‘Médico na Praça’ atende no Jardim São Conrado nesta segunda e terça-feira (29 e 30 de junho) – Agência de Notícias



28 de junho de 2026

14:13

Por: Bruno Rodrigues

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), segue com o “Médico na Praça”, nesta segunda e terça-feira (29 e 30 de junho), das 8h às 13h, no Jardim São Conrado. O endereço é na Rua Rubião de Almeida, 706, São Conrado (em frente ao Supermercado São José).

Na quarta-feira (1º), o veículo estará no Paço Municipal, na ‘Quarta com Prefeito’, na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista.

A ação conta com uma clínica móvel e estrutura com acomodação para aguardar a consulta, permitindo o acolhimento por demanda espontânea de adultos. É necessário apresentar documento de identificação com foto. O atendimento visa trazer diagnóstico precoce de condições crônicas, como hipertensão e diabetes, além de fortalecer o vínculo entre a população e a rede de saúde.

A iniciativa atua como extensão da rede assistencial, sendo direcionada prioritariamente a bairros e territórios com maior vulnerabilidade social ou que apresentem barreiras geográficas que dificultem o acesso aos serviços de saúde.

Também são ofertados aferição de sinais vitais (pressão arterial, glicemia capilar, entre outros), atendimento de enfermagem, além da consulta médica do projeto. Os locais das próximas ações serão divulgados em breve nos canais oficiais da Prefeitura de Sorocaba.

Publicado em Sem categoria

Prefeitura mantém vacinação nos pontos móveis nesta segunda-feira na reta final da campanha contra o HPV

A Prefeitura de João Pessoa manterá a assistência preventiva por meio da vacinação nos pontos móveis da Capital na tarde desta segunda-feira (29). A iniciativa garante que a população continue tendo acesso às vacinas e leva em consideração, principalmente, os últimos dias da estratégia de resgate da vacinação contra o HPV, para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos, que segue até a terça-feira (30), conforme orientação do Ministério da Saúde (MS).

Os pontos móveis funcionarão normalmente no turno da tarde, abrindo ao meio-dia. Durante o horário da partida do Brasil, haverá apenas uma pausa no atendimento, que será retomado às 16h e seguirá até as 21h. A estratégia busca facilitar o acesso da população à vacinação e ampliar a cobertura vacinal em João Pessoa.

Nesta segunda-feira, excepcionalmente, as salas de vacina das unidades de saúde da família (USFs), policlínicas municipais e Centro Municipal de Imunização funcionarão até 12h. Os pontos móveis, localizados no Home Center Ferreira Costa, Shopping Sul e Mix Mateus do Valentina, funcionarão a partir das 12h, com interrupção apenas durante o horário do jogo do Brasil e retorno do atendimento às 16h. Já o ponto móvel localizado no Shopping Tambiá funciona exclusivamente aos sábados, das 9h às 16h.

Vacina contra o HPV – A campanha contempla adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina na idade preconizada pelo Calendário Nacional de Vacinação, que é indicada para meninos e meninas de 9 a 14 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, a ampliação temporária da faixa etária tem como objetivo fortalecer a proteção desse público em todo o País. Ações de vacinação nas escolas e estratégias ‘extramuros’ vêm sendo fundamentais para ampliar o alcance da imunização e garantir mais adolescentes protegidos.

O coordenador da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, Fernando Virgolino, destaca a importância da iniciativa. “A estratégia de resgate a este público não vacinado contra o HPV busca ampliar a cobertura vacinal e prevenir cânceres associados ao papilomavírus humano. A vacina contra o HPV é segura e fundamental na prevenção de diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço. Estamos nos últimos dias da campanha e é fundamental que adolescentes e seus responsáveis procurem um serviço de vacinação para garantir essa proteção”, alertou.

Documentação necessária – Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento oficial com foto ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e a caderneta de vacinação, documento fundamental para que os profissionais de saúde possam verificar a situação vacinal e atualizar as doses, quando necessário.

Confira o ponto de vacinação mais próximo e mantenha sua caderneta em dia:

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Horário: das 7h às 11h e das 12h às 16h (De segunda a sexta-feira)

Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanhas:

Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;

Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos.

Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes.

Influenza: Para toda a população.

Policlínicas Municipais (Cristo, Mangabeira, Mandacaru, Jaguaribe e Praias)

Horário: das 8h às 16h (De segunda a sexta-feira)

Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanha:

Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;

Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos;

Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes. Influenza: Para toda a população.

Centro Municipal de Imunização – Torre

Horário: das 8h às 16h (De segunda a sexta-feira)

Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanha:

Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;

Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos;

Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes. Influenza: Para toda a população.

Home Center Ferreira Costa – BR 230 – Aeroclube

Horário: 12h às 20h (segunda a sexta) e das 8h às 16h (sábados)

Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanhas:

Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos;

Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes. Influenza: Para toda a população.

Shopping Sul – Bancários

Horário: 12h às 20h (segunda a sexta) e das 10h às 16h (sábados)

Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanha:

Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos.

Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes.
Influenza: Para toda a população.

Shopping Tambiá – Tambiá

Horário: Exclusivamente aos sábados, das 9h às 16h

Todos os imunizantes do calendário de rotina e de campanha:

Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos;

Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusiva para gestantes. Influenza: Para toda a população.

Mix Mateus – Unidade Valentina Figueiredo

(R. Brasilino Alves da Nóbrega – Valentina de Figueiredo)

Horário: 12h às 21h (segunda a sexta) e das 8h às 16h (sábados)

Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanha:

Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos.

Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes. Influenza: Para toda a população.

Quiosque na Orla – Avenida Cabo Branco – na frente do Xênius Hotel e próximo ao CAT Adaptado

Horário: Apenas de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h.

Publicado em Sem categoria

Confira os resultados dos jogos de sábado (27) na Copa

Por MRNews

A fase de grupos da Copa do Mundo 2026 foi encerrada neste sábado (27), com partidas decisivas pelos grupos J, K e L. 

>> Confira os resultados dos jogos: 

Inglaterra 2 x 0 Panamá (Grupo L)

A Inglaterra bateu o Panamá por 2 a 0, com gols de Jude Belligham e Harry Kane no segundo tempo do terceiro e último jogo da fase de grupos no no MetLife Stadium, em Nova Jersey (Estados Unidos). Os Três Leões – apelido da seleção britânica – se classificaram à segunda fase (mata-mata) do Mundial na liderança do Grupo L com sete pontos. O Panamá deu adeus ao Mundial.

Croácia 2 x 1 Gana (Grupo L)

A Croácia abriu o placar com um chute rasteiro, de fora da área, do meio-campista Metar Sucic. Na segunda etapa, Gana chegou a empatar aos 28 minutos, com gol do zagueiro Luchassen. Antes do fim, Vlasic aproveitou escanteio cobrado por Modric para marcar de cabeça o gol da vitória e da classificação da Croácia, em segundo lugar da chave, com seis pontos. Com quatro pontos, Gana também avançou à segunda fase, em terceiro lugar do Grupo L, ao somar quatro pontos.

Linha do tempo com marcos da luta LGBT no Brasil

Quilombo mantém tradição centenária, símbolo da resistência negra

Colômbia 0 x 0 Portugal (Grupo K)

Colômbia e Portugal avançaram em primeiro e segundo lugares na chave. As equipes travaram um embate acirrado durante os 90 minutos, em duelo disputado em Miami, que terminou empatado sem gols. Líder da chave, com sete pontos, a Colômbia enfrentará Gana no mata-mata. Já Portugal, vice-líder com cinco pontos, medirá forças contra a Croácia.

RD Congo 3 x 1 Uzbequistão (Grupo K)

Estreante em Copas do Mundo, a República Democrática do Congo arrancou a classificação à segunda fase da Copa do Mundo na noite deste sábado (27) com vitória de virada emocionante sobre o Uzbequistão, por 3 a 1, em Atlanta (Estados Unidos), pelo Grupo K. Atrás no placar durante todo o primeiro tempo – Shomurodoy marcou aos nove minutos para os uzbeques -, a seleção congolesa arrematou a vaga no mata-mata com dois gols de Wissa (ao 22 minutos e aos 45) e Mayele, aos 32 da etapa final.

Argélia 3 x 3 Áustria (Grupo J)

Áustria e Argélia foram as duas últimas seleções a se classificarem para o mata-mata da Copa do Mundo, após empatarem em 3 x 3 em Kansas City no sábado, em um resultado que eliminou o Irã do torneio.

