ZERO83

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Areninha e biblioteca são reabertas em Jacarepaguá após ampla reforma – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A Areninha Cultural Jacob do Bandolim está toda climatizada e ganhou palco externo – Samuel Barcelos

A Prefeitura do Rio reabriu neste sábado (14/12), após ampla reforma, dois equipamentos culturais: a Areninha Cultural Jacob do Bandolim e a Biblioteca Municipal Milton Santos, ambas localizadas na Praça do Barro Vermelho, na Pechincha, em Jacarepaguá. Os dois equipamentos entregues foram revitalizados por meio do programa Cultura do Amanhã, da Secretaria de Cultura.

Na Areninha Jacob do Bandolim, que, até então, tinha o formato de lona cultural, foi realizada uma ampla intervenção. A estrutura agora é de metal e o espaço está todo climatizado, com ar-condicionado. Os banheiros, os camarins e a cantina passaram por reforma. A sala de administração foi ampliada e o pórtico, padronizado. Além disso, o pátio foi reurbanizado, com instalação de novo gradil. A areninha ganhou também um palco externo, chamado Palco Doce de Coco.

A estrutura da Areninha agora é de metal – Samuel Barcelos

Já a Biblioteca Municipal Milton Santos foi entregue com mobiliário e acervo inteiramente novos. O espaço passa a contar com programação própria, dentro do Programa Bibliotecas do Amanhã, e toma parte nos preparativos para a Agenda Rio Capital Mundial do Livro, que terá início em abril de 2025.

– A transformação das lonas em areninhas tem a ver com a necessidade de dar às antigas lonas uma estrutura mais confortável, segura e moderna. A areninha é um lugar de dinamização da economia local, porque no entorno dela surgem outras iniciativas econômicas. É também um lugar de democratização do acesso à cultura e estímulo à produção cultural, um palco privilegiado para os artistas do bairro e da região. As arenas e areninhas são propulsores de cultura, de renda, de emprego e de economia. E essa areninha aqui ainda tem o privilégio de contar com uma biblioteca, que está dentro do contexto do título Rio Capital Mundial do Livro, que começa no ano que vem – disse o secretário Municipal de Cultura, Marcelo Calero.

A Biblioteca Municipal Milton Santos foi entregue com mobiliário e acervo novos – Samuel Barcelos

Tributo a Nelson Sargento e homenagem ao Retiro dos Artistas

A cerimônia de entrega das obras na Pechincha foi marcada por atrações culturais, como o show “Samba! Agoniza, mas não morre”, um tributo ao sambista carioca Nelson Sargento, morto em 2021, que completaria 100 anos em 2024. Com direção musical de Luís Filipe de Lima, o espetáculo foi viabilizado com apoio do Edital Vivo o Talento, da Secretaria de Cultura.

O público também assistiu a uma apresentação de chorinho com o Grupo Regional Tocata do Rio, e a uma sessão de contação de histórias com Moysés Júnior a partir do livro “O lugar secreto de Guinei”, de sua autoria, junto com Suyan Machado.

Durante o evento, o secretário Marcelo Calero entregou uma placa de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Retiro dos Artistas. A instituição, que funciona no mesmo território dos equipamentos reabertos, acolhe e presta assistência a artistas idosos em dificuldades financeiras e/ou emocionais.

O subprefeito de Jacarepaguá, Igor Augusto, disse que a região está muito feliz com retomada da Areninha Jacob do Bandolim e da Biblioteca Milton Santos, mais dois espaços que vão preencher o bairro com eventos culturais importantes para o desenvolvimento da região.

Cultura do Amanhã

Por meio do Programa Cultura do Amanhã, a Secretaria Municipal de Cultura promove o maior investimento em requalificação de equipamentos culturais da história do Rio, ultrapassando R$ 75 milhões.

Entre os espaços já entregues, estão os teatros Carlos Gomes (Centro), Ipanema Rubens Corrêa (Ipanema) e Ziembinski (Tijuca); o Museu da História e da Cultura Afro-brasileira – Muhcab (Gamboa); as bibliotecas Manuel Ignácio da Silva Alvarenga (Campo Grande), Lúcio Rangel (Tijuca), Maria Firmina dos Reis (Cidade Nova), José Bonifácio (Gamboa) e Ziraldo (Barra); e os cinemas Nova Brasília (Alemão) e Cine Santa (Santa Teresa).

A lista de espaços contemplados inclui ainda as arenas Fernando Torres (Madureira) e Chacrinha (Pedra de Guaratiba) e a Areninha Hermeto Pascoal (Bangu). Em Santa Teresa, o Parque Glória Maria, o Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo e a Biblioteca Municipal José de Alencar também passaram por reformas. Os dois últimos serão reabertos ao público até o fim do mês.

Categoria:

  • 14 de dezembro de 2024
  • Marcações: areninha Biblioteca