Portal da Transparência Pública melhora serviço e diminui demandas do Sistema de Informação ao Cidadão
Participação social
Portal da Transparência Pública melhora serviço e diminui demandas do Sistema de Informação ao Cidadão
14/01/2023 | 10:00 | 40
As solicitações no Sistema de Informação ao Cidadão (SIC) da Prefeitura de João Pessoa diminuíram 55% em 2022 em relação ao ano anterior. Foram totalizadas 522 solicitações, de janeiro a dezembro, contra 1.164 em 2021. A queda é devido às mudanças e os avanços em transparência ativa no Portal da Transparência Pública de João Pessoa. O cidadão tem acesso ao sistema através do Fala.BR, clicando neste link.
“O portal está cada vez mais simples para o usuário navegar e encontrar as informações que necessitam quanto aos serviços na esfera municipal, consequentemente, diminuiu a quantidade de solicitações no sistema”, explicou o diretor do Serviço de Informação ao Cidadão, Elton Marques.
Fazer uma solicitação ou registrar uma manifestação não precisa ser um desafio. Na Capital, o cidadão pode registrar sua demanda no Fala.Br, a Plataforma Integrada de Acesso à Informação e Ouvidoria, que consiste em um espaço digital integrado de SIC e Ouvidoria, desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU).
Para o secretário da Transparência Pública de João Pessoa, Lucas Henriques, desenvolver a transparência ativa representa a preocupação da gestão com a necessidade do cidadão. “Utilizar o Fala.Br como plataforma de recebimento de manifestação de ouvidoria e sistema de informação ao cidadão garante às pessoas a aplicação efetiva dos seus direitos como usuárias do serviço público”, destacou.
O serviço funciona 24h, com a garantia de autenticidade, confidencialidade e integridade de dados e documentos. O Fala.Br é uma plataforma desenvolvida pela CGU e foi cedida sem ônus aos cofres públicos municipais. O sistema permite a qualquer cidadão encaminhar – de forma ágil e com interface amigável – pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria, tudo em um único ambiente e em conformidade com a legislação.
Transparência Ativa – São aquelas disponibilizadas pelos órgãos e entidades, independente de solicitação, utilizando principalmente a Internet. Essa divulgação de dados é também conhecida como transparência ativa. A disponibilização de informações de interesse público, além de facilitar o acesso dos cidadãos e de reduzir o custo com a prestação de informações, evita o acúmulo de pedidos de acesso sobre temas semelhantes.
Lei de Acesso à Informação – É o principal instrumento que regulamenta a transparência na gestão pública brasileira. A LAI disciplina o direito ao acesso à informação, consolidando o art. 5º da Constituição Federal Brasileira, que determina que todos possuem o direito de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, coletivo ou geral.
-
Texto: Nayanne Nóbrega Edição: Cristina Cavalcante Fotografia: Assessoria
-
Secretarias
setramp
-
Tags
demandas participação social portal SIC Transparência
Excellent website. Plenty of useful information here.
I’m sending it to some buddies ans additionally sharing in delicious.
And obviously, thanks to your sweat!
I get pleasure from, result in I found exactly what I was
taking a look for. You have ended my four day lengthy hunt!
God Bless you man. Have a great day. Bye