ZERO83

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Cícero Lucena inicia entrega de 31 mil carteiras de estudante gratuitas para alunos da Rede Municipal

Cidadania

Cícero Lucena inicia entrega de 31 mil carteiras de estudante gratuitas para alunos da Rede Municipal

20/05/2023 | 11:00 | 80

O acesso a atividades culturais, esportivas e ao transporte vai ficar mais barato para 31 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino. Eles irão receber gratuitamente a carteirinha de estudante, ação que faz parte do Projeto Carteira Solidária, da Prefeitura de João Pessoa. A entrega começou a ser feita na manhã deste sábado (20), quando mil estudantes puderam retirar seus documentos. O prefeito Cícero Lucena realizou a entrega simbólica aos primeiros estudantes durante solenidade na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, no bairro de Mangabeira.

“Estamos estruturando escolas, trazendo tecnologia, qualificando profissionais e sempre atentos a pequenos detalhes que fazem a diferença. A carteirinha viabiliza para muitos o acesso a filmes, peças de teatro, shows, jogos, ao transporte público e isso é inclusão cultural, esportiva, é cidadania”, destacou o prefeito.

Terão direito ao documento todos os alunos do 5º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino. Os estudantes contemplados nessa primeira remessa estão matriculados nas escolas municipais Luiz Vaz de Camões, Zumbi do Palmares, David Trindade, Virginius da Gama e Melo e Aruanda. Todos os alunos já cadastrados receberão a carteira estudantil no decorrer da próxima semana. O cadastro continua aberto nas escolas para aqueles que ainda não fizeram a solicitação.

O Projeto Carteira Solidária é uma parceria das Secretarias Municipais de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) e de Educação e Cultura (Sedec). Os recursos financeiros são do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos Difusos (FMDDD). A iniciativa tem o objetivo de garantir que estes estudantes tenham acesso ao desconto de 50% nos eventos culturais, fazendo valer o ingresso de meia-entrada em todos os segmentos culturais e desportivos da Capital. O documento garante, ainda, o benefício da meia passagem no transporte público da Capital e na passagem intermunicipal.

O secretário municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Rougger Guerra, destaca a importância do projeto. “Vale ressaltar que a Carteira Solidária dá acesso a que todos os alunos da Rede Municipal da Capital tenham o documento de identificação estudantil, independente da renda e da situação econômica da família. Na verdade, o projeto é uma ação concreta na promoção da cidadania. Mais um diferencial na gestão do prefeito Cícero Lucena através do Procon-JP”, frisou.

A secretária municipal da Educação, América Castro, afirma que a ação traz dignidade aos estudantes. “Cada carteira dessa custa R$ 25. É um peso na renda familiar, principalmente para pais que têm mais de um filho nesta idade. Então, a Prefeitura garante o documento e permite que eles desfrutem de todos os benefícios”, afirmou.

Hauany Silva, de 14 anos, recebeu a carteirinha das mãos do prefeito Cícero. Ela é aluna do 9° ano da Escola Luiz Vaz de Camões e já planeja o uso. “A última vez que pude fazer foi no 5° ano e é muito importante para a gente pagar mais barato, já que hoje em dia está tudo muito caro. É bom para se locomover e quero ir pro cinema também aproveitar”, contou.

Como funciona – A execução do projeto é definida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Consumidor a cada exercício financeiro e dependerá da disponibilidade do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos Difusos (FMDDD). Cabe ainda ao Conselho definir a abrangência do projeto, quais as séries que serão contempladas e o quantitativo das CIEs que serão confeccionadas a cada exercício.

Ainda participaram do evento o deputado federal Mersinho Lucena, o deputado estadual Eduardo Carneiro, os vereadores Bosquinho e Rinaldo Maranhão e o representante da União dos Estudantes da Paraíba, Jamacyr Mendes.

  • Texto: Arthur Araújo e Evanice Gomes Edição: Cristina Cavalcante Fotografia: Sérgio Lucena

  • Secretarias

    sedec procon

  • Tags

    carteira de estudante Cícero Lucena cidadania cultura documento educação eja Escola Municipal Zumbi dos Palmares Estudantes procon-jp Projeto Carteira Solidária sedec