ZERO83

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Prefeitura de João Pessoa promove 3ª etapa de campeonato de futmesa no Novo São José

Torneio das Comunidades

Prefeitura de João Pessoa promove 3ª etapa de campeonato de futmesa no Novo São José

15/07/2023 | 15:00 | 129

A Secretaria de Juventude, Esportes e Recreação (Sejer) da Prefeitura de João Pessoa e a Central Única das Favelas (Cufa) promoveram, neste sábado (15), a 3ª etapa do Torneio das Comunidades, na modalidade futmesa, que aconteceu no Residencial Novo São José, em Manaíra. Ao todo, a competição possui quatro etapas, onde cada uma conta com oito duplas de participantes com idades de 12 até 17 anos.

De acordo com o secretário municipal de Juventude, Esportes e Recreação, Kaio Márcio, o campeonato, assim como outras atividades da Sejer, é uma oportunidade de iniciação esportiva para as crianças e os adolescentes das comunidades da Capital. “O torneio foi criado para chegar mais perto das comunidades, começando por uma modalidade, a qual os adolescentes já praticam e têm intimidade, conseguindo reunir um grupo grande de interessados em participar. Assim, integrando esses jovens ao mesmo tempo em que oferecemos esporte e lazer”, afirmou.

As duas primeiras etapas da competição foram disputadas, no último mês de maio, em Paratibe e na Comunidade do Citex, no bairro João Paulo II. A próxima etapa deverá acontecer no dia 29 de julho, no Residencial Vista Alegre. Já a final do torneio, prevista para o dia 26 de agosto, será disputada pela dupla campeã de cada etapa no Campo da Marquise, no Valentina Figueiredo.

“Com o campeonato, a gente traz pra dentro dos territórios de favela a importância do esporte, porque sabemos das dificuldades das pessoas que moram nessas localidades para ter acesso a um esporte de qualidade”, destacou Emerson Silva, presidente da Cufa na Paraíba.

Nesta etapa da disputa, no Novo São José, o clima foi de animação entre os meninos que participaram da competição. Para o estudante Mateus Calixto da Silva, 16 anos, o torneio é uma forma de incentivo à prática de esportes. “O futebol de mesinha é um esporte que a gente já gostava, mas com o apoio da Prefeitura, a gente se sente mais animado de disputar e praticar levando a sério”, disse.

Futmesa – Para brincar, basta uma mesa com uma rede e uma bola de futebol. Mistura de tênis de mesa, futebol e futevôlei, é jogado em esquema individual ou em duplas. Cada jogador ou dupla se posiciona de cada lado da mesa e o objetivo é fazer com que o adversário não seja capaz de devolver a bola.

São três toques para cada lado com os mesmos membros usados no futebol e no futevôlei: cabeça, ombro, coxa, peito e pé. Não se pode tocar nem na bola nem na mesa com mãos e braços. Mas pode-se subir na mesa com os pés.

  • Texto: Thibério Rodrigues Edição: Cristina Cavalcante Fotografia: Kleide Teixeira

  • Secretarias

    sejer

  • Tags

    3ª etapa Central Única das Favelas cufa esporte futmesa novo são josé sejer Torneio das Comunidades