ZERO83

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Secretaria de Saúde faz alerta sobre os riscos do alto consumo de bebidas alcoólicas

Cuidados no Carnaval

Secretaria de Saúde faz alerta sobre os riscos do alto consumo de bebidas alcoólicas

17/02/2023 | 19:30 | 84

Quando chega este período dos festejos de momo, algumas pessoas costumam elevar o consumo de bebidas alcoólicas. Voltada para a prevenção dos efeitos que o consumo excessivo de álcool representa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz um alerta à população de João Pessoa sobre os perigos de beber sem moderação.

De acordo com especialistas, o álcool tem efeito tóxico direto e indireto em todos os sistemas do corpo e os riscos do alto consumo dessas bebidas podem ser constatados por quadros de agitação psicomotora, alucinações e, principalmente, alteração na capacidade de dirigir veículos, o que acarreta acidentes graves e fatais.

De acordo com Alline Grisi, nutricionista e diretora de Atenção à Saúde da SMS-JP, é necessário que a população evite o elevado consumo de álcool neste Carnaval, ao mesmo tempo em que também deve redobrar os cuidados com a alimentação e hidratação, visando à prevenção da saúde.

“É necessário que o indivíduo se alimente bem, pois beber com o estomago vazio é um dos erros mais frequentes. Se possível, dê preferência às proteínas, pois elas têm uma digestão mais demorada. Outra dica é beber bastante água, já que o álcool é diurético, o que pode fazer com que aumente a vontade de urinar, tendo como consequência uma provável desidratação. Ou seja, beber muita água enquanto consome bebidas alcoólicas é fundamental para se manter hidratado. O ideal é tomar um copo de água para cada copo de bebida”, alertou a diretora de Atenção à Saúde da SMS-JP.

Serviço – Para atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a SMS dispõe das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que recebem os casos de urgência advindos do consumo excessivo de álcool com sintomas mais graves, a exemplo de quadros de coma alcoólico ou até mesmo em casos que seja necessário a sutura de cortes.

Além das UPAs, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também realiza atendimentos em casos urgência, prestando os primeiros atendimentos e fazendo a estabilização dos quadros. Caso seja necessário, o Samu realiza o encaminhamento do paciente para as UPAs ou unidades hospitalares especializadas.      

“É bom saber que cada tipo de bebida age de forma diferente no organismo. Então, é fundamental ter o cuidado com o que vai beber e ter conhecimento de como cada um se comporta ingerindo determinada bebida. Além disso, deve ser evitada a mistura de vários tipos de bebidas”, reforçou Alline Grisi.

  • Texto: George Medeiros Edição: Cristina Cavalcante Fotografia: reprodução internet

  • Secretarias

    sms

  • Tags

    bebida alcoólica carnaval consumo excessivo cuidados hidratação saúde SMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *