ZERO83

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Secretaria de Saúde inicia programação do Julho Amarelo com ação na orla

Hepatites virais

Secretaria de Saúde inicia programação do Julho Amarelo com ação na orla

12/07/2023 | 21:00 | 32

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP) deu início, na tarde desta quarta-feira (12), às atividades alusivas ao Julho Amarelo, mês de conscientização e prevenção sobre as hepatites virais. A ação, que foi coordenada pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), ocorreu no Busto de Tamandaré, na orla, ofereceu para a população testagens rápidas para hepatites virais, sífilis e HIV/AIDS, vacinação, assim como aconselhamento pré e pós teste rápido.

“Estamos no Junho Amarelo, mês de combate às hepatites virais, e a Secretaria Municipal de Saúde não poderia deixar de fazer o trabalho de prevenção, levando os serviços a toda população, destacando que a nossa equipe também orienta as pessoas em um trabalho voltado para a prevenção. Até agosto, estaremos em outros pontos da cidade, repartições e logradouros públicos, chamando atenção para a prevenção contra as hepatites”, frisou a diretora de Vigilância em Saúde da Capital, Raquel Moraes.

Ações – No próximodia 20, a equipe da Diretoria de Vigilância em Saúde estará na Rua da Areia, no Centro, das 16h às 22h, promovendo uma ação educativa e entregando preservativos masculino e feminino. Esta mesma ação também ocorrerá no dia 23, tendo como local o Largo da Gameleira, em Tambaú, das 16h às 22h.

Festa das Neves – Entre 27 e 30 de julho e 3, 4 e 5 de agosto, por ocasião da realização da tradicional Festa das Neves, os profissionais da saúde estarão no Parque Solon de Lucena fazendo um trabalho de prevenção junto à população, com a entrega de material educativo e informativo, distribuição de preservativos, além das ações de aconselhamento.

Hepatites virais – As hepatites virais são doenças silenciosas que provocam inflamação do fígado. Elas representam um problema de saúde pública de grande importância, pois é significativo o número de pessoas atingidas e não identificadas.

As hepatites virais causam alterações leves, moderadas ou graves no fígado. A doença pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Mês de conscientização – O Julho Amarelo é celebrado para efetivar ações relacionadas à luta contra as hepatites virais. A Organização Mundial da Saúde (OMS), durante a Assembleia Mundial da Saúde, realizada em maio de 2010, instituiu a data de 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as hepatites virais. A campanha foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle da doença.

O trabalho preventivo também conta com a parceria do Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS (SAE) e do Centro de Testagem e Aconselhamento em ISTs (CTA).

  • Texto: George Medeiros Edição: Cristina Cavalcante Fotografia: George Medeiros

  • Secretarias

    sms

  • Tags

    ações de saúde conscientização Diretoria de Vigilância em Saúde hepatites virais Julho Amarelo orla prevenção programação saúde SMS