ZERO83

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Orquestra Sinfônica abre temporada 2023 com concerto nesta sexta-feira

Música erudita

Orquestra Sinfônica abre temporada 2023 com concerto nesta sexta-feira

01/03/2023 | 20:00 | 55

A série integral das Sinfonias de Ludwing Van Beethoven, interpretada pela Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), será retomada nesta sexta-feira (3). Abrindo a temporada de concertos em 2023, os músicos apresentam a quinta e mais popular sinfonia do músico. O evento, realizado pela Prefeitura da Capital, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), será no Centro Cultural São Francisco, no Centro Histórico, a partir das 19h.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirma que o Centro Cultural tem sido um ambiente ideal para os ensaios da Orquestra e formação de público. “A parceria que a gente tem com o padre Marcondes Menezes tem sido muito importante para os ensaios da orquestra que, por si só, já atrai o público, valoriza o equipamento cultural e também dá uma tranquilidade e permanência aos músicos”, observa.

Ele acrescenta que os concertos têm sido um sucesso sempre, pela performance profissional e musical dos componentes e, sobretudo, pela estética musical que o grupo tem apresentado. “Essa temporada de 2023 tende a repetir ou melhorar o sucesso do ano passado”, acredita.

Para o maestro Laércio Diniz, a quinta sinfonia de Beethoven revolucionou a história da música, sendo considerada a obra erudita mais popular de todos os tempos, antecedida pela primeira audição mundial de duas obras de compositores brasileiros.

“A quinta sinfonia, na verdade, é um marco na sinfonia de concerto pelo fato de ser a que define praticamente o local de romantismo da música. Ela é uma sinfonia bastante importante para a música ocidental por definir exatamente essa transição. É uma obra genial de Beethoven. Tem a transição do classicismo para o romantismo, por isso vem essa grande importância”, explicou o maestro.

Além da sinfonia nº 5 em Dó menor, a programação conta com uma apresentação do solista Carlos dos Santos, que vai levar para o público a obra de sua autoria ‘Concerto para Vibrafone e Orquestra’. Laureado em diversos concursos de composição, o músico tem obras executadas por importantes orquestras brasileiras. Atualmente, ele é professor de percussão e percepção musical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

As obras ‘Elegia’ e ‘Pablo’, do compositor Vinícius Costa Jaloto, também serão executadas no primeiro concerto da temporada 2023. Através da música, o jovem compositor luso-brasileiro expressa a difícil realidade de muitos que têm as vidas ceifadas por causa das drogas. O músico tem se dedicado à composição para orquestra e voz sobre textos poéticos e dramáticos.

  • Texto: Annaline Araújo Edição: Cristina Cavalcante Fotografia: assessoria

  • Secretarias

    funjope

  • Tags

    Centro Cultural São Francisco concerto funjope música erudita Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa OSMJP temporada de concertos

1.601 comentários sobre “Orquestra Sinfônica abre temporada 2023 com concerto nesta sexta-feira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *