ZERO83

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Profissionais da rede municipal participam de encerramento da Formação Continuada da Educação Infantil

Qualificação

Profissionais da rede municipal participam de encerramento da Formação Continuada da Educação Infantil

06/12/2022 | 12:05 | 46

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio Departamento de Educação Infantil (DEI), realiza, nesta terça-feira (6), um seminário de encerramento da Formação Continuada da Educação Infantil da Rede Municipal de João Pessoa. O tema é ‘Saberes e práticas na/da Educação Infantil’. O evento acontece no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nos turnos manhã e tarde.

O seminário foi aberto pela secretária de Educação e Cultura, América Castro. “Nosso agradecimento primeiramente ao prefeito Cícero Lucena que nos oportunizou este momento, de fazer a educação como agenda prioritária. Agradeço a professora Sonaly Machado, em nome de todas vocês que fazem a educação infantil. Saibam que cada uma tem o nosso respeito. Muito obrigado por transformarem a educação nos nossos Centros Municipais de Educação Infantil”, afirmou.

No turno da manhã, das 8h às 11h, participaram os professores e professoras que atendem ao segmento de creche, 0 a 3 anos de idade. A manhã começou com a apresentação cultural do grupo ‘Castelo de História’ e em seguida os participantes assistiram a uma palestra ministrada pela professora doutora Naire Capistrano da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O tema foi ‘Transições na educação infantil: da creche para a pré-escola’, onde houve um debate no final.

O turno da tarde, das 13h30 às 17h30, será voltado para os professores e professoras que atendem ao segmento de pré-escola, 4 e 5 anos de idade. Com o tema ‘Transições na educação infantil: da pré-escola para o ensino fundamental’, os participantes assistirão a uma palestra da professora doutora Ana Luísa Amorim, da UFPB. Ao final, também acontecerá um debate entre eles.

“A transição pedagógica pode ser vista como um processo de mudança e adaptação de crianças, professores e famílias. A literatura orienta que a transição aconteça com atenção e equilíbrio para garantir a integração e a continuidade dos processos de aprendizagens das crianças. As orientações pedagógicas realizadas pelo DEI também reforçam que a transição deve ser realizada numa perspectiva de continuidade, prevendo a utilização do princípio de que a criança deve ser o ponto de partida para o planejamento e o desenvolvimento das ações que integram e organizam a dinâmica curricular”, explicou a diretora do DEI, professora doutora Maria Sonaly Machado de Lima.

  • Texto: Alexandre Quintans Edição: Felipe Silveira Fotografia: Gilberto Firmino

  • Secretarias

    sedec

  • Tags

    educação ensino formação infantil seminário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *