ZERO83

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Carnaval 2026: Prefeitura divulga o balanço do primeiro dia de desfiles do Grupo Especial – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O Sambódromo foi palco do primeiro dia de desfiles das escolas do Grupo Especial – Fernando Maia/Prefeitura do Rio

A Marquês de Sapucaí recebeu, neste domingo (15/2), a primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval 2026, com quatro escolas que apresentaram enredos de grande impacto narrativo e visual.

A Acadêmicos de Niterói abriu o primeiro dia de apresentações, na Sapucaí, com uma homenagem à trajetória do presidente Lula, em um desfile empolgante e surpreendente. A agremiação chamou atenção com alegorias ambiciosas e alas bem coreografadas, que fizeram a passagem pela avenida acontecer sem sustos – até mesmo quando o presidente brasileiro desceu à pista para saudar a bandeira da escola.

Segunda agremiação da noite, a Imperatriz Leopoldinense, do carnavalesco Leandro Vieira, celebrou a obra de Ney Matogrosso, um dos grandes nomes da música brasileira. Em um desfile marcante, a escola encantou com fantasias, carros e adereços bem detalhados, cores vibrantes e muita luz, além da presença do homenageado no último carro do cortejo.

Já a Portela trouxe a história do Príncipe Bará, exaltando a cultura da negritude do sul do Brasil. Com o forte chamariz de sua comissão de frente e alegorias, a escola animou a Sapucaí, mas enfrentou problemas na reta final com o atraso de seu último carro.

Encerrando a primeira noite de desfiles do Grupo Especial, a colorida Mangueira fincou suas raízes na Amazônia para homenagear o curandeiro e guardião de tradições afro-indígenas, Mestre Sacaca. Focado na relação com a natureza, o desfile emocionou ao trazer familiares do mestre logo no abre-alas.

Escolas abrem desfiles da Série Prata na Intendente Magalhães

Na Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte, o domingo teve sequência com os desfiles da Série Prata. Ao longo da noite, 14 das 25 escolas passaram pela avenida, entre elas Lins Imperial, Chatuba de Mesquita, Cubango, Tradição, Vizinha Faladeira e Unidos de Lucas, levando enredos variados, baterias empolgantes e forte participação do público nas arquibancadas.

Ao longo de toda a noite, a Intendente Magalhães manteve o clima familiar e democrático que marca a “Passarela Popular do Samba”. A programação segue nesta segunda-feira com a segunda noite de desfiles da Série Prata, com entrada gratuita.

Ferrugem e Vitinho movimentam noite no Terreirão do Samba

No Terreirão do Samba, a programação contou com a energia contagiante de dois nomes fortes do samba e do pagode. O cantor Vitinho, um dos principais artistas da nova geração do pagode brasileiro, subiu ao palco trazendo sua voz suave e interpretações emotivas que conquistaram o público desde os seus tempos no grupo Disfarce.

Sambista carioca consagrado nacionalmente, Ferrugem levou ao palco sua presença marcante e repertório cheio de emoção e conexão com o público, reafirmando seu lugar como um dos artistas mais populares do gênero no Brasil contemporâneo.

Baile do Boitatá reúne 50 mil foliões e celebra três décadas de história

Neste domingo, o Carnaval de rua ocupou diferentes pontos da cidade com desfiles que uniram tradição, engajamento e diversidade musical. Na Praça XV, o baile do Cordão do Boitatá transformou o Centro em um grande salão a céu aberto, reunindo 50 mil foliões ao som de marchinhas históricas, sambas clássicos e composições autorais conduzidas por sua orquestra, em um clima que misturou nostalgia e contemporaneidade e aproximou gerações.

Em Ipanema, o Simpatia É Quase Amor celebrou 40 anos de trajetória com um cortejo marcado por posicionamento político e homenagens, exaltando os povos indígenas com a frase “Iwakuru koendâ arâ aron” — “Simpatia é quase amor”, em bakairi — e lembrando o jornalista e compositor Marceu Vieira em um momento de emoção coletiva. Na Glória, o Bangalafumenga voltou ao Carnaval após ausência em 2025 e arrastou foliões com sua bateria eclética e repertório engajado, reafirmando sua identidade ao unir música, festa e debate social.

Também desfilaram neste domingo os blocos Agytoê, Afoxé Filhos de Gandhi, Bloco 442, Charanga Talismã, Laranjada e Bloco Areia, ampliando o mosaico de estilos e territórios da folia carioca, do Centro à Zona Norte e à Zona Sul, e reforçando o caráter plural e democrático do Carnaval de rua do Rio de Janeiro.

No circuito Bira Presidente, o domingo teve muita animação com a passagem do Cacique de Ramos, do Engata no Centro, do Vai Quem Quer, no Catumbi, e do Boêmios de Irajá, que reuniram foliões em diferentes pontos da cidade. Na Praça da Cinelândia, o público também acompanhou o Concurso Folião Original e o tradicional Baile da Cinelândia, que completaram a programação com música, fantasias e clima de festa popular.

A programação completa pode ser conferida no aplicativo Blocos do Rio 2026 e no site oficial, garantindo que todos os foliões saibam onde e quando a folia vai rolar.

FOTOGRAFIAS

Em www.carnaval.rio você encontra as notícias de tudo que envolve o mundo do Carnaval e do samba. As fotos dos desfiles da Série Ouro, do Grupo Especial, dos shows no Terreirão e Carnaval de rua estão disponíveis no Flickr da Riotur.

 

CENTRO DE OPERAÇÕES E RESILIÊNCIA

O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) monitorou o terceiro dia de Carnaval por meio das mais de 5 mil câmeras espalhadas pela cidade e quatro drones exclusivos para acompanhar a folia no Rio.

No domingo (15/2), as atenções se voltaram ao primeiro dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí. Do interior da Passarela do Samba, equipes localizadas na base avançada do COR-Rio monitoraram toda a região por meio das imagens geradas por mais de 400 câmeras e três drones, com o objetivo de auxiliar em ações de pronta-resposta.

O COR-Rio acompanhou o início dos bloqueios, deslocamento de carros alegóricos, chegada e dispersão do público, fluxo na volta para casa, além da movimentação na cidade. Também neste domingo, 51 blocos oficiais desfilaram pelas ruas do Rio e contaram com monitoramento do COR-Rio. Em destaque, o tradicional Cordão do Boitatá, com seu público fiel na Praça XV; o Bangalafumenga, que lotou as pistas do Aterro do Flamengo; e o Simpatia é Quase Amor, que levou milhares de foliões às ruas de Ipanema.

Presença na Intendente, Avenida Chile e em 61 palcos em toda a cidade

Assim como a Sapucaí e os blocos do Carnaval de Rua, as equipes da Prefeitura mobilizadas no COR-Rio acompanharam toda a movimentação no segundo dia de apresentações na Intendente Magalhães, na Zona Norte; no Circuito Bira Presidente, na Avenida Chile, no Centro; e em 61 palcos espalhados por diferentes bairros da cidade.

Durante os dias de Carnaval, as imagens das câmeras e dos drones são exibidas no videowall da Sala de Situação do COR, em um layout especial desenvolvido para facilitar o trabalho dos operadores mobilizados no Centro de Operações. O COR conta com mais de 5.500 câmeras próprias posicionadas em diferentes pontos da cidade. Toda essa tecnologia amplia a capacidade de análise dos operadores na Sala de Situação.

Turistas e cariocas devem baixar o aplicativo COR.Rio para se manter atualizados sobre as principais ocorrências da cidade, bloqueios de trânsito, previsão do tempo e situação dos transportes. O aplicativo do COR-Rio é gratuito, está disponível para Android e iOS nas lojas virtuais de aplicativos, e conta com versões em português, espanhol, inglês, francês e chinês.

Além disso, as interdições provocadas pelos desfiles também são disponibilizadas no aplicativo Waze, parceiro do COR-Rio, evitando assim que o usuário fique retido em congestionamentos.

Rio em Calor 3: siga as orientações do COR e da Secretaria Municipal de Saúde

O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura informa que a cidade do Rio de Janeiro permanece no nível 3 do Protocolo de Calor (CALOR 3) desde às 11h40 de sexta-feira (13/2) devido ao registro de altos Índices de Calor (IC) – de 36ºC a 40ºC – com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos.

O COR-Rio orienta a população a seguir as orientações da Secretaria Municipal de Saúde:

– Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede
– Consuma alimentos leves como frutas e saladas
– Utilize roupas leves e frescas
– Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar
– Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h
– Informe-se sobre os níveis de calor na cidade do Rio por meio das redes sociais e sites do COR-Rio e da Secretaria Municipal de Saúde
– A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Use protetor solar
– Proteja as crianças com chapéu de abas
– Em caso de mal-estar, tontura ou demais sintomas provocados em decorrência do estresse térmico, procure uma unidade municipal de saúde.

A mudança no nível do Protocolo de Calor não alterou o estágio operacional da cidade. O Rio permanece no Estágio 1.

ORDEM PÚBLICA E GUARDA MUNICIPAL

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal (GM-Rio) atuaram ao longo do domingo em 54 blocos de rua, no primeiro dia de desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí e no segundo dia de desfiles na Intendente Magalhães, com a Série Prata. Nos blocos de rua, o destaque foi o Bangalafumenga, na Glória. Ao todo, os agentes apreenderam mais de 350 garrafas de vidro em diversos pontos da cidade, fiscalizando mais de 400 vendedores ambulantes. As ações ainda resultaram na apreensão de itens como botijões de gás, cigarros eletrônicos e um triciclo.

As equipes atuaram nas concentrações, acompanharam os trajetos e também a dispersão dos blocos com ações de ordenamento urbano e fiscalização do comércio ambulante irregular, com atenção especial à apreensão de garrafas de vidro que são proibidas e podem causar acidentes.

Os guardas municipais também se concentraram no monitoramento e fiscalização do trânsito, operando bloqueios viários, orientando a travessia de pedestres e coibindo estacionamentos irregulares e obstruções de áreas públicas, entre outras irregularidades. A operação teve como principal objetivo minimizar possíveis impactos no trânsito e agilizar a abertura das vias após o encerramento dos eventos. As equipes da GM-Rio e da Seop prestaram quase 400 auxílios aos cidadãos nas ruas do Rio, a maior parte com informações. Do total, 86 pessoas eram turistas.

Durante o dia, a GM-Rio registrou quatro ocorrências de conduções para delegacia. No Sambódromo, um homem de 32 anos foi preso em flagrante por agressão à namorada. Ele resistiu à abordagem, mas foi detido e conduzido para a 6ª DP, no Centro. A vítima precisou ser encaminhada para o hospital para tratar os ferimentos. No mesmo local, um homem suspeito de injúria racial contra uma mulher em uma das arquibancadas da passarela do samba também foi conduzido à delegacia. Durante o desfile do bloco Buda da Barra, um flanelinha foi conduzido para a 42ª DP, no Recreio dos Bandeirantes, por exercício ilegal da profissão. Já na Intendente Magalhães, uma equipe da Ronda Maria da Penha foi acionada para uma ocorrência de agressão e descumprimento de medida protetiva.

Na Marquês de Sapucaí, as ações ocorreram nas áreas internas e externas. Do lado de fora e em outros pontos do Rio, as equipes de fiscalização abordaram 426 vendedores ambulantes por meio das ações da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU). No interior do Sambódromo, as equipes estavam posicionadas no entorno dos postos de saúde e também nos acessos às arquibancadas. Equipes da Ronda Maria da Penha (RMP) foram posicionadas em pontos estratégicos da Sapucaí, atuando na coerção a flagrantes de violência contra a mulher e no acolhimento emergencial, além da divulgação da Rede de Atendimento Especializado, em apoio à Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados. As equipes realizaram centenas de abordagens ao longo do dia de desfiles.

Quase dois mil agentes participaram das operações em toda a cidade neste domingo, 950 apenas no entorno do Sambódromo. No total, uma tonelada e meia de itens não permitidos foram removidos para os depósitos municipais.

Durante todo o domingo, equipes da Coordenadoria de Ações Territoriais Integradas (CATI) atuaram pelas ruas do Rio, incluindo nas imediações dos desfiles de blocos e da Marquês de Sapucaí. Foram abordadas 72 pessoas em situação de rua, mas nenhuma delas aceitou o acolhimento oferecido pela Prefeitura do Rio. As equipes checaram os antecedentes criminais de sete abordados, mas não houve conduções para delegacias policiais. Ao todo, cinco objetos perfurocortantes foram apreendidos, além de três materiais para o uso de entorpecentes.

Durante as ações, também foram removidos 40 kg de acúmulos, contribuindo para a ordenação do espaço público e redução de riscos sanitários. As ações tiveram como objetivo a preservação da ordem pública, prevenção de riscos e garantia da segurança da população e dos frequentadores dos eventos carnavalescos.

A Guarda Municipal e a Seop aplicaram 188 multas de trânsito neste domingo. Somente na região da Marquês de Sapucaí, os guardas atuaram em 81 pontos de bloqueios. Em toda a cidade, 28 veículos foram removidos para os depósitos públicos, e outros 53 cometeram infrações. Os agentes tiveram o apoio de 60 veículos operacionais e oito reboques somente nas imediações do Sambódromo.

CET-RIO

A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) mantém operações especiais de trânsito para garantir a segurança viária no Carnaval do Rio 2026 para os desfiles das escolas de samba no Sambódromo e na Intendente Magalhães, e dos blocos no Circuito Avenida Chile Bira Presidente. As operações visam reduzir os impactos na mobilidade da cidade e promover a fluidez do trânsito nas regiões do Centro e da Zona Norte. Em média, 310 operadores de trânsito estão empenhados nos pontos de bloqueio e na orientação dos motoristas, além de guardas municipais e de controladores de tráfego, com o apoio de 30 viaturas, 45 motocicletas e 24 reboques.

Para a sinalização das vias e orientação aos condutores, a CET-Rio utiliza cerca de 2.500 cones e bombonas nos bloqueios de tráfego, além de 900 galhardetes e faixas com orientações sobre o esquema de trânsito. No total, 36 painéis de mensagens variáveis são utilizados para informar motoristas sobre as interdições e orientar sobre desvios e rotas alternativas. As condições do trânsito serão monitoradas por técnicos no Centro de Operações e Resiliência (COR), quanto a eventuais impactos e, se necessário, os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nas rotas alternativas e nos principais corredores de tráfego da região.

SAMBÓDROMO – As interdições no entorno do Sambódromo acontecem desde a 0h de sexta-feira (13/2) para os desfiles das escolas de samba da Série Ouro, deslocamento e reposicionamento dos carros alegóricos na Avenida Presidente Vargas. As vias voltam a ser fechadas, gradativamente, às 12h, 17h e 19h, para permitir os desfiles em cada dia do Grupo Especial. As interdições são ajustadas conforme o término e o início dos desfiles, com reaberturas temporárias de vias estratégicas para garantir o acesso ao Centro.

O trânsito no sentido Centro é desviado para a Avenida Paulo de Frontin, com alternativas pelas ruas Itapiru e Haddock Lobo. Também há mudanças para veículos provenientes do Túnel Rebouças, com desvio para a Rua Santa Alexandrina. Nos dias do Grupo Especial, o esquema é mantido, com reabertura diária da Rua Frei Caneca e do Viaduto 31 de Março às 7h30 e novo fechamento às 19h.

Os retornos existentes na Avenida Paulo de Frontin, na altura da Cidade Nova, também estarão fechados. Desta forma, os motoristas em direção ao Centro deverão seguir até a altura da Rua do Bispo, onde irão virar à esquerda na Praça Condessa Paulo de Frontin, em direção à Rua Estrela.

Desfile das Escolas Mirins – A partir das 11h de sexta-feira (20/2) haverá interdição de diversas vias no entorno do sambódromo, como a Rua Benedito Hipólito. Às 13h será interditada a Avenida Presidente Vargas, pista lateral, sentido Candelária, entre o entroncamento em frente ao prédio da Cedae e o cruzamento com a Rua de Santana. Às 15h será realizado o fechamento da pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária, a partir da altura da passarela do metrô (estação Cidade Nova) até a altura do prédio da Cedae. A partir da 0h de sábado (21/2) haverá outras interdições na Avenida Presidente Vargas, pista Central sentido Candelária, entre a passarela do metrô (Cidade Nova) até a Praça da República. No sentido Praça da Bandeira, será fechada a pista central, entre a Avenida Passos até a altura da passarela do metrô (Cidade Nova).

Desfile das Escolas Campeãs – Dia 21/2 (Sábado) – A partir das 2h de sábado (21/2) ocorrerá a liberação da pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária. Já no entorno do Sambódromo as interdições serão mantidas para o posicionamento dos carros alegóricos para preparação do Desfile das Campeãs. Às 15h haverá o bloqueio dos principais acessos à Avenida Presidente Vargas pela Avenida Francisco Bicalho, pelo Viaduto Freyssinet (viaduto Paulo de Frontin) e pela Praça da Bandeira. Será efetuado, também, o desvio do fluxo de veículos da Avenida Paulo de Frontin para a Rua Aristides Lobo, assim como ampliada a área de interdição no entorno com a restrição do tráfego pela Avenida Salvador de Sá, Rua Hélio Beltrão, Rua de Santana, Rua Marquês de Pombal, entre outras vias da Cidade Nova. Às 19h ocorrerá a última etapa de interdições, com a restrição do fluxo de veículos na Rua Frei Caneca, Viaduto Trinta e Um de Março, sentido Laranjeiras, vias do Catumbi e vias próximas à Praça da República. A estimativa é que todos os bloqueios sejam mantidos até as 8h de domingo (22/2), quando as principais vias serão liberadas.

Proibição de estacionamento

Para preservar a circulação de saída dos carros alegóricos e pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento no entorno do Sambódromo fica proibido das 6h da sexta-feira (13/2) até as 10h de quarta-feira (18/2), e no Desfile das Campeãs, das 6h de sábado (21/2) até as 12h de domingo (22/2), nas vias internas aos bloqueios e nas principais ruas e avenidas da região.

CIRCUITO AVENIDA CHILE BIRA PRESIDENTE – Para a realização dos desfiles dos blocos de enredo, de embalo e afro, que acontecem entre os dias 14 e 17/2, as interdições ao tráfego de veículos iniciaram às 14h30 do dia 14/2 e vão até as 6h do dia 18/2 na Avenida Chile, Avenida Almirante Barroso, Rua Treze de Maio e Rua México, no Centro.

INTENDENTE MAGALHÃES – Para os desfiles dos blocos de enredo e das Séries Prata e Bronze, que serão realizados entre os dias 14 e 17/2, 20 e 21/2, às interdições na Estrada Intendente Magalhães e do entorno acontecem a partir das 16h. O estacionamento está proibido por placas na região entre os dias 13 e 22/2. Aos motoristas é recomendada atenção à sinalização instalada na via. Equipes da CET-Rio estão atuando no trânsito da região para orientação aos motoristas e adoção de medidas operacionais para melhorar a fluidez sempre que necessário.

Interdições: Praça dos Lavradores e ruas Dinis Barreto; Carlos Xavier; Cap. Couto Menezes; Conde de Linhares; Andrade de Araújo; Araçuaí; Cincinato da Silva; Olímpio de Azevedo; Cirilo da Silveira; Jaime Marquês de Araújo; General Fernando e Batalha.

Desvios:
Sentido Cascadura: Rua Anália Franco, Pinto Teles e Rua Cândido Benício.
Sentido Vila Valqueire: Rua Maria José, Rua Pereira de Figueiredo e Estrada Intendente Magalhães.

SAÚDE

Neste domingo (15/2), primeiro dia dos desfiles do Grupo Especial, os postos médicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no Sambódromo realizaram 646 atendimentos. Quarenta e dois pacientes precisaram ser transferidos para hospitais da rede, que estão com os plantões reforçados para atender a demanda do Carnaval. Somados os três dias de desfiles, inclusive os da Série Ouro, as unidades da SMS na Sapucaí registraram, até agora, 1.048 atendimentos, com 94 transferências para hospitais da rede.

As principais causas de atendimento são picos de pressão, mal-estar e fadiga devido ao esforço do desfile e peso das fantasias, dor de cabeça, torções, lesões ortopédicas e contusões. Os postos vão permanecer funcionando para o segundo e terceiro dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, nesta segunda-feira (16/2) e terça-feira (17/2).

Importante ressaltar que a SMS também está agindo com ações educativas no Sambódromo para a promoção da saúde e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. Dispensers estão fixados nos banheiros para disponibilização de preservativos masculinos e femininos.

