ZERO83

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Letramento étnico-racial é tema de roda de conversa na programação do Mês da Consciência Negra

O ‘Letramento Étnico-Racial para Enfrentamento ao Racismo’ foi tema de debate, nesta segunda-feira (18), na sede da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa, no Parque Solon de Lucena, no Centro da Capital, dentro da programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A discussão, de iniciativa da Prefeitura de João Pessoa, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH/PB), busca conscientizar a população sobre a importância do tema.

O coordenador de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa, Geraldo Filho, destacou que a realização do letramento acerca da população negra, indígena e quilombola, é extremamente importante especialmente nesse mês alusivo à consciência negra. “Achamos interessante realizar essa discussão, em parceria com a marcha da negritude unificada da Paraíba, para funcionários e funcionárias da prefeitura e nossos usuários. É extremamente importante que esse debate seja realizado de maneira permanente para fortalecermos o combate ao racismo existente na nossa sociedade, sendo este um dos nossos grandes objetivos”, afirmou.

O representante da Marcha da Negritude Unificada da Paraíba, Leonardo Silva, trouxe para a discussão o ‘Letramento critico’. “Nós falamos em letramento racial crítico, porque já existe um letramento racial que reproduz padrões. E o crítico é justamente para questionar esses padrões. A gente tem que questionar, por que o negro é visto ou mal visto, ou por que é subalternizado, por que as mulheres negras trabalham mais e recebem muito menos do que uma outra pessoa que não é negra. Então, ele questiona os padrões estabelecidos e vem justamente para criticar as estruturas de poder, permitindo que a gente pense o negro em espaços de poder”.

Programação – O tema ‘Letramento Étnico-Racial para Enfrentamento ao Racismo’ foi tema também de uma roda de conversa, na tarde desta segunda-feira (18), no Hospital Dia, no Bairro de Jaguaribe, com a participação da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH/PB). O público-alvo são os funcionários e funcionárias da instituição de saúde municipal.

A programação do mês dedicado a Consciência Negra segue com a realização da VI Marcha de Rua, às 15h, do dia 21 de novembro (quinta-feira), com o tema “Democracia e Memória para o Povo Negro: Equidade Racial e Reparação”.

Segundo Marli Soares, coordenadora da Marcha da Negritude Unificada da Paraíba e Gerência Racial do Estado, essa é a sexta edição da marcha. “A concentração será em frente ao Teatro Santa Rosa, às 15h, no Centro da cidade. Às 16h30, a marcha segue para o Parque Solon de Lucena, para o ato oficial”, explicou.

Serviço – A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa está localizada no Parque Solon de Lucena, 216, Centro. Mais informações sobre os serviços oferecidos através do telefone 3222-8853 ou WhatsApp (83) 98730-6036.