ZERO83

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Prefeitura de Sorocaba entrega obra de interligação viária entre os Jardins São Guilherme e Paulista – Agência de Notícias



18 de junho de 2024

18:32

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)

 

Fotos: Michelle Alves

 

A Prefeitura de Sorocaba realizou, nesta terça-feira (18), as obras de construção da interligação viária entre os bairros Jardim São Guilherme e Jardim Paulista, na Zona Norte da cidade. A via permite o acesso direto entre as ruas Alcindo Leite e Francisco Augusto, como meio de melhorar o fluxo de veículos nessa região da cidade.

Com valor aproximado de R$ 3,1 milhões, as obras foram iniciadas em fevereiro passado e estiveram a cargo da empresa Obragem Engenharia e Construções Ltda., contratada a partir de recursos financiados via Fonplata – Banco de Desenvolvimento.

Um ato no local, com a presença de representantes do Executivo e do Legislativo municipais, além da empresa Obragem e de moradores dos arredores, marcou a inauguração da via, que integra o programa “Sorocaba tem Pressa”, lançado em 2021 pela atual Administração Municipal, para conferir agilidade às obras de mobilidade urbana já em andamento e iniciar novos projetos.

Ao todo, foram 200 metros lineares de área pavimentada, mais a implantação de sinalização viária, iluminação pública com tecnologia de LED e sistema de drenagem para escoamento das águas pluviais. A supervisão dos trabalhos coube ao Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), ligado à Secretaria de Administração (Sead).

Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), essa nova interligação viária vai redistribuir o trânsito por essa região da cidade, propiciando acesso rápido aos bairros, minimizando o impacto do fluxo nos principais corredores de tráfego, além de deslocamentos mais rápidos e seguros, com melhor qualidade de vida para a população.

“Foi uma obra construída de forma rápida e organizada. Essa travessia vai facilitar muito a vida da gente e era esperada há décadas. Para sair aqui do Jardim Paulista e chegar ao Jardim Paulista era preciso dar uma volta imensa e agora fazemos isso em poucos metros”, comemorou o aposentado Ademar Cândido da Silva, que reside nas proximidades, há cerca de 30 anos.

 

Requalificação asfáltica

Outra recente melhoria entregue pela Administração Municipal aos moradores do Jardim Paulista, em março deste ano, foi a requalificação asfáltica (pavimentação) das ruas Antonio Scudeler Sobrinho, João Arjona Filho, Carlos Schuermann de Barros Filho, Domingos Carréa, Amadeo Bataglini, Tenente Otacílio Weiss Nogueira, Urbano da Silveira, Vitor Alfariano e Durvalina Tavares Prestes.

A iniciativa, que também integra o programa “Sorocaba tem Pressa”, desta vez foi viabilizada por financiamento junto ao New Development Bank (NDB). Além da cobertura asfáltica, as melhorias contemplaram nova sinalização viária e iluminação em LED.