ZERO83

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Ação do Junho Violeta conscientiza idosos no Vicentina Aranha

Cláudio Souza


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Conscientização, diversão, animação, aula de ritmos, caminhada e lanche comunitário no centenário Parque Vicentina Aranha, um dos cartões-postais de São José dos Campos. A ação da campanha Junho Violeta promovida pela Prefeitura nesta quarta-feira (19) agitou os 138 frequentadores das Casas do Idoso Centro, Leste, Norte e Sul que compareceram ao parque na manhã de sol na véspera da chegada do inverno.

A campanha nacional, realizada ao longo de todo o mês de junho, tem como objetivo ampliar a conscientização e o combate á violência contra as pessoas idosas. Em São José, o mote é “Dê Voz ao Respeito. Proteja os Direitos dos Idosos”.

“Foi muito legal, com atrações para todos os gostos. A conscientização sobre este tema é fundamental. A Prefeitura está de parabéns por mais esta ação em prol dos idosos”, disse a aposentada Eva Lina da Silva, que tem 78 anos, mora em Santana e frequenta a Casa do Idoso Norte.

Frequentador da Casa do Idoso Centro, o casal Francisco Carlos Bernardes, de 68 anos, e Flauzina Antônia de Toledo Bernardes, de 63 anos, também elogiou a iniciativa.

“Participamos de todas as ações das Casas do Idoso que podemos. São sempre muito animadas e motivadoras”, afirmou Flauzina.

“Combater a violência contra os idosos é fundamental. Espero que a Prefeitura realize mais ações como esta”, disse Bernardes.

Dança. Aula de ritmos divertiu e animou os idosos /Foto: Cláudio Vieira/PMSJC 

Junho Violeta

O objetivo da campanha Junho Violeta e das ações da Prefeitura, que se estenderão por todo o ano, é criar uma consciência de que existe violência contra os idosos, como maus-tratos e abusos, e disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

Para ampliar a conscientização sobre a importância de prevenir e combater qualquer tipo de violência contra os idosos, estão sendo realizadas neste mês, nas quatro Casas do Idoso, rodas de conversa, peças de teatro e caminhadas em praças nas proximidades das unidades, entre outras atividades de sensibilização.

Comida. Após tanta atividade física, o lanche comunitário fez sucesso /Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Proteção e cuidados

São José possui uma ampla rede integrada de prestação de serviços, apoio, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas, envolvendo diversas secretarias municipais e com ações ao longo de todo o ano.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, mantém a Assessoria de Política e Direitos dos Direitos dos Idosos.

Os Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) atuam quando os direitos das pessoas idosas são violados, garantindo assistência aos idosos e ás famílias.

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é atuante e desenvolve ações em parceria com a Prefeitura.

Denúncias

A Prefeitura de São José dos Campos conta com a colaboração dos munícipes para denunciarem casos de violência contra os idosos.

As denúncias podem ser encaminhadas através da Central 156 (telefone, site e aplicativo), com ligação gratuita. Também podem ser feitas pessoalmente nos Creas.

Já o Disque 100, canal nacional de ligações gratuitas, tem atendimento 24 horas, todos os dias da semana.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão