. No total, em 2025, foram realizadas 12.297.072 visitas a imóveis e 1.684.674 recipientes foram tratados ou eliminados.

A SMS também realiza ações educativas e de mobilização social para orientar a população sobre as medidas para a prevenção de arboviroses urbanas, visando despertar a responsabilidade sanitária individual e coletiva. Quando necessário, a população pode fazer pedidos de vistoria ou denunciar possíveis focos do mosquito pela Central 1746.

Categoria:

  • 10 de fevereiro de 2026
  • Marcações: arboviroses chikungunya combate à dengue dengue prevenção zika

    Publicado em Sem categoria

    com planejamento para padronizar processos, CGE apresenta projetos e metas – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

    Com propostas para o planejamento estratégico e gestão eficiente, a CGE (Controladoria-Geral do Estado) apresentou hoje (10) para o governador Eduardo Riedel, os projetos que fazem parte do programa “Contrato de Gestão” e que serão executados em 2026.

    “Entre as iniciativas, destaco a certificação da CGE na ISO 9001 e a identificação de todos os processos administrativos para padronizá-los e inserir no escritório de processos da SAD. Além disso, temos o programa ‘Estudantes no Controle’, que será realizado em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, com 180 escolas contempladas. E ainda a consultoria em compliance, que este ano chega a 70% das unidades gestoras”, explicou o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda.

    Em operação há onze anos, o programa “Contrato de Gestão” é reconhecido nacionalmente, com definição anual de projetos e metas de cada secretaria do Governo do Estado. Para melhorar os serviços públicos, com resultados diretos na vida do cidadão, o objetivo do programa é a aplicação de propostas inovadoras.

    Um dos principais pilares da CGE, já em andamento e que terá continuidade este ano, é a transparência pública. “Nós trabalhamos muito, juntamente com a Setdig (Secretaria-executiva de Transformação Digital) na promoção da transparência e melhoria da governança, que garante segurança e efetividade nas ações das políticas públicas. Mato Grosso do Sul é o único estado com quatro avaliações consecutivas com selo diamante do Tribunal de Contas”, disse Girão.

    O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, destacou que entre as principais ações planejadas pela CGE estão o compliance, avanços na auditoria, o programa “Estudante no Controle” e a ouvidoria.

    “O contrato desse ano está muito focado no compliance, na melhoria no processo de auditoria, com destaque para o “Estudantes no Controle”, que envolve a nova geração e o setor educacional. A CGE consolida ainda mais essa política de valorizar a gestão e a governança no ambiente público”, disse.

    A importância da atuação da CGE, de forma mais ampla, também foi pontuada. “A Controladoria-Geral traz mais conformidade para os nossos processos, olhar estratégico, com preocupação para a avaliação de impacto das suas políticas. E isso tem gerado uma transformação dentro da forma de enxergar a atividade pública”, finalizou Nogueira.

    Avaliação e monitoramento

    O Contrato de Gestão é um programa renomado com várias etapas de atividades e ações ao longo do ano. Na primeira fase as secretárias definem suas metas e projetos anuais e apresentam ao governador, para a devida assinatura do compromisso.

    Em seguida têm início oficinas com os gestores e gerentes de projetos de cada pasta para orientações. Após esta etapa começa os processos de execução (projetos) e monitoramento de todas as propostas, com avaliações durante o percurso até a entrega no final de 2026.

    Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
    Fotos: Saul Schramm, Secom/MS

    Publicado em Sem categoria