ZERO83

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Funjope realiza plenárias para debater com artistas uso dos recursos da Lei Paulo Gustavo

Diálogo

Funjope realiza plenárias para debater com artistas uso dos recursos da Lei Paulo Gustavo

18/05/2023 | 20:00 | 59

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), criou o Comitê Consultivo Municipal da Lei Paulo Gustavo e inicia, na próxima terça-feira (23), as plenárias onde serão apresentadas as propostas dos movimentos culturais e sociais para a construção dos editais da Lei Paulo Gustavo no município. Serão cinco encontros até o dia 31, sempre às 18h, começando pelo bairro de Cruz das Armas, no salão paroquial da Igreja de São José, com as 6ª, 8ª e 9ª regiões.

A Lei Paulo Gustavo – Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022, vai destinar R$ 6.995.522,21 milhões para o município de João Pessoa. A intenção é amenizar os efeitos da pandemia da Covid-19 e nessas reuniões será discutida a melhor forma de utilizar o recurso. Essa mobilização da comunidade de artistas conta com a parceria da Central Única de Favelas (Cufa) e da Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP) do município.

“Estamos trabalhando de comum acordo com o Comitê Municipal Paulo Gustavo, que criamos no sentido de fortalecer o diálogo e as conversas para definir as linhas de investimento dos recursos. Vamos realizar o que o Ministério da Cultura chama de oitivas da Lei Paulo Gustavo, discutindo com todas as comunidades de artistas a melhor maneira de usarmos os recursos que são da ordem de quase R$ 7 milhões”, ressaltou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Este é um trabalho que a Funjope faz desde 2021, discutindo seus editais, realizando conversas públicas, a exemplo do processo que foi feito na Lei Aldir Blanc, conversando com as comunidades, traduzindo e explicando os editais, orientando como cada grupo de artistas pode fazer seus projetos.

Plenárias – Conforme o cronograma, a segunda plenária, na quarta-feira (24), será realizada no bairro de Tambiá, no Centro Cultural São Francisco, com as 7ª, 10ª e 11ª regiões. Na quinta-feira (25), o encontro acontece na Escola Municipal Raimundo Nonato, no bairro Colinas do Sul, com as 2ª, 3ª e 5ª regiões.

As discussões prosseguem na terça-feira (30), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, no bairro de Tambauzinho, com as 1ª, 13ª e 14ª regiões. A última reunião será realizada no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, no bairro de Mangabeira, com as 4ª e 12ª regiões.

  • Texto: Lucilene Meireles Edição: Cristina Cavalcante Fotografia: assessoria

  • Secretarias

    funjope

  • Tags

    artistas Comitê Consultivo Municipal cultura diálogo funjope lei Lei Paulo Gustavo plenárias recursos