Procon-JP encontra diferença de R$ 22,10 no quilo do alho em pesquisa de preços para hortifrútis na Capital
Supermercados e feiras livres
Procon-JP encontra diferença de R$ 22,10 no quilo do alho em pesquisa de preços para hortifrútis na Capital
14/03/2023 | 11:00 | 58
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor encontrou uma diferença de R$ 22,10 no quilo do alho em pesquisa de preços para hortifrútis realizada em supermercados e feiras livres da Capital, com o produto oscilando entre R$ 17,90 (Supermercado Assaí – Epitácio Pessoa) e R$ 40,00 (Hortifruti Nordestino – Mercado de Mangabeira), variação de 123, 43%. A pesquisa completa está disponível aqui.
A maior variação do levantamento, no entanto, ficou com o molho da alface crespa, 329%, com preços entre R$ 1 (O Varejão da Empasa – Cristo) e R$ 4,29 (Supermercado Latorre – Torre), diferença de R$ 3,29. A pesquisa, que foi realizada no dia 13 de março, visitou 24 estabelecimentos e traz preços de 82 produtos entre folhagens, hortaliças, frutas, verduras, legumes, tubérculos, entre outros.
Dois outros tipos de alface mostram as outras maiores variações: o molho da alface americana, 300%, com preços entre R$ 1 (O Varejão da Empasa – Cristo) e R$ 4 (Primavera das Frutas – Mercado da Torre), diferença de R$ 3,00; e no molho da alface roxa, 300%, com preços entre R$ 1 (O Varejão da Empasa – Cristo) e R$ 4 (Primavera das Frutas – Mercado da Torre), diferença de R$ 3.
Mais diferenças – Outras grandes diferenças foram registradas no quilo do brócolis Ninja, R$ 15, que oscila entre R$ 17,99 (ForteFruto – Cristo) e R$ 32,99 (Manaíra – Manaíra), variação de 83,38%; no quilo da ameixa fresca, R$ 15, com preços entre R$ 10 (Box 25 –Torre) e R$ 25 (Primavera das Frutas – Torre), variação de 150%; e no quilo da couve-flor, R$ 15, com preços entre R$ 10 (Box 25 –Torre) e R$ 25 (Primavera das Frutas – Torre), variação de 150%.
Os supermercados – O levantamento foi realizado nos seguintes supermercados: Manaíra (Manaíra); Super BomPreço (Jaguaribe); Bemais (Bancários); Latorre (Torre); Assaí Atacadista (Epitácio Pessoa); Varejão do Preço (Varjão); Cestão (Geisel); e Assis (Mangabeira).
Mercados públicos – O Procon-JP visitou boxes nos seguintes mercados públicos: Central (Box das Meninas, Tony da Verdura, Frutas em Geral, e Box 1); Torre (Pomar Sertanejo, Zé das Frutas e Verduras, Box 25 e Primavera das Frutas); Cristo (O Varejão da Empasa, ForteFrutos e Hortifruti Pai e Filho); Mangabeira (Galego das Frutas, Hortifruti Nordestino, Marcos Hortifruti, e Três Irmãos); e Tambaú (A Quitanda).
Para conferir a pesquisa completa acesse os sites da prefeitura de João Pessoa – www.joaopessoa.pb.gov.br e do Procon-JP www.proconjp.pb.gov.br
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Texto: Evanice Gomes Edição: Katiana Ramos Fotografia: Assessoria
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