Ações da Vigilância Sanitária

O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) realizou 70 visitas sanitárias em camarotes, postos de atendimento médico, ambulâncias e outros locais, verificando os serviços de saúde, alimentos, bebidas e de embelezamento. A equipe do laboratório coletou 47 amostras de alimentos para análise. Além disso, foi realizada ação de orientação e combate ao tabagismo onde 330 cartazes foram afixados em diversos pontos.

Vigilância em saúde

A Superintendência de Vigilância em Saúde segue atuando no Sambódromo com uma equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-Rio), monitorando os atendimentos nos postos médicos a fim de detectar possíveis eventos de relevância para a saúde pública.

COMLURB

A Operação Carnaval 2026 da Comlurb recolheu 314,5 toneladas de resíduos neste domingo (15/2) em toda a cidade. Foram 65,7 toneladas após a primeira noite do desfile das escolas de samba do Grupo Especial, sendo 38,5 toneladas na área interna e 27,2 toneladas da parte externa e no entorno da Passarela do Samba, totalizando 133 toneladas em três dias de desfiles. Já os blocos de rua que saíram no domingo e os bailes populares nos bairros geraram 254 toneladas de resíduos, com destaque para o Bloco Areia, com 12,8 toneladas. Os blocos e bailes acumulam 716,2 toneladas de resíduos desde o pré-Carnaval. A primeira noite da Série Prata, na Intendente Magalhães, gerou 22 toneladas de resíduos, somando 32 toneladas em dois dias. A Operação Carnaval 2026 da Comlurb contabiliza 881,2 toneladas de resíduos, desde o pré-Carnaval.

A Comlurb preparou uma mega operação especial de limpeza para o Carnaval 2026, com garis em todos os pontos de festa: áreas interna e externa do Sambódromo, Intendente Magalhães, Avenida Chile-Bira Presidente, blocos de rua, e bailes populares no Centro e nos bairros. A operação teve início com o pré-Carnaval, há três fins de semana, e se estenderá até o dia 22/2, após a saída do Monobloco. Em todos os locais de folia, a Comlurb vem fazendo a limpeza antes, durante e após os eventos, com varrição mecanizada e remoção e coleta dos resíduos gerados.

A Companhia está disponibilizando contêineres de 240 litros e os de alta capacidade em todos os locais com concentração de público, para facilitar o descarte de resíduos por parte dos foliões, na maior conteinerização já feita em eventos na cidade. Todos os veículos e equipamentos (caminhões compactadores, basculantes e mini basculantes, varredeiras de grande porte, mini varredeiras, sopradores, pulverizadores costais, entre outros) trabalham em três turnos durante o Carnaval. O grande espetáculo das escolas de samba, no Sambódromo, conta com 873 garis em cada dia de desfiles. Todo o entorno da Passarela do Samba também recebe limpeza diferenciada. A operação noturna conta com 364 Garis. Já na operação diurna são 141 Garis.

Para os desfiles das escolas de samba das Séries Prata e Bronze, no palco montado na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, a Comlurb destacou 123 garis na operação noturna, e 42 garis na operação diurna, diariamente. A Companhia está com equipe de limpeza em todos os bailes populares da Cinelândia, durante os quatro dias oficiais de Carnaval. O efetivo diário é de 40 garis. Já na Avenida Chile – Bira Presidente, durante os desfiles dos blocos de enredo, a Companhia conta com 80 garis por dia. Para a limpeza dos bailes populares, realizados em diversos bairros da Zona Norte, durante os quatro dias de carnaval, a Comlurb destacou 280 garis por dia, divididos em todos os bailes. A Comlurb segue realizando a limpeza em todos os blocos pela cidade.

O serviço teve início há três semanas, com o pré-Carnaval e segue até o dia 22. O trabalho é realizado nas vias principais em que os blocos desfilam e em todo o entorno, incluindo as ruas de acesso e adjacentes, com os serviços de varrição mecanizada, lavagem, esvaziamento de papeleiras e de contêineres e coleta e remoção de resíduos. Após a passagem dos blocos, as equipes da Comlurb fazem a limpeza hidráulica com água de reuso. São 30 caminhões-pipa, 26 vans com implemento de limpeza hidráulica e cinco caminhões com implemento de limpeza hidráulica. Após a lavagem, é aplicada essência de eucalipto com 125 pulverizadores costais, inclusive nas áreas com banheiros químicos. São cinco mil litros de essência concentrada e 40 mil litros de sabão disponíveis durante todo o período de Carnaval. A Comlurb faz ainda a limpeza dos quatro postos médicos instalados na área de desfile dos blocos, sendo dois no Circuito Preta Gil, no Centro, um na Praça do Lido e um na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, além dos postos médicos da Passarela do Samba.