Jordânia 3 x 1 Argentina (Grupo J)

A Argentina venceu a Jordânia por 3 a 1. Lionel Messi tornou-se o primeiro jogador a marcar gols em sete partidas consecutivas. A Argentina enfrentará Cabo Verde em Miami na sexta-feira, após ter vencido todas as partidas da fase de grupos.

Juliano Cazarré se pronuncia após processo movido por ex-babá e rebate acusações

RD Congo vence de virada e segue na Copa, assim como Colômbia e Portugal

Programa “HumanizAção Inverno” acolhe 16 pessoas em situação de rua ao longo deste sábado (27) – Agência de Notícias



28 de junho de 2026

10:26

Por: Secom

Foto: Bruno Rodrigues (Secom/Sorocaba)

 

Neste sábado (27), o programa “HumanizAção Inverno” realizou atendimentos a 38 pessoas em situação de rua, em diferentes pontos da cidade. Desse total, 16 aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), onde são disponibilizados pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas, banho e cuidados de higiene.

As equipes do programa percorreram diferentes pontos da cidade, como Praça Frei Baraúna, Rua Padre Luiz, Rua Bartolomeu de Gusmão, Avenida Armando Camargo Sampaio, Rua Rogério Pedroso de Souza, entre outros.

A iniciativa municipal é promovida de forma integrada por equipes da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.

Os cidadãos podem sempre colaborar com o “HumanizAção Inverno”, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania, e 153, da GCM.

Publicado em Sem categoria

Prefeitura de João Pessoa alerta para cuidados essenciais contra gripes e resfriados

Com as variações climáticas, o período de chuvas na Capital e a grande movimentação em torno das festividades juninas, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta para a importância de adotar cuidados simples no dia a dia para evitar gripes e resfriados.

O cenário de grandes aglomerações em shows públicos, somado ao tempo úmido, reforça a necessidade de mudanças de hábitos e da atualização vacinal para impedir que os vírus se espalhem. Embora provoquem sintomas parecidos, como nariz escorrendo, espirros e entupimento nasal, o resfriado costuma ser mais leve. Já a gripe apresenta um quadro mais forte, com febre alta, cansaço extremo e dores por todo o corpo. Para barrar essas doenças, a área técnica da Saúde orienta os moradores a adotarem práticas fáceis de proteção no cotidiano.

Esse alerta ganha ainda mais relevância diante do monitoramento do tempo para este mês de junho. De acordo com previsões da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período é marcado por muita umidade e chuvas frequentes, que costumam se concentrar durante a noite e nas primeiras horas da manhã. Essa oscilação do tempo e a tendência de as pessoas passarem mais tempo em locais fechados e com pouca ventilação facilitam o contágio pelos vírus respiratórios na Capital.

A atenção aos detalhes na rotina diária é o que dita o ritmo da transmissão do vírus. A SMS alerta que, em dias chuvosos, o uso de transporte público e o contato com superfícies de grande circulação, como corrimãos e balcões, exigem atenção redobrada, já que o vírus pode sobreviver ativo por até oito horas nesses locais se as mãos não forem higienizadas de imediato.

Além disso, manter escritórios e salas de casa completamente fechados por causa do ar-condicionado ou para se proteger do vento frio, impede a renovação do ar, criando o ambiente perfeito para o contágio. Da mesma forma, hábitos comuns como levar as mãos ao rosto antes de lavá-las ou compartilhar copos e talheres, são as portas de entrada mais frequentes para o vírus no organismo.

O secretário municipal de Saúde, o médico Luis Ferreira Filho, destacou que a conscientização coletiva é fundamental para atravessar o período de chuvas com mais segurança, especialmente durante as festividades do mês. “Cuidar da saúde e prevenir essas viroses depende de atitudes simples, mas que salvam vidas. Estamos em junho e as festas juninas continuam movimentando as cidades, o que naturalmente leva a grandes aglomerações em shows e eventos públicos, muitas vezes debaixo de chuva ou sereno. Esse cenário exige um cuidado redobrado de todos. O apelo principal é para que as pessoas aproveitem com responsabilidade, não frequentem os eventos se estiverem com sintomas gripais e nunca se automediquem, pois mascara os sinais da doença e adia o tratamento correto. Adotar a prevenção e manter a vacinação em dia é a nossa melhor proteção, principalmente para blindar nossas crianças e idosos”, afirmou.

Para quem já está com os primeiros sintomas, a orientação é procurar primeiro a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de casa. Se o médico da USF perceber a necessidade de um atendimento especializado, o paciente será encaminhado para a Policlínica Municipal de Jaguaribe, onde receberá o acompanhamento de médicos especialistas em alergias ou pulmão.

O médico e diretor-técnico da UPA Cruz das Armas, Felipe Montenegro, reforça que a prevenção contra gripes e resfriados depende da adoção de hábitos simples no dia a dia. “Nossa melhor defesa contra gripes e resfriados é construída diariamente por meio de um conjunto de hábitos preventivos. O pilar fundamental é a vacinação anual, que funciona como um treinamento especializado para o sistema imunológico, permitindo que ele reconheça e combata os vírus de forma rápida, evitando complicações graves. No entanto, a prevenção não para na vacina. A higiene das mãos continua sendo uma das armas mais eficazes: lavar as mãos com frequência ou usar álcool em gel interrompe o ciclo de transmissão de diversos patógenos. Além disso, a etiqueta respiratória, como cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, é um ato de proteção coletiva essencial. Por fim, não podemos esquecer que um corpo resiliente depende de um estilo de vida equilibrado. Manter-se bem hidratado, garantir uma alimentação rica em nutrientes e priorizar o sono reparador são medidas que fortalecem diretamente a imunidade natural. Prevenir é um compromisso diário com a sua saúde e com a segurança de quem está ao seu redor”, destacou.

Fluxo de atendimento– Nos casos em que os sintomas piorarem, como falta de ar ou febre alta que não passa, o fluxo de atendimento na Rede Municipal é dividido por idade. As crianças com esses sinais devem ser levadas direto para o Hospital Municipal Valentina, enquanto os adultos devem buscar ajuda imediata em uma das quatro UPAs de João Pessoa, que ficam nos bairros Jardim Oceania, Valentina Figueiredo, Bancários e Cruz das Armas.

Manter as vacinas em dia continua sendo o passo mais importante para garantir a saúde de toda a cidade. A SMS destaca ainda que, fortalecer a imunização em toda a Capital é o caminho mais seguro para diminuir as filas nas urgências e garantir que a população aproveite o período das festas com proteção integral.

Publicado em Sem categoria

Leia aqui como será o funcionamento das unidades de saúde no ponto facultativo de segunda-feira (29/6) – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O Hospital Miguel Couto funcionará 24 horas – Arquivo / Prefeitura do Rio

As unidades 24 horas da rede municipal de saúde – UPAs, hospitais, centros de emergência regional (CERs) e centros de atenção psicossocial (CAPS) tipo III – vão funcionar ininterruptamente no dia 29 de junho.

O Super Centro Carioca de Vacinação de Botafogo funcionará normalmente nesta data, das 8h às 22h. As unidades do Super Centro Carioca de Vacinação da Zona Oeste, no ParkShoppingCampoGrande, e da Zona Norte, no Shopping Nova América, seguirão os horários dos centros comerciais. O Super Centro Carioca de Cirurgia, no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, também funcionará normalmente, das 7h às 19h.

As unidades de Atenção Primária – centros municipais de saúde, clínicas da família, centros de atenção psicossocial, policlínicas e centros municipais de reabilitação – o Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, e o Super Centro Carioca de Saúde da Zona Oeste, em Campo Grande, funcionarão até às 12h no dia 29 de junho, seguindo o ponto facultativo estabelecido pelo Decreto Rio Nº 58.230 de 24 de junho de 2026.

 

Unidades que funcionam 24 horas:

