Sedec realiza culminância do projeto ‘Conexão Maria da Penha’ e lança cartilha sobre igualdade de gênero
Conscientização
Sedec realiza culminância do projeto ‘Conexão Maria da Penha’ e lança cartilha sobre igualdade de gênero
25/11/2022 | 17:30 | 95
Nesta sexta-feira, 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres, a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) realizou a culminância do projeto ‘Conexão Maria da Penha’, que busca combater e conscientizar sobre a violência doméstica. O trabalho foi executado por meio da equipe do Departamento de Programas Especiais da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef).
Durante o evento, realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), também foi lançada a cartilha ‘Igualdade de Direitos de Mulheres e Meninas: Não à Violência Doméstica!’, material que será distribuído para professores e estudantes da rede.
O projeto é executado pela ONG Amazona, em parceria com a Sedec, com financiamento do fundo dos Direitos Humanos da embaixada do Reino dos Países Baixos. O objetivo é estimular o pensamento crítico, enfrentar o machismo, as desigualdades e as violências, buscando ainda criar metodologias acessíveis para a promoção da reflexão e mudança de mentalidade a partir de atividades voltadas para meninas e meninos, com idades entre 10 e 14 anos, das escolas municipais de João Pessoa, assim como sensibilizar e capacitar professores, gestores e demais profissionais das unidades contempladas.
O ‘Conexão Maria da Penha’ foi desenvolvido nas turmas dos 7º, 8º e 9º anos das Escolas Municipais Violeta Formiga, Índio Piragibe, Francisca Moura e Escola José Américo, atingindo 400 alunos e alunas na temática do enfrentamento à violência doméstica.
“Hoje foi um momento muito feliz para a nossa Educação, com o lançamento dessas cartilhas. Foi um trabalho desenvolvido com muito afinco junto com as escolas, alunos e professores, debatendo esta temática transversal, que pode ser discutida em várias disciplinas. A partir daí foram desenvolvidos vários trabalhos, trazendo à tona questões importantes, ouvindo relatos dos alunos, até chegarmos ao resultado final com as cartilhas”, destacou a secretária-executiva de Educação, Luciana Dias.
A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), Nena Martins, também participou do evento e destacou a importância de combater à violência doméstica desde cedo para conscientizar as crianças e adolescentes sobre o tema. “Essa cultura do machismo deve ser combatida desde sempre, a partir da criança, do adolescente, até chegar ao adulto. Com isso, a criança consegue compreender a violência doméstica e no futuro pode repassar isso para os seus companheiros. Quando você aprende na escola é muito importante. Parabéns a todos pela iniciativa”, destacou.
-
Texto: Allan Hebert Edição: Cristina Cavalcante Fotografia: Gilberto Gilberto
-
Secretarias
sedec
-
Tags
cartilha Conexão Maria da Penha conscientização Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres educação projeto sedec violência doméstica
You have made some decent points there. I checked on the web to find out more about the
issue and found most people will go along with your views on this web site.
My coder is trying to convince me to move to .net from PHP.
I have always disliked the idea because of the costs. But
he’s tryiong none the less. I’ve been using
WordPress on a number of websites for about a year and am anxious about
switching to another platform. I have heard excellent things about
blogengine.net. Is there a way I can transfer all my wordpress posts into it?
Any kind of help would be greatly appreciated!