Vale ressaltar que todos os serviços de rotina da Companhia estão sendo realizados normalmente na cidade durante todo o período de Carnaval.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) segue ampliando as ações de proteção a crianças e adolescentes durante o Carnaval 2026.

Neste domingo, no Parque Realengo Susana Naspolini, foram distribuídas 270 pulseiras de identificação, reforçando a segurança das famílias durante a programação de shows, DJs e blocos. Na Intendente Magalhães, durante os desfiles da Série Prata, foram feitas 691 identificações. Já no Sambódromo, 120 crianças receberam pulseiras, fortalecendo a proteção durante os desfiles.

A iniciativa tem como objetivo garantir mais tranquilidade para pais e responsáveis e possibilitar o rápido reencontro em caso de crianças e adolescentes se perderem, já que as pulseiras contam com nome e telefone de contato dos responsáveis.

Além disso, o Espaço de Convivência, voltado para filhos e filhas de ambulantes que trabalham no entorno da Sapucaí, recebeu 28 crianças. No local, elas participam de atividades lúdicas, culturais, recebem alimentação e têm um espaço seguro para descanso, contribuindo para a prevenção do trabalho infantil e oferecendo mais tranquilidade às famílias.

As ações fazem parte da campanha da SMAS para o Carnaval 2026, com o lema “Proteger é o nosso enredo”.

SECRETARIA DA MULHER

Na primeira noite de desfiles do Grupo Especial, não houve registros de atendimento da Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados na Marquês de Sapucaí nem na Fan Fest, em Copacabana. Foi contabilizada uma ocorrência na Intendente Magalhães, onde os atendimentos tiveram início neste domingo.

O caso registrado no local recebeu acolhimento imediato por equipe técnica especializada, com escuta qualificada, orientação e os encaminhamentos necessários para a rede municipal de proteção.

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Cuidados segue com postos fixos na Sapucaí, na Intendente Magalhães e na Fan Fest, além da divulgação permanente dos canais de apoio, como a plataforma www.mulher.rio, o 1746 e o 190 em situações de risco imediato.

A atuação reforça o compromisso de manter a política pública presente nos principais circuitos da cidade, assegurando informação, acolhimento e resposta rápida durante todo o período do Carnaval.

PROGRAMAÇÃO – SEGUNDA (16/2)

Desfiles na Marquês de Sapucaí
As escolas do Grupo Especial dão continuidade ao espetáculo na Marquês de Sapucaí na segunda-feira (16/2) e na terça-feira (17/2), com os desfiles das agremiações de elite do Carnaval carioca

16 de fevereiro (segunda-feira)
Mocidade Independente de Padre Miguel
Beija-Flor de Nilópolis
Unidos do Viradouro
Unidos da Tijuca

Terreirão do Samba
O Terreirão do Samba Nelson Sargento entra em seu segundo fim de semana da temporada 2026, com cinco dias seguidos de shows de carnaval. Estrelas como Suel, Ferrugem e Belo comandarão a festa no palco, que leva o nome do cantor, compositor e percussionista João da Baiana, entre os dias 13 e 17 de fevereiro. Com ingressos a partir de R$15, a expectativa é que cerca de 50 mil pessoas participem dos festejos promovidos pelo Sesc RJ na Praça Onze.

Os ingressos para toda a temporada do Terreirão já estão à venda na bilheteria digital, a partir de R$ 15.

Segunda | 16/2
FM O DIA
RDN
FAMILIA DINIZ
GABRIELZINHO
GRUPO EXISTÊNCIA
BELO
FM O DIA

Serviço
Endereço: Rua Benedito Hipólito, 66, Praça Onze – Centro
Vendas: Bilheteria do Terreirão e pelo site
Valores: meia entrada R$15, inteira R$30.
Classificação: 18 anos (menores apenas acompanhados por responsáveis)

Bailes da Cinelândia
Muito além dos blocos de rua e dos desfiles apoteóticos da Sapucaí, há outra opção de folia que já virou tradição na cidade: os bailes da Cinelândia. No palco armado diante das escadarias da Câmara Municipal, artistas diversos e orquestra fazem a festa com uma seleção de temas carnavalescos e marchinhas clássicas durante os quatro dias de programação. Haverá ainda o Concurso Folião Original de domingo a terça.

Segunda | 16/2
CONCURSO FOLIÕES (16h às 18h30)
OSMAR DO BREQUE
ELLEN DE LIMA
PAULO NUNES
TOM DA BAHIA
MÁRCIO GOMES
SELMA COSTA
LUIS CESAR
REGINALDO BESSA
GOTSHA
ALBERTO GINO
WLADIMIR CABANAS
ORQUESTRA TUPY

Serviço:
Local: Praça da Cinelândia
Data: Dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro (Sábado a terça-feira de Carnaval)
Horário: A partir das 16h30
Local: Cinelândia
Entrada: Gratuita
Horário: A partir das 16h30

Blocos de embalo e de enredo da Avenida Chile e Intendente Magalhães
Conhecido como “Passarela Popular do Samba’, o Carnaval da Intendente Magalhães é o local por onde passam as agremiações das séries Prata, Bronze e Grupo de Avaliação, além do Grupo 1 das Federações dos Blocos. Em 2026, a avenida volta a receber diversas escolas de samba das mais diferentes regiões do estado, que prometem grandes disputas em dias de muita emoção, histórias, personagens e senso de comunidade.

Segunda – 16 de fevereiro
Império da Tijuca — 18h
Flamanguaça — 18h40
Feitiço Carioca — 19h20
Siri de Ramos — 20h
Acadêmicos da Abolição — 20h40
Império de Nova Iguaçu — 21h20
São Clemente — 22h
Acadêmicos do Dendê — 22h40
Acadêmicos do Engenho da Rainha — 23h20
Unidos de Santa Tereza — 00h
Acadêmicos da Rocinha — 00h40
Acadêmicos de Santa Cruz — 01h20
Alegria do Vilar — 2h
Leão de Nova Iguaçu — 2h40
Império da Uva — 3h20

Blocos de Rua
O Carnaval de Rua do Rio vai levar blocos tradicionais e programação animada às ruas, praças e praias do Centro à Zona Sul, passando pela Zona Norte, Zona Oeste e pela região portuária. Cordão da Bola Preta, Céu na Terra, Bloco do Barbas, Cordão do Boitatá, Simpatia É Quase Amor, Banda de Ipanema, Bangalafumenga, Agytoê, Afoxé Filhos de Gandhi, Bloco 442, Charanga Talismã, Laranjada, Areia, Sargento Pimenta e Fervo da Lud são alguns dos eventos na programação deste ano.

A programação completa pode ser conferida no aplicativo Blocos do Rio 2026 e no site oficial, garantindo que todos os foliões saibam onde e quando a folia vai rolar.

Recomendações Importantes

– Use preferencialmente o transporte público (trem, metrô, VLT e barcas)
– Se for embarcar no Aeroporto Santos Dumont e Rodoviária do Rio procure antecipar a sua chegada
– Evite circular de carro nas regiões por onde vai haver deslocamento de blocos e de carros alegóricos
– Busque rotas alternativas. Há um grande número de interdições pela cidade, com movimentação de carros alegóricos, blocos e cortejos
– Nos dias de Carnaval, a Prefeitura do Rio monitora a concentração de público na região da Lapa, contudo não estão previstas interdições ao tráfego na localidade
– Respeite os locais de proibição de estacionamento e fique atento aos horários de restrição, pois reboques estão circulando pela cidade
– Para garantir a segurança dos foliões, informamos que a travessia deve ser realizada exclusivamente na faixa de pedestres e sempre com atenção redobrada
– É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda a sinalização implantada na área
– Moradores que possuam carro particular e vaga de garagem e que necessitem acessar a região interditada do Sambódromo devem fazê-lo pelo Largo do Estácio, sempre portando comprovante de residência

Categoria:

  • 16 de fevereiro de 2026
  • Marcações: Carnaval 2026 desfiles escolas de samba Grupo Especial Prefeitura do Rio Sambódromo