– Hospital Municipal Souza Aguiar – Centro
– Hospital Municipal Miguel Couto – Gávea
– Hospital Municipal Salgado Filho – Méier
– Hospital Municipal Lourenço Jorge – Barra da Tijuca
– Hospital Municipal Pedro II – Santa Cruz
– Hospital Municipal Rocha Faria – Campo Grande
– Hospital Municipal Albert Schweitzer – Realengo
– Hospital Municipal Evandro Freire – Ilha do Governador
– Hospital Municipal Rocha Maia – Botafogo
– Hospital Municipal Francisco da Silva Telles – Irajá
– Hospital do Andaraí – Andaraí
– Hospital Cardoso Fontes – Jacarepaguá
– Hospital Maternidade Fernando Magalhães – São Cristóvão
– Hospital Maternidade Carmela Dutra – Lins de Vasconcelos
– Hospital Maternidade Herculano Pinheiro – Madureira
– Hospital Maternidade Alexander Fleming – Marechal Hermes
– Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda – Centro
– Hospital Maternidade Paulino Werneck – Ilha do Governador
– Hospital da Mulher Mariska Ribeiro – Bangu
– Maternidade Leila Diniz – Barra da Tijuca
– Maternidade da Rocinha – Rocinha
– Serviço de emergência da Policlínica César Pernetta – Méier
– Instituto Municipal Philippe Pinel – Botafogo
– UIS Arthur Villaboim – Paquetá
– UPA de Vila Kennedy
– UPA da Rocinha
– UPA do Complexo do Alemão
– UPA da Cidade de Deus
– UPA Manguinhos
– UPA de Santa Cruz / João XXIII
– UPA do Engenho de Dentro
– UPA de Madureira
– UPA de Costa Barros
– UPA de Senador Camará
– UPA Sepetiba
– UPA Paciência
– UPA Magalhães Bastos
– UPA Rocha Miranda
– UPA Del Castilho
– Centro de Emergência Regional Centro
– Centro de Emergência Regional Leblon
– Centro de Emergência Regional Barra
– Centro de Emergência Regional Ilha
– Centro de Emergência Regional Realengo
– Centro de Emergência Regional Campo Grande
– Centro de Emergência Regional Santa Cruz
– Centro de Emergência Regional Andaraí
– Centro de Emergência Regional Jacarepaguá
– Centro de Atenção Psicossocial Maria do Socorro Santos
– Centro de Atenção Psicossocial Franco Basaglia
– Centro de Atenção Psicossocial Fernando Diniz
– Centro de Atenção Psicossocial João Ferreira Filho
– Centro de Atenção Psicossocial Profeta Gentileza
– Centro de Atenção Psicossocial Severino dos Santos
– Centro de Atenção Psicossocial Clarice Lispector
– Centro de Atenção Psicossocial Manoel de Barros
– Centro de Atenção Psicossocial Arthur Bispo do Rosário
– Centro de Atenção Psicossocial Rubens Corrêa
– Centro de Atenção Psicossocial Lima Barreto
– Centro de Atenção Psicossocial Torquato Neto
– Centro de Atenção Psicossocial Ernesto Nazareth
– Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Raul Seixas
– Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Paulo da Portela
– Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Miriam Makeba
– Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Antônio Carlos Mussum
– Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Dona Ivone Lara
– Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Maria Clara Machado
– Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Maurício de Souza
– Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Eliza Santa Roza

Categoria:

  • 26 de junho de 2026
  • Marcações: Atenção Primária centros de emergência unidades de saúde

    Publicado em Sem categoria

    Congo vence de virada e segue na Copa, assim como Colômbia e Portugal

    Por MRNews

    Estreante em Copas do Mundo, a República Democrática do Congo arrancou a classificação à segunda fase da Copa do Mundo na noite deste sábado (27) com vitória de virada emocionante sobre o Uzbequistão, por 3 a 1, em Atlanta (Estados Unidos), pelo Grupo K. Atrás no placar durante todo o primeiro tempo – Shomurodoy marcou aos nove minutos para os uzbeques -, a seleção congolesa arrematou a vaga no mata-mata com dois gols de Wissa (ao 22 minutos e aos 45) e Mayele, aos 32 da etapa final.

    Com o triunfo, os Leopardos – apelido da seleção africana – chegaram a quatro pontos e avançaram à segunda fase entre as melhores equipes terceiras colocadas do Mundial. Na próxima fase a RD Congo terá a Inglaterra pela frente.

    Brasil inicia operações de busca e resgate após terremoto na Venezuela

    STF forma maioria para liberar pagamento de penduricalhos retroativos

    Colômbia e Portugal avançaram em primeiro e segundo lugares na chave. As equipes travaram um embate acirrado durante os 90 minutos, em duelo disputado em Miami, que terminou empatado sem gols. Líder da chave, com sete pontos, a Colômbia enfrentará Gana no mata-mata. Já Portugal, vice-líder com cinco pontos, medirá forças contra a Croácia.

    Portugal 0 x 0 Colômbia

    No início do primeiro tempo, os sul-americanos pressionaram no ataque, e quase abriram o placar com Córdoba, aos 16 minutos, e Rúben Dias, aos 21. Após a pausa para hidratação, os portugueses se recuperaram e por pouco não saem na frente após um chute à queima roupa de Bruno Fernandes, defendido pelo Camilo Vargas.

    O segundo tempo foi ainda mais intenso. Aos 14 minutos, Félix recebeu passe de Dalot, avançou pela esquerda e rolou para Cristiane Ronaldo acertar um belo chute cruzado no fundo da rede. Seria gol de Portugal, mas a árbitro deu impedimento. Na sequência, a Colômbia também perdeu um ótima chance de abrir o placar, após Árias avançar pela direita e cruzar na medida para Richard Ríos chutar de primeira, mas a bola passou por fora do gol. A Colômbia seguiu insistindo: aos 21 minutos, Puerta chutou forte da entrada da área e a bola passou rente à trave. O gol colombiano chegou a sair já nos acréscimos, aos 47 minutos. Após cobrança de escanteio, Quintero cruzou para o zagueiro Davinson Sánches cabecear para o fundo da rede. No entanto, após checagem do VAR, o árbitro anulou o gol devido a impedimento do defensor.

    * Texto atualizado às 23h53 para correção do placar da vitória da RD Congo sobre o Uzbequistão que foi de 3 a 1, e não 2 a 1 como publicado inicialmente.

    Equipes do “HumanizAção Inverno” acolhem 13 pessoas em situação de rua nesta sexta-feira (26) – Agência de Notícias



    27 de junho de 2026

    10:00

    Por: Secom

    Ao longo desta sexta-feira (26), equipes do programa “HumanizAção Inverno” realizaram atendimentos a 56 pessoas em situação de rua, em diferentes pontos da cidade. Desse total, 13 aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), onde são disponibilizados pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas, banho e cuidados de higiene.

    As equipes do programa percorreram diferentes pontos da cidade, como Avenida Armando Pannunzio, Praça Walter Leme, Praça Coronel Fernando Prestes, Rua Deodoro Reis, imediações da Rodoviária, entre outros.

    A iniciativa municipal é promovida de forma integrada por equipes da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.

    Os cidadãos podem sempre colaborar com o “HumanizAção Inverno”, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania, e 153, da GCM.

    Publicado em Sem categoria

    Prefeitura entrega mais 100 contratos a empreendedores do Programa ‘Eu Posso’

    A Prefeitura de João Pessoa vai beneficiar mais de 100 microempresários, por meio do Programa ‘Eu Posso’ com a entrega de contratos, nesta terça-feira (30). A ação se dá através do programa de microcrédito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), uma das políticas públicas estratégicas para o fortalecimento de pequenos negócios e da economia local implantado pela gestão municipal. A solenidade será realizada na sede da Faculdade As Três Marias, na avenida Presidente Epitácio Pessoa, às 9h.

    “Mais do que entregar contratos de crédito, estamos entregando oportunidades para que mais de 100 empreendedores possam fortalecer seus negócios, gerar renda e contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade. O Programa ‘Eu Posso’ é uma política pública que acredita no potencial de quem empreende e oferece as condições necessárias para transformar boas ideias em negócios mais fortes e sustentáveis”, destacou Bruno Farias, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

    Nesta edição, o secretário chama atenção para o equilíbrio entre homens e mulheres contemplados, 51 homens e 50 mulheres, além da diversidade de empreendedores de cerca de 40 bairros e comunidades de João Pessoa. Isso demonstra que o programa está chegando onde realmente é necessário, impulsionando a economia local e promovendo inclusão produtiva”, ressaltou o secretário.

    De acordo com a Sedest, a concessão decrédito pode chegar a R$ 8 mil para pessoa física e R$ 15 mil para pessoa jurídica. Nesta edição constam 54 empresas, ou seja 53,47% dos contemplados são pessoa jurídica. Já pessoa física foram 47 empreendedores ou 46,53% dos contemplados. Os valores variam conforme as linhas de crédito: tradicional, empresarial, rural e ações públicas. Através do Programa ‘Eu Posso’, novos empreendedores têm a oportunidade de investir em seus próprios negócios e ampliar suas fontes de renda.

    “Cada contrato representa um investimento no futuro dessas famílias e na geração de emprego e renda. Seguimos comprometidos em criar oportunidades para que os pequenos negócios cresçam, porque quando o empreendedor avança, toda a cidade se desenvolve”, destacou o secretário Bruno Farias.

