ZERO83

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Prefeitura qualifica profissionais que atuam nas recepções das unidades básicas de saúde

Treinamento no HMSI

Prefeitura qualifica profissionais que atuam nas recepções das unidades básicas de saúde

28/04/2023 | 20:00 | 56

Tendo como foco a qualidade e humanização no atendimento prestado pelos profissionais de saúde, garantindo melhor assistência aos usuários da rede municipal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, na tarde desta sexta-feira (28), um treinamento para todos os profissionais que atuam como recepcionistas nas unidades básicas de João Pessoa.

O treinamento, que teve a frente à Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), foi ministrado no auditório do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) por Regiane Fixina, técnica da Gerência de Educação e Saúde da SMS. Na ocasião, a especialista abordou sobre as diversas práticas que podem melhorar o trabalho na recepção, bem como os aspectos que potencializam o atendimento e os cuidados com quem procura uma unidade básica de saúde na Capital.

“Foi mais uma abordagem pela qualidade no atendimento dos recepcionistas. A recepção é a linha de frente de acolhimento das unidades de saúde e existem boas práticas em relação ao papel do recepcionista envolvendo o processo de trabalho que ele está dispondo para os usuários, bem como para a equipe de saúde em que ele está inserido. É muito importante ele se colocar enquanto membro da equipe, analisar o processo de trabalho dele e ver como consegue, dentro dessas práticas, ajudar para que o SUS realmente alcance a efetividade de proposta que ele tem”, ressaltou Regiane Fixina.

Entre as características citadas durante o treinamento, que foi aberto pela diretora de Atenção à Saúde da SMS, Aline Grisi, estão: a boa forma de falar, concentração nas tarefas, bom humor, paciência e bom acolhimento dos pacientes. Esses requisitos podem melhorar o trabalho nas recepções das unidades e, consequentemente, resultar em uma melhor assistência aos usuários da rede municipal de saúde.

A recepcionista Sílvia Ruth, que trabalha na USF Caminho do Sol, no Valentina, classificou como positiva a palestra, que, segundo ela, garante mais conhecimentos para os profissionais. “Foi muito positiva, qualificativa. Os usuários chegam com problemas, buscando ajuda e devemos estar preparados para atender com mais desempenho as necessidades deles”, disse.

Haiane Mendes, que trabalha em uma USF no Bessa, também elogiou a iniciativa. “Foi bem construtiva. A gente aprendeu muita coisa. Tem coisas que a gente já vem fazendo e agora vamos aprimorar com as instruções que foram dadas durante a palestra”, afirmou.

  • Texto: Glaudenice Nunes Edição: Felipe Silveira Fotografia: Glaudenice Nunes

  • Secretarias

    sms

  • Tags

    capacitação humanização no atendimento recepção saúde SMS Treinamento Treinamento no HMSI unidades de saúde