ZERO83

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Agência Minas Gerais | Alô, Minas! completa instalação de 150 antenas da Fase I e é apresentado em Fórum de Andorra 

Minas Gerais, único estado brasileiro a participar do Fórum de Andorra de Alianças Público-Privadas para a Transição Digital, apresentou o programa Alô, Minas! no evento internacional. A iniciativa acaba de completar a instalação de 150 antenas de telefonia móvel e internet 4G em distritos e localidades do interior do estado que não tinham essa cobertura.

Nesta sexta-feira (21/6), o vice-governador Professor Mateus participou do evento que reuniu os 22 países da comunidade ibero-americana na capital Andorra la Vella, onde demonstrou os avanços do Alô, Minas!, projeto da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), reconhecida por entidades como Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) pelos programas voltados à inclusão digital.

Professor Mateus apresentou exemplos de melhoria de vida com a conectividade que vão desde o simples contato proporcionado a familiares que moram em diferentes cidades à valorização de pequenos produtores de queijo e de artesanato. “Um produtor de queijo minas artesanal, um queijo que é sempre produzido em pequenas propriedades, aumentou em mais de quatro vezes sua renda que com a chegada do sinal digital, com a mesma quantidade de leite”, citou.

“E o artesanato feito com barro, muito forte no Norte de Minas, em pequenas propriedades rurais, uma cerâmica que era vendida por menos de R$ 50, com o sinal digital chegando, esse artesão consegue vender aquela mesma peça, sem restrição geográfica, diretamente por valores que ultrapassam R$ 200”, reforçou o vice-governador.

“Onde a conectividade chegou, trouxe uma transformação na vida das pessoas”, afirmou Professor Mateus, que explicou como o Governo de Minas concede um benefício fiscal para as operadoras dispostas a instalar antenas nessas localidades e articula com as prefeituras para providenciarem os terrenos para a instalação das antenas.








 
 
   
   


“Ainda mais em países territorialmente muito extensos e com comunidades muito isoladas, como é o caso do Brasil”, concluiu o vice-governador de Minas.

É o caso da funcionária pública Raquel Rodrigues, do distrito de Morro Vermelho, em Caeté. “Melhorou muito para nós, antes não tínhamos acesso a nada, ficávamos incomunicáveis”, relata.

“Hoje, eu consigo fazer uma transação de banco, um PIX, falar com minha família”, celebra Raquel.

Imprensa MG / Divulgação


Fórum em Andorra

O fórum, realizado pelo Governo de Andorra e pela Secretaria Geral Iberoamericana (Segib), tem como objetivo criar um ponto de encontro para responsáveis por políticas de transição digital e de infraestruturas de conectividade, empresas de telecomunicações, bancos de desenvolvimento e organismos multilaterais analisarem a situação atual da implantação de infraestrutura digital na Iberoamérica.

Fazem parte 19 países da América Latina de língua espanhola e portuguesa, Espanha, Portugal e Andorra.  

Alô, Minas! 

O Alô, Minas! foi lançado pela Seplag-MG em 2020 para aumentar a cobertura de telefonia móvel em distritos e localidades de Minas Gerais, como parte do projeto estratégico Minas Atende. O Alô, Minas! concluiu a Fase I do programa, com 150 antenas instaladas, beneficiando mais de 110 mil mineiros.

O objetivo é ampliar o acesso do cidadão à conectividade, reduzindo as desigualdades regionais, promovendo o desenvolvimento econômico e social das áreas contempladas e facilitando o acesso da população mineira aos serviços públicos digitais. As primeiras ativações de antenas ocorreram em maio de 2022. Confira as 150 localidades da Fase I em que as antenas do Alô, Minas! foram instaladas.

Em fevereiro de 2024, o Governo de Minas divulgou a lista com 68 novos distritos e localidades mineiros que serão contemplados na Fase II do programa, após um chamamento público realizado para as prefeituras interessadas. Uma seleção pública junto às operadoras de telefonia móvel será realizada em julho deste ano e, após essa etapa, as operadoras irão implantar as antenas nas localidades selecionadas.

No evento em Andorra, o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz, ressaltou que o Alô, Minas! vem promovendo a inclusão digital e a conectividade, beneficiando a população com acesso a serviços essenciais e a oportunidades econômicas.

“O Alô, Minas! reforça o nosso compromisso em melhorar a qualidade de vida de todos os mineiros. Já são 150 localidades que tiveram a vida transformada pelo programa e outras mais estão por vir”, reforçou.

O próximo desafio do programa, que já chegou a locais com menos de 1 mil habitantes, é estender para comunidades com menos de 500 habitantes.

David Frank Alves Shirato


Transformação digital 

Em 2018, apenas 48% das etapas que compõem os serviços públicos eram realizados de forma digital em Minas Gerais. Em 2019, o governador Romeu Zema lançou o Programa Minas Atende, da Seplag-MG, com o objetivo de transformar os serviços públicos com o foco no cidadão.

O programa tem como premissas a utilização de práticas inovadoras, soluções digitais e o estabelecimento de parceria com várias organizações para oferecer a melhor experiência para o cidadão quando ele utilizar o serviço público, com o intuito de melhorar a sua satisfação.

Atualmente, mais de 81% das etapas dos serviços públicos estaduais são realizadas de forma digital.

Alguns exemplos são o acionamento das forças de segurança por meio da plataforma Emergência MG, a solicitação, de forma digital, da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, e a renovação da carteira de motorista por meio do MG App, aplicativo oficial do Governo de Minas.