    Eu Posso’ – As linhas de crédito do programa ‘Eu Posso’ são definidas de acordo com características específicas das atividades dos empreendedores ou com objetivo de crédito, podendo diferenciar-se pelos valores, prazos de amortização e carência para pagamento. Cada linha conta com editais específicos.

    Publicado em Sem categoria

    Prefeitura do Rio apoia Favela + Rica, iniciativa voltada à geração de renda e ao fortalecimento do empreendedorismo nas comunidades – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

    A Prefeitura do Rio, por meio do Instituto Fundação João Goulart, órgão vinculado à Casa Civil, apoia o Favela + Rica, evento que acontece neste sábado (27/06), a partir das 8h, no Expo Cidade Nova, no Centro da cidade. A iniciativa tem como objetivo ampliar oportunidades de geração de renda, qualificação profissional e empreendedorismo em comunidades, reunindo serviços, capacitações e ações voltadas ao desenvolvimento econômico e social dos territórios.

     

    A participação da Prefeitura do Rio ocorrerá de forma integrada, por meio do Instituto Fundação João Goulart, coordenador da ação, e das Secretarias Municipais de Trabalho e Renda, da Juventude Carioca e de Políticas para Mulheres e Cuidados. Os órgãos disponibilizarão atendimento ao público e serviços em oito frentes de atuação: acesso à informação, capacitação, orientação especializada, empreendedorismo, formalização de Microempreendedores Individuais (MEIs), renegociação de dívidas, palestras e campanhas de conscientização.

     

    Com expectativa de receber cerca de 3 mil participantes, a programação principal do Favela + Rica contará com painéis e mesas-redondas reunindo empreendedores, lideranças comunitárias, especialistas e personalidades que se destacam por suas trajetórias de transformação social e econômica. Entre os convidados estão nomes como Rick Chesther, René Silva, Jojo Todynho, Fernando Pereira (Arquitetos da Favela), Jéssica Ramos, Régis Marques e representantes de organizações e iniciativas voltadas ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de territórios. Ao longo do dia, os debates abordarão temas como geração de renda, empreendedorismo, inovação, liderança, desenvolvimento comunitário e oportunidades de crescimento pessoal e profissional, promovendo troca de experiências, inspiração e acesso a conhecimento para os participantes.

     

    Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE)

     

    A SMTE participará do evento com dois de seus principais programas de inclusão produtiva: o Trabalha Rio e o Empreenda Rio.

     

    Por meio do Trabalha Rio, serão oferecidos serviços gratuitos para pessoas em busca de inserção ou recolocação no mercado de trabalho. A equipe realizará o cadastramento de currículos no banco de oportunidades da secretaria e fará encaminhamentos para processos seletivos. Os participantes também poderão receber orientações sobre emissão da Carteira de Trabalho Digital, acesso ao seguro-desemprego e inscrições em cursos e oficinas de qualificação profissional do programa Qualifica.Rio.

     

    Já o Empreenda Rio oferecerá atendimento voltado a microempreendedores individuais e pessoas interessadas em abrir o próprio negócio. Em parceria com o Sebrae Rio, serão disponibilizados serviços como abertura e baixa de MEI, emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), atualização cadastral, negociação e parcelamento de débitos, entre outros.

     

    Todos os serviços da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda também podem ser acessados pelo portal da SMTE: trabalho.prefeitura.rio.

     

    – Oportunidade transforma vidas. O Prefeito Eduardo Cavaliere entende a importância de levar esses serviços à sociedade e que participar de iniciativas como o Favela + Rica garante chances para um emprego, uma nova profissão ou até mesmo para a realização do sonho de empreender. Muitas vezes, o que falta para uma pessoa mudar sua trajetória é ter acesso à informação. Nosso papel é justamente aproximar essas oportunidades de quem mais precisa – destaca o secretário municipal de Trabalho e Renda, Manoel Vieira.

     

    Secretaria Municipal da Juventude Carioca (JUVRio)

     

    Durante o Favela + Rica, a JUVRio promoverá um estande interativo do Espaço da Juventude, equipamento público voltado à inovação, tecnologia e cultura digital. A proposta é proporcionar aos participantes experiências práticas e atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades ligadas à economia digital e às novas tecnologias.

     

    Ao longo do evento, os visitantes poderão participar de atividades como o jogo Favela Run, desenvolvido na plataforma Fortnite, experiências de pilotagem e simulação de drones e demonstrações de impressão de protótipos em impressoras 3D. A programação contará ainda com oficinas de DJ, Cine Roteiro e Inteligência Artificial, oferecendo aos jovens contato com ferramentas e competências cada vez mais presentes no mercado de trabalho e na economia criativa. Essas são experiências que ocorrem, mensalmente, nas seguintes unidades dos Espaços da Juventude: Estácio, Cidade de Deus, Madureira, Vargem Pequena, Vigário Geral, Jacarezinho e Campo Grande.

     

    A equipe da JUVRio também realizará atendimento e orientação para jovens de 15 a 29 anos interessados em ingressar nos cursos gratuitos oferecidos pelos Espaços da Juventude. Durante o evento, será possível realizar inscrições para uma das 3.500 vagas disponibilizadas para o mês de julho nas unidades Estácio, Cidade de Deus, Madureira, Jacarezinho, Vigário Geral, Vargem Pequena e Campo Grande.

     

    Das 8h às 19h, estarão disponíveis atividades permanentes de demonstração tecnológica, incluindo o simulador Favela Run, experiências de pilotagem e simulação de drones e apresentações de impressão de protótipos em impressora 3D. As oficinas terão início às 11h, com atividades de DJ e Inteligência Artificial. Às 14h, serão realizadas oficinas de Cine Roteiro e Inteligência Artificial. A programação será encerrada com uma nova rodada dessas oficinas às 16h.

     

    Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Cuidados

     

    A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Cuidados estará presente no evento com uma programação voltada ao acolhimento, à orientação e à promoção dos direitos das mulheres. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura do Rio em ampliar o acesso da população feminina aos serviços da rede de proteção e cuidado.

     

    Durante o evento, uma equipe técnica composta por psicólogas, advogadas e assistentes sociais estará disponível para prestar apoio e orientação às mulheres que tenham sofrido ou estejam enfrentando qualquer tipo de violência. O atendimento tem como objetivo oferecer escuta qualificada, acolhimento e encaminhamentos adequados para os serviços especializados da rede municipal.

     

    – Estar presente em eventos como o Favela + Rica é uma forma de aproximar os serviços da Secretaria das mulheres que mais precisam. Queremos que cada mulher saiba que não está sozinha e que pode contar com uma rede preparada para acolher, orientar e garantir seus direitos. Levar informação, cuidado e proteção para os territórios é uma das nossas prioridades – destaca a secretária de Políticas para Mulheres e Cuidados, Mariana Xavier.

     

    Além dos atendimentos, a Secretaria promoverá uma oficina de massoterapia, proporcionando um momento de bem-estar e autocuidado para as participantes. A atividade integra as ações de promoção da saúde e da qualidade de vida das mulheres presentes no evento.

     

    A equipe também contará com mobilizadores que irão distribuir materiais informativos e apresentar os serviços oferecidos pela Secretaria, ampliando o conhecimento da população sobre os canais de atendimento, programas e iniciativas voltados à autonomia, proteção e garantia de direitos das mulheres cariocas.

     

    Organizado pelo Instituto Impetus e pelo Instituto Coalizão Rio, o Favela + Rica busca conectar moradores de comunidades a oportunidades concretas de capacitação, geração de renda, empreendedorismo e autonomia financeira, promovendo o acesso ao conhecimento, aos serviços e às redes de apoio capazes de impulsionar o desenvolvimento local.

     

    Programação de oficinas gratuitas JUVRio:

     

    11h às 12h:

    Oficina de DJ

    Oficina de Inteligência Artificial

     

    14h às 15h

    Cine Roteiro

    Oficina de Inteligência Artificial

     

    16h às 17h

    Cine Roteiro

    Oficina de Inteligência Artificial

     

    Serviço: 

    Evento: FAVELA + RICA

    Data: 27/06/2026 – 8 às 19 h

    Local: ExpoRio CIDADE NOVA

    Endereço: R. Beatriz Larragoiti Lucas, S/N – Cidade Nova

    Ingressos pela plataforma Sympla

    Categoria:

  • 26 de junho de 2026
  • Marcações: Favela + Rica

    Publicado em Sem categoria